Grand-Am: Scott Pruett/ Memo Rojas vencem no Barber Motorsports Park

A dupla Scott Pruett/ Memo Rojas (Chip Ganassi Racing w/F.Sabates/ BMW Riley) venceu neste sábado (10/04) no Barber Motorsports Park, a 3ª etapa da Grand-Am Rolex Sports Car Series. Foi a segunda vitória da dupla no ano. O brasileiro Oswaldo Negri Jr (Michael Shank Racing/ Ford Riley) em dupla com o norte-americano John Pew terminou em 2º. A dupla Ryan Dalziel/ Mark Forest (Starworks Motorsport/ BMW Riley) completou o pódio.

O mexicano Rojas começou a prova, e mesmo com um pit stop no começo da prova, assumiu a liderança na 38ª volta, após superar Forest e Mark Wilkins (AIM Autosport/ Ford Riley). Na 64ª volta o norte-americano Pruett assumiu o comando do carro, para liderar 69, das 71 voltas finais. Pruett completou as 108 voltas com 6s870 de vantagem sobre Negri.

“Isto o resultado de um grande time, e só foi possÁ­vel pela determinação e empenho da Crow XR, da Ford e de toda equipe Michael Shank Racing. Estes sujeitos fizeram de tudo para que conseguÁ­ssemos estar aqui hoje” disse Negri. “Foi uma prova super desafiadora, porque a pista estava muito escorregadia e você tinha de explorar o carro ao limite em todas as curvas. Eu e o John trabalhamos duramente toda semana, andando de kart, estudando acertos; e mantendo esse enfoque nas próximas provas temos condições de repetir o que conseguimos hoje”, finalizou o brasileiro.

O escocês Dalziel travou um duelo com o norte-americano Memo Gidley (Doran Racing/ Ford Dallara) na parte final da prova, conquistando a terceira posição. Â

A dupla Ricky Taylor/ Max Angelelli (SunTrust Racing/ Ford Dallara) que saiu na pole-position, terminou apenas na 26ª posição. No começo da prova um toque entre o italiano Angelelli e Dalziel tirou os dois da disputa pela vitória. Angelelli levou o carro ate os boxes, para um longo pit stop.

A dupla Jon Fogarty/ Alex Gurney (Gainsco/Bob Stallings Racing/ Chevrolet Riley), abandonou na 20ª volta, quando era 3ª colocada. Fogarty provocou a segunda bandeira amarela a prova, ao sair da pista com o carro envolto em fumaça. Foi o primeiro abandono da equipe desde a etapa de Barber de 2008.

O fato curioso da prova foi a substituição do responsável pela troca de pneus da equipe vencedora. Trevor Montgomery machucou um joelho antes da prova, com Blair Julian, responsável pela troca dos pneus do neozelandês Scott Dixon na IndyCar, assumindo a função. A Grand-Am e a IndyCar dividem a programação do final de semana no Barber Motorsports Park.

Pela Classe GT vitória da dupla Jeff Segal/ Emil Assentato (SpeedSource / Mazda RX-8). No geral foram 12º.

Pruett/ Rojas lideram o campeonato com 102 pontos. Dalziel é o 2º, com 91.

25 mil pessoas acompanharam a prova.

A próxima etapa, a Bosch Engineering 250, acontece no dia 24 de abril, no Virginia International Raceway.

Final:

1. DP S.Pruett, M.Rojas Chip Ganassi Racing w/F.Sabates BMW Riley 108 voltas em 2:45:10.751      
2. DP O.Negri Jr, J.Pew Michael Shank Racing Ford Riley a 6.870
3. DP R.Dalziel, M.Forest Starworks Motorsport BMW Riley a 17.117
4. DP M.Gidley, D.von Moltke Doran Racing Ford Dallara a 19.895
5. DP D.Donohue, D.Law Brumos Racing Porsche Riley a 21.594
6. DP A.Garcia, B.Rice Spirit of Daytona Racing Porsche Coyote a     22.800
7. DP Br.Frisselle, M.Valiante Michael Shank Racing Ford Riley a 40.933
8. DP Bu.Frisselle, M.Wilkins AIM Autosport Ford Riley a 54.226
9. DP K.Andersen, B.Lester Starworks Motorsport BMW Riley a 2 voltas
10. DP T.Borcheller, J.Barbosa Action Express Racing Porsche Riley a 2 voltas
11. DP N.Jonsson, T.Krohn Krohn Racing Ford Lola a 4 voltas
12. GT E.Assentato, J.Segal SpeedSource Mazda RX-8 a 5 voltas
13. GT T.Lamb, J.Taylor Racers Edge Motorsports Mazda RX-8 a 5 voltas
14. GT J.Bomarito, S.Tremblay SpeedSource Mazda RX-8 a 5 voltas
15. GT A.Davis, R.Liddell Stevenson Motorsports Camaro GT.R a 6 voltas
16. GT A.Christodoulou, J.Edwards SpeedSource/Newman Wachs Racing Mazda RX-8 a 6 voltas
17. GT B.Auberlen, P.Dalla Lana, J.Hand Turner Motorsport BMW M6 a 6 voltas
18. GT J.Gue, L.Keen Dempsey Racing Mazda RX-8 a 7 voltas
19. GT J.Magnussen, G.Schaldach Stevenson Motorsports Camaro GT.R a 7 voltas
20. GT J.Nonnamaker, Wa.Nonnamaker Team Sahlen Mazda RX-8     a 7 voltas
21. GT P.Dempsey, J.Foster Dempsey Racing Mazda RX-8 a 7 voltas
22. GT J.Potter, C.Stanton Magnus Racing Porsche GT3 a 7 voltas
23. GT Wi.Nonnamaker, J.Sahlen Team Sahlen  Mazda RX-8 a 7 voltas
24. GT K.Collins, E.Lux LG Motorsports Corvette a 8 voltas
25. GT P.Edwards, S.Russell Banner Racing Corvette a 20 voltas
26. DP M.Angelelli, R.Taylor SunTrust Racing Ford Dallara a 28 voltas
27. GT A.Lally, R.Smith Matt Connolly Motorsports Corvette a 47 voltas
28. GT E.Curran, S.Whelen Marsh Racing Corvette a 54 voltas
29. DP J.Fogarty, A.Gurney Gainsco/Bob Stallings Racing Chevrolet Riley a 88 voltas