GT Open: Ferrari vence as duas provas em Nürburgring

A Ferrari venceu as duas provas disputadas em Nürburgring, na Alemanha, válidas pela terceira etapa do International GT Open. No sábado a vitória foi da dupla italiana Andrea Montermini/ Luca Filippi (Ferrari 458/Villorba) com a dupla britânica Matt Griffin/ Duncan Cameron (Ferrari 458/ AF Corse) vencendo neste domingo. Pela Classe GTS, os brasileiros Luiz Razia e Rafael Suzuki venceram as provas.

Prova 1:

Devido a um forte nevoeiro, as atividades na parte da manhã foram reduzidas. Os treinos classificatórios foram reduzidos para 15 minutos cada, e a prova de 70, para 50 minutos.

Na largada o neozelandês Chris Van Der Drift (McLaren MP4-12C/BhaiTech) saindo da segunda fila, assumiu a ponta. Na segunda volta o parceiro de Razia foi ultrapassado por Montermini e Miguel Ramos e Diederik Sijthoff , parceiros na V8Racing.

Montermini abriu 15 segundos de vantagem na ponta com nove voltas, enquanto Sijthoff superava Ramos. Após os pits, o belga Bert Longin, no lugar de Sijthoff, assumiu a ponta com cinco segundos de vantagem para Filippi.

Na 19ª volta, Filippi aproveitou a presença do retardatário Alexander Talkanitsa (Ferrari 458/AF Corse) para ultrapassar Longin. Na sequencia, o piloto da Corvette retomou a ponta. Na volta seguinte, após uma breve disputa, Filippi reassumiu a ponta em definitivo.

Na penúltima volta, Nicky Pastorelli ultrapassou Razia, pelo terceiro lugar geral.

Montermini/Filippi venceram com 5 segundos de vantagem (foi a segunda vitória da dupla no ano). Sijthoff/Longin e Ramos/Pastorelli completaram o pódio no geral, e na Super GT (carros da GT2).

Em quarto no geral, Razia/Van der Drift venceram pela primeira vez na Classe GTS (carros da GT3), seguidos pelos parceiros de equipe, o brasileiro Rafael Suzuki. Cameron/Griffin, da Super GT, terminaram em sexto.

Estreando na temporada, a dupla Emilio Di Guida/Jeroen Bleekemolen (Porsche 997 GT3/ Autorlando) completou o pódio na GTS.

Final, prova 1, sábado 01/06:

1 – Montermini-Filippi (Ferrari 458) – Villorba – 24 voltas

2 – Sijthoff-Longin (Corvette Z06) – V8Racing – 5″334

3 – Ramos-Pastorelli (Corvette Z06) – V8Racing – 12″898

4 – Van Der Drift-Razia (McLaren MP4-12C) – BhaiTech – 17″029

5 – Suzuki-Pantano (McLaren MP4-12C) – BhaiTech – 19″352

6 – Cameron-Griffin (Ferrari 458) – AF Corse – 36″735

7 – Di Guida-Bleekemolen (Porsche 997 GT3) – Autorlando – 47″435

8 – Bontempelli-De Marco (Ferrari 458 GT3) – Kessel – 47″954

9 – Toril-Seyffarth (Mercedes SLS) – Seyffarth – 48″810

10 – Costantini-Barba (Ferrari 458 GT3) – Ombra – 1’02″143

11 – Cordoni-Camathias (Ferrari 458 GT3) – Ombra – 1’04″476

12 – Maleev-Ladygin (Ferrari 458 GT3) – Russian Bears – 1’04″634

13 – Beretta-Lyons (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 1’14″145

14 – Rosell-Mavlanov (Ferrari 458 GT3) – Russian Bears – 1’16″249

15 – Wong-Lavio (Corvette Z06 GT3) – V8Racing – 1’16″977

16 – Tutumlu-Deverikos (Porsche 997 R) – Autorlando – 1’23″665

17 – Sdanewitsch-Rugolo (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 1’28″927

18 – Camp-Versluis (Corvette ZR1) – V8Racing – 1’29″795

19 – Earle-Kremer (Ferrari 458 GT3) – Kessel – 1 volta

20 – Gruber-Kogay (Porsche 997 R) – Rinaldi – 2 voltas

21 – Talkanitsa-Talkanitsa (Ferrari 458) – AF Corse – 3 voltas

Abandono:

Calari-Gardel (Ferrari 458 GT3) – Ombra – 4 voltas

Hamilton-SchirÁ² (Porsche 997) – DriveX – 3 voltas

Prova 2:

Neste domingo (02/06), com sol, mas ainda frio, Cameron/ Griffin venceram. A dupla rendeu um tributo a Pietro Stragliati, que foi membro da AF Corse, e faleceu em um trágico acidente no Paddock de Nürburgring, enquanto trabalhava para uma equipe do Trofeo Maserati.

Na largada o pole Pastorelli manteve a ponta, seguido por Filippi, Bleekemolen, Griffin e Pantano. Razia era o oitavo.

Com os ponteiros se distanciando, a disputa principal era pelo sétimo lugar, com Nicola De Marco (Ferrari 458 GT3/ Kessel) segurando o pelotão. Na 10ª volta, finalmente Razia ultrapassou a Ferrari.Â

Após a rodada de pits stops, Cameron assumiu a liderança com 13 segundos de frente para di Guida, que logo foi superado por Ramos. Na 19ª volta, di Guida começou a perder posições. Na seguinte o venezuelano rodou.Â

Cameron/Griffin venceram com 2s5 de vantagem. Ramos/Pastorelli terminaram em segundo, seguidos por Montermini/Filippi.

Quarto no geral, Suzuki/Pantano venceram pela primeira vez na GTS. A dupla Hamilton/SchirÁ² (Porsche 997/DriveX), da Super GT, teminou em quinto, seguidos por Razia/van Der Drift, segundos na GTS. Nicola De Marco/Lorenzo Bontempelli completaram o pódio na GTS.

Montermini lidera o campeonato no geral, com 108 pontos. Filippi (que não disputou todas as etapas) é o segundo com 94. Pastorelli/Ramos, em terceiro, somam 72.

Razia/van Der Drift, em sétimo, somam 33 pontos. Suzuki/Pantano, com 30, ocupam a nona posição.Â

Pela Super GT, Montermini lidera com 50 pontos, seis a mais do que Filippi.

Razia/van der Drift lideram na GTS com 22 pontos. Suzki/Pantnao, em quinto, somam 18 pontos.

A próxima etapa acontece em Jerez de la Frontera, entre os dias 15 e 16 de junho.Â

Final, prova 2, domingo 02/06:

1 – Cameron-Griffin (Ferrari 458) – AF Corse – 25 voltas

2 – Ramos-Pastorelli (Corvette Z06) – V8Racing – 2″592

3 – Montermini-Filippi (Ferrari 458) – Villorba – 4″030

4 – Suzuki-Pantano (McLaren MP4-12C) – BhaiTech – 34″527

5 – Hamilton-SchirÁ² (Porsche 997) – DriveX – 35″817

6 – Van Der Drift-Razia (McLaren MP4-12C) – BhaiTech – 36″712

7 – Bontempelli-De Marco (Ferrari 458 GT3) – Kessel – 41″438

8 – Talkanitsa-Talkanitsa (Ferrari 458) – AF Corse – 44″158

9 – Rosell-Mavlanov (Ferrari 458 GT3) – Russian Bears – 58″514

10 – Camp-Versluis (Corvette ZR1) – V8Racing – 1’05″043

11 – Wong-Lavio (Corvette Z06 GT3) – V8Racing – 1’11″946

12 – Seefried-Kogay (Porsche 997 GT3) – Rinaldi – 1’13″389

13 – Di Guida-Bleekemolen (Porsche 997 GT3) – Autorlando – 1’18″669

14 – Cordoni-Camathias (Ferrari 458 GT3) – Ombra – 1’25″693

15 – Sijthoff-Longin (Corvette Z06) – V8Racing – 1’41″111

16 – Sdanewitsch-Rugolo (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 1’44″592

17 – Toril-Seyffarth (Mercedes SLS) – Seyffarth – 2’02″437

18 – Earle-Kremer (Ferrari 458 GT3) – Kessel – 2’03″811

19 – Tutumlu-Deverikos (Porsche 997 R) – Autorlando – 4 voltas

20 – Maleev-Ladygin (Ferrari 458 GT3) – Russian Bears – 4 voltas

21 – Calari-Gardel (Ferrari 458 GT3) – Ombra – 4 voltas

Abandonos:

Beretta-Lyons (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 8 voltas

Costantini-Barba (Ferrari 458 GT3) – Ombra – 8 voltas

Campeonato, geral:

1. Montermini 108; 2. Filippi 94; 3. Pastorelli-Ramos 72; 4. Cameron-Griffin 71; 5. Talkanitsa-Talkanitsa 48.