GT Sprint Race festeja primeira corrida da sua história

Categoria se destaca, entre as competições nacionais, como uma das que mais evolui tecnicamente e a que mais despontou inovações para o automobilismo brasileiro.

Em 13 de maio de 2012, 17 pilotos (12 carros) alinhavam na pista do Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, na capital paulista, para a disputa da primeira corrida oficial da GT Sprint Race.  Começou ali, naquele ano, a história de uma categoria que conseguiu juntar o que existiu no mais alto nÁ­vel da pilotagem com as mais excelentes inovações da engenharia automotiva.

Um primeiro ensaio aconteceu antes, em novembro de 2011, ano de fundação da categoria. Idealizada por nomes da famÁ­lia Marques composta pelos pilotos Paulo de Tarso (pai), Thiago Marques, Tarso Marques e Gare Marques (filhos), a GT Sprint Race desenhava sua marca na história do automobilismo. Aquela corrida foi uma espécie de embrião de tudo que acontece nos eventos atuais.

O grid da primeira corrida foi formado com os pilotos: Rodrigo Barone, Adriano Amaral, Jorge Garcia, Guilherme Sperafico, João Marcelo, Leonardo Medrado, Marco Antonio Garcia, Eduardo Serratto/Doglas Pierosan, Marcelo Maioli/Gustavo Trunci, Lucas Marotta/Lucas Finger, Eduardo Leite/Beto Cavaleiro e Caito Vianna/Marcelo Rodriguez.

Ao longo destas 10 temporadas, desde a primeira das 152 corridas até agora, a GT Sprint Race se esforçou para ultrapassar fronteiras, forjar paixões e buscar a excelência no esporte que atrai cada vez mais fãs, mantendo um ecossistema gigantesco, com milhares de pessoas que vivem disso – desde as que trabalham diretamente na pista até as que atuam fora dela, como fornecedores, patrocinadores, apoios entre outros, – e que formam uma engrenagem impressionante.

Entre as implementações realizadas pela GT Sprint Race e que ficaram consagradas durante esta década estão atrações especiais como a Guest Race (na qual um piloto consagrado no automobilismo é convidado para compor o grid), a Super Pole (sistema qualificatório, destinada aos cinco pilotos mais rápidos, que têm somente uma volta independente), Inverse Race (com grid invertido para os oito primeiros), a Night Challenge (corridas noturnas), a corrida no anel externo (oval), do Autódromo Internacional de Curitiba; a Set Up Free (na qual os pilotos têm liberdade para realizar o acerto do seu carro), a etapa decisiva, com o Match Point, o ineditismo com duas etapas nos Estados Unidos e, recentemente, as etapas da Special Edition com classificação diferenciada.

Mais de 200 pilotos ruindo a de todas as regiões brasileiras, além de estrangeiros, experientes ou novatos, já passaram pela  GT Sprint Race e que despontaram em outras categorias nacionais e internacionais.

“Hoje, a categoria celebra a realização de sua décima temporada com lembranças de histórias incrÁ­veis, com narrativas de superação, de vitórias e construção de heróis. Esperamos um futuro ainda mais brilhante” comemora Thiago Marques, CEO da GT Sprint Race.

O próximo desafio da edição 2021 será entre os dias 21 a 23 de maio, no Autódromo de Goiânia, com a realização de três corridas, válidas para o torneio GT Sprint Race Special Edition.

A GT Sprint Race é patrocinada pela Pirelli e Militec1, têm apoio da TecPads, Fremax, Tekbond e Gold Springs.

 

Calendário GT Sprint Race 2021:

Etapa 1 -  02 de Maio – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#GrandOpening)

Etapa 2 – 23 de Maio – Goiânia/GO (#SpecialEdition)

Etapa 3 – 27 de Junho – Interlagos/SP (#SuperPole)

Etapa 4 – 18 de Julho – Cascavel/PR (#TripleX)

Etapa 5 – 15 de Agosto – Tarumã/RS (#SpecialEdition)

Etapa 6 – 05 de Setembro – Curitiba/PR (#InverseRace)

Etapa 7 – 03 de Outubro – Juiz de Fora/MG (#SpecialEdition)

Etapa 8 – 31 de Outubro – Palmeira/PR (#AirportTrack)

Etapa 9 – 05 de Dezembro – Curitiba/PR (#MatchPoint)