GT3 Brasil: Antonio Pizzonia estréia na categoria pela equipe CRT Brasil

Amazonense é mais um piloto da Stock Car a disputar o torneio dos supercarros, e o quinto nome com passagem pela Fórmula 1 a acelerar na competição.

O Itaipava GT Brasil terá mais um ex-piloto de Fórmula 1 no grid de largada para a rodada dupla de abertura da temporada, que será realizada neste fim de semana no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. O amazonense Antonio Pizzonia foi confirmado no final da manhã desta quarta-feira (17) na equipe CRT Brasil – atual campeã da competição com a dupla Claudio Ricci e Rafael Derani -, e fará sua estréia a bordo da Ferrari F430 #70 tendo como parceiro o paulista Walter Derani.
“Para mim será um prazer enorme participar destas duas primeiras corridas pela CRT Brasil, principalmente porque o Itaipava GT Brasil é um evento cada vez mais atraente para os pilotos e, também, para o público”, declarou o amazonense. “Fiquei muito feliz com o convite do Walter e estou ansioso para experimentar o carro pela primeira vez. Meu primeiro treino será nesta sexta-feira, e terei apenas um dia para me adaptar antes da classificação e da primeira corrida. Mas lidar com isso é normal em uma situação de estréia e a expectativa é boa”, acrescentou. 
Pizzonia torna-se o quinto ex-piloto de Fórmula 1 a disputar pelo menos uma corrida do GT Brasil, que já tem grid confirmado de 31 carros para a etapa de abertura da temporada. A rodada do fim de semana está sendo cercada de grande expectativa, por representar o início de uma nova fase de crescimento da competição. A chegada de novos modelos e a divisão da antiga GT3 nos grupos GTBR3 e GTBR4 atraiu novos competidores e deve deixar ainda mais competitiva a disputa pelo título. 
“A opinião de todos os pilotos com quem conversei sobre a Ferrari e sobre o GT Brasil é positiva, e acredito que o fato de eu viver neste fim de semana uma experiência diferente, em uma categoria nova, é uma motivação extra para buscar a melhor performance”, declarou Pizzonia, que também deve participar da Fórmula Superleague neste ano, além da Stock Car.
Apesar de ter seu primeiro contato com seu novo engenheiro e seus novos mecânicos somente na próxima sexta-feira, Antonio Pizzonia é velho conhecido de pelo menos um integrante da equipe CRT Brasil. Três anos atrás, ele foi companheiro de equipe na Stock Car do gaúcho Cláudio Ricci, o escolhido por Walter Derani para transmitir ao amazonense o convite para a estréia em São Paulo.
“A CRT tem uma das melhores equipes da categoria, e é uma grande oportunidade fazer parte desse grupo ainda mais tendo a companhia do Cláudio Ricci, que conheço bem da Stock Car. Sem dúvida correr de Ferrari é um sonho de criança que não só eu, mas todos os pilotos costumam ter, e não poderia haver lugar melhor para essa minha estréia do que a equipe atual campeã da categoria”, disse Pizzonia.
Adaptação não preocupa – O amazonense admitiu que seu maior desafio nos próximos dias será a adaptação ao novo carro, mas disse que a necessidade de levar a Ferrari F430 ao limite em tão pouco tempo não chega a preocupar. Um dos pilotos brasileiros com melhor currículo de sua geração, Pizzonia tem um histórico de adaptação rápida a novas categorias, e acredita que só mesmo a chuva pode estragar a festa neste fim de semana.
“Naturalmente o ideal seria ter treinado e conhecido mais o carro, mas estou tranquilo com relação a isso. Vou trabalhar o máximo possível na sexta-feira para pegar a mão da Ferrari, e acredito que minha adaptação só ficará comprometida em caso de chuva, já que com a pista molhada as reações do carro são completamente diferentes. De qualquer maneira, estrear em São Paulo é positivo pelo fato de eu conhecer bem a pista, e posso dizer que, se eu pudesse escolher um autódromo para correr pela primeira vez no GT Brasil, ele seria mesmo Interlagos”, encerrou Pizzonia.
Meta é o título – Quarto colocado na temporada de estréia da GT3 no Brasil – correndo em dupla com Cláudio Ricci -, e quinto no ano passado tendo como parceiro na maior parte das provas o goiano Rodolpho Santos, Walter Derani vê a chegada de Antonio Pizzonia como um reforço importante na disputa pelo título da temporada. Em especial o da classe Máster, destinada às duplas que têm pelo menos um piloto Bronze. Terceiro colocado entre os pilotos da Máster no ano passado, Derani segue motivado depois do bom resultado obtido nos treinos do início do ano – quando conquistou um expressivo ganho de performance com a Ferrari #70 da CRT Brasil.
“Treinamos muito bem no mês de fevereiro, e nossa meta é disputar novamente boas colocações no campeonato”, disse Derani. “O Pizzonia será um reforço importante, e com certeza em pouco tempo teremos o entrosamento necessário para disputar boas posições. Neste ano, o campeonato estará ainda mais competitivo, e estamos todos ansiosos pelo início das corridas em Interlagos”, encerrou.
A programação oficial da rodada de abertura do Itaipava GT Brasil prevê a realização de dois treinos extras nesta quinta-feira. Confira todos os horários do fim de semana:
Quinta-feira (18) 
08h00 – 11h30 Treino Extra
12h00 – 14h30 Treino Extra
Sexta-feira (19) 
08h55 – 09h50 1º Treino Livre – TNT SuperBike
10h00 – 11h00 1º Treino Livre – Itaipava GT Brasil
11h10 – 12h05 2º Treino Livre – TNT SuperBike
12h15 – 13h15 1ª Aula Prática – GT School
13h25 – 14h25 2º Treino Livre – Itaipava GT Brasil
14h35 – 15h35 2ª Aula Prática – GT School
15h45 – 16h40 3º Treino Livre – TNT SuperBike
16h50 – 17h50 3ª Aula Prática – GT School
Sábado (20) 
08h00 – 08h45 1º Treino Classificatório – TNT SuperBike
08h55 – 09h40 3º Treino Livre – Itaipava GT Brasil
09h50 – 10h35 2º Treino Classificatório – TNT SuperBike
10h45 – 11h35 4ª Aula Prática – GT School
11h45 – 12h05 1º Treino Classificatório – Itaipava GTBR3
12h10 – 12h30 1º Treino Classificatório – Itaipava GTBR4
12h35 – 12h55 2º Treino Classificatório – Itaipava GTBR3
13h00 – 13h20 2º Treino Classificatório – Itaipava GTBR4
13h25 – 14h10 3º Treino Classificatório – TNT SuperBike
14h20 – 15h10 5ª Aula Prática – GT School
15h20 – 15h35 Super Pole – TNT SuperBike
16h10 1ª Etapa – Itaipava GT Brasil
Domingo (21) 
09h00 – 09h15 Warm Up – TNT SuperBike
09h30 – 09h45 Warm Up – Itaipava GT Brasil
12h00 1ª Etapa – TNT SuperBike
13h30 2ª Etapa – Itaipava GT Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *