GT3 Brasil: Antonio Pizzonia estréia na categoria pela equipe CRT Brasil

Amazonense é mais um piloto da Stock Car a disputar o torneio dos supercarros, e o quinto nome com passagem pela Fórmula 1 a acelerar na competição.

O Itaipava GT Brasil terá mais um ex-piloto de Fórmula 1 no grid de largada para a rodada dupla de abertura da temporada, que será realizada neste fim de semana no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. O amazonense Antonio Pizzonia foi confirmado no final da manhã desta quarta-feira (17) na equipe CRT Brasil – atual campeã da competição com a dupla Claudio Ricci e Rafael Derani -, e fará sua estréia a bordo da Ferrari F430 #70 tendo como parceiro o paulista Walter Derani.
“Para mim será um prazer enorme participar destas duas primeiras corridas pela CRT Brasil, principalmente porque o Itaipava GT Brasil é um evento cada vez mais atraente para os pilotos e, também, para o público”, declarou o amazonense. “Fiquei muito feliz com o convite do Walter e estou ansioso para experimentar o carro pela primeira vez. Meu primeiro treino será nesta sexta-feira, e terei apenas um dia para me adaptar antes da classificação e da primeira corrida. Mas lidar com isso é normal em uma situação de estréia e a expectativa é boa”, acrescentou.Â
Pizzonia torna-se o quinto ex-piloto de Fórmula 1 a disputar pelo menos uma corrida do GT Brasil, que já tem grid confirmado de 31 carros para a etapa de abertura da temporada. A rodada do fim de semana está sendo cercada de grande expectativa, por representar o inÁ­cio de uma nova fase de crescimento da competição. A chegada de novos modelos e a divisão da antiga GT3 nos grupos GTBR3 e GTBR4 atraiu novos competidores e deve deixar ainda mais competitiva a disputa pelo tÁ­tulo.Â
“A opinião de todos os pilotos com quem conversei sobre a Ferrari e sobre o GT Brasil é positiva, e acredito que o fato de eu viver neste fim de semana uma experiência diferente, em uma categoria nova, é uma motivação extra para buscar a melhor performance”, declarou Pizzonia, que também deve participar da Fórmula Superleague neste ano, além da Stock Car.
Apesar de ter seu primeiro contato com seu novo engenheiro e seus novos mecânicos somente na próxima sexta-feira, Antonio Pizzonia é velho conhecido de pelo menos um integrante da equipe CRT Brasil. Três anos atrás, ele foi companheiro de equipe na Stock Car do gaúcho Cláudio Ricci, o escolhido por Walter Derani para transmitir ao amazonense o convite para a estréia em São Paulo.
“A CRT tem uma das melhores equipes da categoria, e é uma grande oportunidade fazer parte desse grupo ainda mais tendo a companhia do Cláudio Ricci, que conheço bem da Stock Car. Sem dúvida correr de Ferrari é um sonho de criança que não só eu, mas todos os pilotos costumam ter, e não poderia haver lugar melhor para essa minha estréia do que a equipe atual campeã da categoria”, disse Pizzonia.
Adaptação não preocupa – O amazonense admitiu que seu maior desafio nos próximos dias será a adaptação ao novo carro, mas disse que a necessidade de levar a Ferrari F430 ao limite em tão pouco tempo não chega a preocupar. Um dos pilotos brasileiros com melhor currÁ­culo de sua geração, Pizzonia tem um histórico de adaptação rápida a novas categorias, e acredita que só mesmo a chuva pode estragar a festa neste fim de semana.
“Naturalmente o ideal seria ter treinado e conhecido mais o carro, mas estou tranquilo com relação a isso. Vou trabalhar o máximo possÁ­vel na sexta-feira para pegar a mão da Ferrari, e acredito que minha adaptação só ficará comprometida em caso de chuva, já que com a pista molhada as reações do carro são completamente diferentes. De qualquer maneira, estrear em São Paulo é positivo pelo fato de eu conhecer bem a pista, e posso dizer que, se eu pudesse escolher um autódromo para correr pela primeira vez no GT Brasil, ele seria mesmo Interlagos”, encerrou Pizzonia.
Meta é o tÁ­tulo – Quarto colocado na temporada de estréia da GT3 no Brasil – correndo em dupla com Cláudio Ricci -, e quinto no ano passado tendo como parceiro na maior parte das provas o goiano Rodolpho Santos, Walter Derani vê a chegada de Antonio Pizzonia como um reforço importante na disputa pelo tÁ­tulo da temporada. Em especial o da classe Máster, destinada Á s duplas que têm pelo menos um piloto Bronze. Terceiro colocado entre os pilotos da Máster no ano passado, Derani segue motivado depois do bom resultado obtido nos treinos do inÁ­cio do ano – quando conquistou um expressivo ganho de performance com a Ferrari #70 da CRT Brasil.
“Treinamos muito bem no mês de fevereiro, e nossa meta é disputar novamente boas colocações no campeonato”, disse Derani. “O Pizzonia será um reforço importante, e com certeza em pouco tempo teremos o entrosamento necessário para disputar boas posições. Neste ano, o campeonato estará ainda mais competitivo, e estamos todos ansiosos pelo inÁ­cio das corridas em Interlagos”, encerrou.
A programação oficial da rodada de abertura do Itaipava GT Brasil prevê a realização de dois treinos extras nesta quinta-feira. Confira todos os horários do fim de semana:
Quinta-feira (18)Â
08h00 – 11h30 Treino Extra
12h00 – 14h30 Treino Extra
Sexta-feira (19)Â
08h55 – 09h50 1º Treino Livre – TNT SuperBike
10h00 – 11h00 1º Treino Livre – Itaipava GT Brasil
11h10 – 12h05 2º Treino Livre – TNT SuperBike
12h15 – 13h15 1ª Aula Prática – GT School
13h25 – 14h25 2º Treino Livre – Itaipava GT Brasil
14h35 – 15h35 2ª Aula Prática – GT School
15h45 – 16h40 3º Treino Livre – TNT SuperBike
16h50 – 17h50 3ª Aula Prática – GT School
Sábado (20)Â
08h00 – 08h45 1º Treino Classificatório – TNT SuperBike
08h55 – 09h40 3º Treino Livre – Itaipava GT Brasil
09h50 – 10h35 2º Treino Classificatório – TNT SuperBike
10h45 – 11h35 4ª Aula Prática – GT School
11h45 – 12h05 1º Treino Classificatório – Itaipava GTBR3
12h10 – 12h30 1º Treino Classificatório – Itaipava GTBR4
12h35 – 12h55 2º Treino Classificatório – Itaipava GTBR3
13h00 – 13h20 2º Treino Classificatório – Itaipava GTBR4
13h25 – 14h10 3º Treino Classificatório – TNT SuperBike
14h20 – 15h10 5ª Aula Prática – GT School
15h20 – 15h35 Super Pole – TNT SuperBike
16h10 1ª Etapa – Itaipava GT Brasil
Domingo (21)Â
09h00 – 09h15 Warm Up – TNT SuperBike
09h30 – 09h45 Warm Up – Itaipava GT Brasil
12h00 1ª Etapa – TNT SuperBike
13h30 2ª Etapa – Itaipava GT Brasil