GT3 Brasil: Brasil já tem cinco GT, o supercarro da Ford

BelÁ­ssimo e inédito no paÁ­s, o bólido é inspirado no lendário GT40 feito para derrotar a Ferrari nos anos 1960, no mais celebrado embate de uma indústria gigante (Ford) e um time de pequeno fabricante.

A preparadora Matech Concept, na SuÁ­ça, informou aos organizadores do Brasil GT3 Championship que a temporada 2008 da categoria no paÁ­s deverá contar com pelo menos cinco exemplares do belÁ­ssimo Ford GT, um carro que traz em seu DNA (e também nas linhas) lembranças do mais famoso carro de corridas já produzido pela fábrica norte-americana, o mitológico GT40. A Matech é a empresa autorizada pela Ford a instalar os kits de competição que transformam seu modelo na fera que a partir de abril estará rasgando as retas dos autódromos brasileiros. Um deles será conduzido pelo tricampeão Nelson Piquet, alguém que também parece ter sucumbido Á  mistura de elegância e história que inspiraram os projetistas do modelo. Mais um dos supercarros da Ford já tem piloto conhecido: Walter Salles, que na rodada dupla final de 2007 estreou na GT3 com um Lamborghini Gallardo, ao lado do piloto de GP2 Xandinho Negrão. A pedidos dos pilotos, a fábrica não informa o nome dos demais competidores ou equipes que trarão o Ford GT para o Brasil. Segundo a Matech, três Ford GT estarão já na primeira corrida da temporada, em abril, enquanto os outros dois chegam ao paÁ­s a tempo de disputar a segunda rodada dupla, em maio.

De acordo com o regulamento, somente seis exemplares de cada modelo podem competir no Brasil GT3 Championship. Como resultado, apenas mais um Ford GT terá inscrição aceita. Dois modelos já atingiram a cota máxima: o igualmente carismático Ferrari F430 e o agressivo Dodge Viper Competition. O torneio também contará com vários Lamborghini Gallardo e Porsche 911 GT3 Cup. Assim como o Ford GT, que nunca competiu no Brasil, dois outros supercarros estão sendo sondados para estrear por aqui em 2008 – e ambos com múltiplas unidades. Para não interferir nas negociações, a organização não divulga novos modelos antes que eles estejam 100% confirmados.

Questão de honra – Há uma grande expectativa entre todos os pilotos quanto Á  estréia do Ford GT no Brasil. O fato se deve ao carro que o inspirou – o GT40. Com o GT, a Ford prestou uma homenagem ao carro que ela construiu para derrotar a pequena mas então aparentemente invencÁ­vel Ferrari na corrida de longa duração mais cobiçada da história, as 24 Horas de Le Mans.

Financiado por sua relativamente pequena produção de carros de rua, o time italiano vinha mantendo uma escrita humilhante para os concorrentes na prestigiosa prova francesa: havia vencido seis vezes seguidas, de 1960 a 1965. A Ford montou um departamento exclusivo na Inglaterra (Ford Advanced Vehicles) e não poupou gastos para derrotar os italianos – algo que se tornou questão de honra depois que Enzo Ferrari interrompeu na última hora as negociações de venda de sua fábrica para a Ford, que se arrastavam por anos e haviam consumido milhões de dólares da empresa americana na satisfação de exigências e em uma auditoria para definir o valor da compra. Com a decisão unilateral de Enzo Ferrari, a gigante da indústria se sentiu embaraçada publicamente.

Em 1966, os americanos finalmente conseguiram vencer em Le Mans, repetindo o feito até 1969. Apesar da diferença de recursos entre as duas forças oponentes, a prova de 1966 tornou o GT40 um marco em função das soluções mecânicas encontradas pelos engenheiros da Ford, em um pacote tecnológico que possibilitou Á  marca não apenas vencer, mas conquistar os três primeiros lugares em Le Mans, algo absolutamente espetacular. Agora, o Ford GT fará os fãs da marca e da história do automobilismo reviver esses momentos. E, claro, com os Ferrari – que dominaram a cena européia em 2007 – ainda na pista.