GT3 Brasil: Categoria anuncia equalização própria

Piloto de testes oficial, o francês Christophe Bouchout virá da Europa para treinos em Interlagos e Curitiba.

A GT3 brasileira anunciou nesta quinta-feira (5) que irá realizar no PaÁ­s um programa de equilÁ­brio de desempenho nos mesmos moldes do produzido anualmente na Europa. Até a temporada 2008, o TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil teve o fator de equiparação técnica dos supercarros determinado pelo programa europeu – que também estabelece as modificações para os campeonatos da França, Alemanha, Bélgica, Inglaterra e Itália. Para realizar os testes a categoria trará ao PaÁ­s o piloto francês Christophe Bouchout, que também é o responsável pelos testes de equilÁ­brio de desempenho realizados sob supervisão da FIA (Federação Internacional do Automóvel). Aqui, a coordenação técnica ficará a cargo da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), órgão nacional filiado Á  FIA.

“Em virtude das diferenças entre as pistas em que a GT3 compete na Europa e no Brasil, além do clima tropical que aqui faz os carros sofrerem muito mais do que na Europa, decidimos realizar o nosso próprio processo de equilÁ­brio de desempenho utilizando os mesmos parâmetros e metodologia que são adotados pela FIA na Europa”, explica Ivo Sznelwar, diretor-técnico da SRO Latin America, empresa que organiza o TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil. “Ou seja, vamos replicar aqui o processo realizado na Europa, só que colocando na equação as caracterÁ­sticas que diferenciam as condições de corrida nas duas regiões”.

Os treinos de equilÁ­brio de desempenho brasileiros ocorrerão em Interlagos e no Autódromo de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nos dias 21 e 22 de abril, e 26 e 27 de maio. Os dados coletados pelo piloto de testes oficial da FIA para a GT3 serão enviados para a Data Analysis Tools and Simulation (Datas Limited), na Alemanha, a mesma empresa que processa e analisa os dados coletados para a equalização européia. Sob coordenação do engenheiro Steffen Kosuch, a equipe da Datas Limited apresentará os resultados em dois dias. “Com base nessa análise é possÁ­vel sugerir as alterações técnicas para equiparar o desempenho de todos os carros do grid”, disse Kosuch. “AÁ­ elas podem ou não ser implementadas pelos técnicos da CBA”.

“Mas cabe Á  CBA, com base na análise fornecida pela empresa especializada, a decisão final sobre quais as alterações técnicas serão realizadas” explica Ivo Sznelwar. “Só então repassamos as determinações Á s equipes para que os ajustes sejam feitos nos carros”.

Credenciais – Christophe Bouchout é mais do que credenciado para a tarefa que vem realizando nos testes de equalização. O francês tem em seu currÁ­culo vitórias nos mais importantes eventos de Gran Turismo do mundo: venceu as 24 Horas de Le Mans, as 24 Horas de Spa-Francorshamps, 24 Horas de Daytona e, inclusive, as 1000 Milhas Brasileiras de 2006, ao lado de Nelson Piquet. E foi, ainda, tricampeão do FIA GT.

O piloto comemorou o fato de ajudar a categoria brasileira na melhora de seu equilÁ­brio de forças. “Tendo ampliado minha relação com a FIA e a SRO (empresa européia responsável pela organização da GT3 em todo o mundo). Estou encarregado de checar o desempenho dos carros inscritos tanto no FIA GT3 (o Campeonato Europeu) como no TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil”, afirmou.

“O trabalho no Brasil fará da minha temporada algo bem mais interessante”, adicionou Bouchout. “Pessoalmente, estou muito orgulhoso pela confiança em mim depositada”, disse o piloto, que marcou a pole position para as 500 Milhas de Daytona com a volta mais rápida da história do evento.

A temporada 2009 do TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil começa no dia 26 de abril, em São Paulo.