O Lamborghini Gallardo é um dos carros esportivos mais rápidos do mundo e tem altÁssima tecnologia de construção.
Com a vitória na primeira corrida e o segundo lugar depois de largar dos boxes na prova complementar da rodada dupla, o italiano Lamborghini Gallardo se destacou como o melhor carro do fim de semana no autódromo gaúcho de Tarumã. O italiano também chamou a atenção por seu design extremamente futurista e a agressividade exacerbada, conquistando o público presente com suas formas radicais e, claro, a evidente velocidade.
Fundada em 1963 por Ferrucio Lamborghini, a fábrica italiana foi responsável por alguns dos mais belos e rápidos carros do mundo. Da sua linha de produção saÁram nomes já mÁticos como os modelos Miura, Espada, Urraco, Jarama, Countach, Diablo e vários outros que marcaram sua época. Além do Gallardo, que integra o quadro de modelos homologados pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), a Lamborghini produz o Muciélago, outro dos mais incrÁveis esportivos do mundo.
O Gallardo tem estrutura de chassi construÁda de alumÁnio com carroceria de alumÁnio e partes em fibra de carbono. O motor é um exagero para alguns, um deleite para outros: um V10 a 90º, com bloco de liga leve, cárter seco e quatro comandos de válvulas. Tem capacidade cúbica de 4.961 cm³ e potência de 500 cv. Os freios a disco são da marca Brembo, especiais de corrida, com cáliper de seis pistões e sistema antibloqueio ABS Racing. A tração permanente é integral, com sistema viscoso. O câmbio é seqüencial de seis marchas, com mudanças por meio de borboletas situadas no volante.
A versão de rua do Gallardo é capaz de façanhas literalmente impossÁveis de se realizar nas ruas das cidades brasileiras – e até em muitas de nossas estradas. Já o modelo utilizado em competição conta com preparação especial de corrida, voltada para deixar o carro ainda mais agressivo e eficiente no piso quase sempre homogeneamente liso do asfalto empregado em autódromos. A versão de rua pode chegar a absurdos 315 km/h e dispara de 0-100 km/h em apenas 4,2 segundos. Veja abaixo sua ficha-técnica.
Lamborghini Gallardo GT3
Motor |
Tipo |
V10 a 90º, bloco de liga leve |
Distribuição |
quatro comandos de válvulas |
Capacidade cúbica |
4.961 cm³ |
Diâmetro |
82.5 mm |
Curso |
92.8 mm |
Potência máxima |
500 cv a 7.800 rpm |
Torque máximo |
52 kgf.m a 4.500 rpm |
Câmbio |
de seis marchas + ré (caixa racing seqüencial, opcional) |
Dimensões |
Entreeixos |
2.560 mm |
Comprimento |
4.300 mm |
Largura |
1.920 mm |
Altura |
1.100 mm |
Bitola dianteira |
1.642 mm |
Bitola traseira |
1.592 mm |
Desempenho |
Velocidade máxima |
315 km/h |
0-100 km/h |
4,2 s |
0-1000 m |
22,3 s |