GT3 Brasil: Depois de trÁªs vitórias, pilotos da BMG Porsche entram na briga pelo tÁ­tulo

Encerrada a primeira metade do campeonato, equipe lidera o campeonato de equipes; pilotos estão a 14 pontos dos lÁ­deres.

Nas últimas quatro corridas, um aproveitamento de 80% dos pontos possÁ­veis. O demonstrativo se refere ao desempenho dos dois Porsche 997 da equipe BMG Porsche. Eles foram os que mais pontuaram nas duas últimas rodadas duplas do Itaipava GT3 Brasil, disputadas em São Paulo (27 e 28 de junho) e Londrina (PR) (nos dias 25 e 26 de julho). E com a performance, os pilotos Thiago Camilo – com 93 pontos – e Ricardo MaurÁ­cio – com 83 – começam a se aproximar dos lÁ­deres do campeonato de pilotos, a dupla Rafael Derani/Cláudio Ricci (Ferrari F430), que encerrada a primeira metade do campeonato, soma 107 pontos.

O campeonato de equipes do Itaipava GT3 Brasil leva em conta o resultado dos dois carros mais bem classificados em cada corrida – no caso dos times que possuem mais de dois bólidos inscritos. Mesmo assim, os dois Porsche 997 da equipe BMG, que emprega o esquema técnico dirigido pelo experiente Washington Bezerra, somaram nada menos que 118 de 148 pontos possÁ­veis nas últimas quatro corridas. Para efeito de comparação, a equipe CRT Brasil, das duplas Rafael Derani/Cláudio Ricci e Walter Derani/Rodolpho Santos, no mesmo perÁ­odo, somou apenas 77 pontos.

No campeonato de equipes, a BMG consolidou-se na liderança depois da rodada dupla de Londrina. O time comandado por Washington Bezerra soma agora 195 pontos, 13 Á  frente da CRT, que tem 188. Em terceiro lugar aparece a Blausiegel, que tem os pilotos Marcelo Hahn e Allam Khodair dividindo a condução do Ferrari F430 número 16, com 99 pontos. “Definitivamente, entramos na briga pelo tÁ­tulo”, afirma AntÁ´nio Hermann, um dos pilotos e dirigente da BMG. “Conseguimos entrar na disputa graças a um grande e árduo trabalho da nossa equipe, que em conjunto com a Porsche, vem melhorando o acerto dos carros”, analisou. “As duplas de pilotos também ‘casaram’ muito bem, e isso foi importante em todo esse processo”, destacou Hermann.

Com a experiência de sete tÁ­tulos na Stock Car, o chefe de equipe Washington Bezerra vê melhora nos supercarros alemães. Mas ainda prevê dificuldades. “Acho que poderÁ­amos estar em uma situação mais cÁ´moda, porque apesar dos últimos resultados, tivemos alguns problemas. Além disso, vamos levar mais peso para a próxima etapa, em Interlagos, e como o circuito tem muitas subidas, teremos bastante trabalho em São Paulo”, prevê.

Parte deste salto na classificação do campeonato se deve Á s três vitórias consecutivas que o time conseguiu nos últimos eventos: duas com Ricardo MaurÁ­cio/Miguel Paludo (a primeira em Interlagos – com dobradinha da equipe – e depois em Londrina) e de Thiago Camilo/Norberto Gresse na segunda prova do último final de semana no norte paranaense. Os resultados colocaram Thiago Camilo na segunda posição do campeonato de pilotos, com 93 pontos; Ricardo MaurÁ­cio é o terceiro, dez pontos atrás do companheiro de equipe. Camilo e MaurÁ­cio pontuam individualmente porque tiveram diferentes parceiros nas primeiras etapas.

“Ainda temos muitas corridas pela frente, e muita coisa pode acontecer”, afirmou Ricardo MaurÁ­cio. “Acho que estamos fazendo um bom trabalho, evoluindo cada vez mais no acerto do Porsche”, disse o campeão da Stock Car em 2008, que elogiou seu parceiro Miguel Paludo. “Eu e o Miguel nos entrosamos muito rápido. Nosso estilo de pilotagem é muito parecido e sempre seguimos a mesma direção quando trabalhamos com os engenheiros para acertar o carro. Ele é um companheiro que ajuda muito”, elogiou.

“Contamos com um pouco de sorte na nossa vitória. Ainda não temos o carro no nÁ­vel da Ferrari, mas estamos evoluindo etapa a etapa. O fato de desenvolvermos em conjunto o carro nos fez melhorar bastante desde a primeira corrida e nos aproximamos bastante dos concorrentes. Pela constância, podemos nos considerar, sim, na briga pelo tÁ­tulo”, analisou Thiago Camilo, que teve Norberto Gresse como parceiro em Londrina na vitória conquistada na segunda corrida do final de semana.

A classificação do campeonato após oito provas disputadas (com descarte obrigatório dos dois piores resultados de cada piloto/dupla):
1º) Rafael Derani/Cláudio Ricci (Ferrari F430), 107 pontos
2º) Thiago Camilo (Porsche 997), 93
3º) Ricardo MaurÁ­cio (Porsche 997)
Marcelo Hahn/Allam Khodair (Ferrari F430), 83
5º) Walter Derani/Rodolpho Santos (Ferrari F430), 64
6º) Miguel Paludo (Porsche 997), 62
7º) Clemente Lunardi (Ford GT), 57
8º) Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim (Dodge Viper), 56
9º) Duda Rosa/Fernando Poeta (Ferrari F430), 55
10º) Matheus Stumpf/Ramon Matias (Dodge Viper), 51
11º) Bruno Garfinkel/Chico Serra (Lamborghini Gallardo), 50
12º) AntÁ´nio Hermann (Porsche 997), 48
13º) Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari Scuderia), 47
14º) Ronaldo Freitas (Porsche 997), 42
15º) Constantino Júnior (Ford GT), 35
16º) Alceu Feldmann (Porsche 997), 32
17º) Norberto Gresse (Porsche 997), 31
18º) Lico Kaesemodel (Porsche 997), 30
19º) Ricardo Rosset (Ford GT), 22
20º) Beto Posses (Porsche 997), 17
21º) Renato Stumpf/Nelson Merlo (Dodge Viper), 6

Confira a classificação do campeonato de equipes do Itaipava GT3:
1º) WB Motorsport (Porsche 997) – 195 pontos
2º) CRT Brasil (Ferrari F430) – 188
3º) Blausiegel (Ferrari F430) – 99
4º) Sul Racing (Ferrari F430) – 62
5º) Scuderia Occhi (Dodge Viper) – 57
6º) GT Racing (Ford GT) – 57
7º) Avallone Motorsport (Dodge Viper) – 56
8º) Scuderia 111 (Lamborghini Gallardo) – 50
9º) Via Itália (Ferrari Scuderia) – 47

Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocÁ­nio da Itaipava e co-patrocÁ­nio da Pirelli. A Petrobras é o combustÁ­vel oficial da categoria.