GT3 Brasil: GTBR4 vai Á  Europa conhecer o Ginetta G50

Carlos Burza e Marçal Melo, pilotos do TNT Energy Team, viajaram para a Inglaterra para visitar as instalações do fabricante e guiar o pequeno esportivo inglês.

Enquanto o chefe de equipe do TNT Energy Team, Manelão, trabalha para acertar os carros do time no Itaipava GTBR4, os modelos Maserati, os pilotos Marçal Melo e Carlos Burza viajaram para a Inglaterra a fim de conhecer o Gineta G50, pequeno esportivo inglês, que está homologado para andar na categoria ainda em 2010.

“A idéia é melhorar o grid da Itaipava GTBR4, a fim de atrair outras equipes e novos pilotos. É uma categoria mais acessÁ­vel que a Itaipava GTBR3, o que certamente deve alavancar o seu crescimento nos próximos anos” afirma Marçal Melo, piloto do Maserati nº 82, que vai guiar o Ginetta G50 no aeroporto em Leeds, num circuito improvisado.

Equipado com motor Ford V6, o Ginetta tem como ponto forte o motor dianteiro, entreeixos, otimizando a distribuição de peso, um dos segredos de qualquer carro de competição, além claro, da tração traseira. Opcionalmente, o Ginetta pode ser equipado com o sistema de paddle-shifts, no volante, facilitando as trocas de marcha.

“Por ser um carro inglês, nosso grande desafio será se acostumar com o volante do lado direito”, afirma Carlos Burza, piloto do Maserati nº 81. “A ideia é de, futuramente, ajudar no desenvolvimento do carro com a direção do lado esquerdo,” complementa. Em 2008, seis Ginetta G50 correram na GT4 Inglesa.

O carro conquistou o tÁ­tulo contra Aston Martin N24 e Nissan 350Z. “O Ginetta G50 GT4 tem especificação similar ao G50 Cup, mas possui faróis, tomadas de ar diferentes, além de um tanque de combustÁ­vel maior, já que o Itaipava GT Brasil tem corridas de 50 minutos”, afirma Marcos Lameirão, brasileiro que faz parte do time de engenheiros da Ginetta.

A Ginetta é um fabricante que vem fazendo carros de corrida e de rua desde 1958. Hoje, a empresa baseada em Yorkshire, Inglaterra, é um importante participante no automobilismo do Reino Unido e também da Europa. Seus três campeonatos multimarcas na Europa são famosos por oferecer entretenimento para os iniciantes e suporte para pilotos profissionais.

Desde a compra de Ginetta Cars por Lawrence Tomlinson, o automobilismo passou a ser o carro chefe da empresa, além de servir como base no desenvolvimento de novos negócios. Hoje, os carros da Ginetta são homologados para andar em categorias GT e no FIA GT4, com o G50, na GT3 com o G50Z e também na LMP1 e LMP2, com o Ginetta Zytek.