IndyCar: Meira realça importância do treino classificatório em Barber

Meira frisa importância do desempenho no treino classificatório no misto do Alabama.

Brasileiro da A.J. Foyt Racing cita pista estreia e com poucas retas como complicador a mais na terceira etapa da temporada da Fórmula Indy.

 
O inÁ­cio de temporada marcado atipicamente pelas sucessivas corridas em traçados mistos leva a Fórmula Indy ao Alabama nesta semana. Pela primeira vez na história, a categoria terá uma prova no circuito do Barber Motorsports Park, em Birmingham, a maior cidade do estado norte-americano. É o primeiro circuito permanente deste inÁ­cio de campeonato, que até agora teve corridas nas pistas de rua de São Paulo e de St. Petersburg.

Foi na pista do Barber Motorsports Park que maioria dos pilotos da F-Indy participaram de testes coletivos no mês de fevereiro. “Foi nessa pista que pilotei o carro pela primeira vez depois do acidente. É uma pista estreita, com poucas retas e muitas curvas de alta velocidade. Ultrapassar ali vai ser muito difÁ­cil, então nossa chance de tentar uma boa colocação na corrida está no treino classificatório. Uma boa posição no grid, em Barber, é fundamental”, diz.

Terceiro colocado na etapa paulista e 15º na prova da Flórida, da qual foi lÁ­der em duas ocasiões antes de bandeiras amarelas tirarem-lhe a chance de estar entre os cinco primeiros colocados, Meira reconhece que os 10 meses longe das pistas trouxeram-lhe dificuldades. “Posso dizer que tive de me esforçar muito mais para atingir o limite. Agora, depois dos testes coletivos e de duas corridas, já me considero no ritmo da pilotagem novamente”, pondera.

As limitações orçamentárias da A.J. Foyt Racing dão rumos diferentes ao trabalho. “Dentro da nossa condição, a gente tem conseguido extrair bastante do que o carro oferece. Mas o trabalho, e eu me incluo nisso, é fazer com que o carro ofereça ainda mais. Numa equipe pequena, isso não é fácil. Estamos crescendo, é inegável, e precisamos crescer ainda mais. Em cada corrida, teremos um desafio para encarar. Motivação é o que não falta”, assegura.

A programação da terceira etapa da Fórmula Indy, no Alabama, terá inÁ­cio na sexta-feira (9), com sessões de treinos livres de 60 minutos marcadas para as 13h50 e as 17h. O treino classificatório acontecerá na manhã do sábado (10), em atividade agendada para 10h20. A largada para as 90 voltas da prova de domingo será dada Á s 15h45. Todos os horários são referentes a BrasÁ­lia, situada uma hora Á  frente de Birmingham no fuso horário.