GT3 Brasil: “Ianques” dominam primeira corrida em Santa Cruz do Sul

Ford GT V8 e Dodge Viper Competition V10 ficaram com as três primeiras posições na etapa desta manhã no circuito gaúcho.

Os modelos norte-americanos superaram os concorrentes europeus na 11ª etapa do TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil, realizada na manhã deste domingo (12) no Autódromo de Santa Cruz do Sul. Xandy Negrão e Andreas Mattheis, de Ford GT V8, conquistaram a quarta vitória na temporada e reassumiram a liderança do campeonato com 71 pontos, contra 68 da dupla terceira colocada na primeira das duas corridas deste domingo, Walter Salles e Ricardo Rosset – lÁ­deres da pontuação até o término da corrida. Salles e Rosset utilizam outro Ford GT.


O Dodge Viper Competition V10 – modelo que não era considerado favorito em virtude de seu pior desempenho em curvas de baixa velocidade – completou a corrida em segundo conduzido pelos irmãos Wagner e Fabio Ebrahim. Já os carros europeus, prometeram, mas não tiveram chance de entregar ao público presente em Santa Cruz do Sul uma boa corrida neste inÁ­cio de domingo.


Os treinos livres de sexta-feira e as sessões classificatórias de ontem apontavam para a presença do Porsche 997 GT3 Cup Boxer de Norberto Gresse e Valdeno Brito nas primeiras posições, além do Lamborghini Gallardo V10 de Paulo Bonifácio e Ingo Hoffmann. Os dois supercarros, no entanto, deixaram a disputa logo na primeira volta, após Bonifácio tocar na traseira de Gresse. O gaúcho Cláudio Ricci (parceiro de Rafael Derani) fez as honras da casa e levou o Ferrari F430 V8 da equipe CRT Brasil ao quarto lugar, tornando-se o melhor modelo europeu na disputa.


“Nosso carro esteve perfeito o fim de semana todo, e acho que este foi o melhor conjunto que tivemos em toda a temporada”, disse Xandy Negrão. “Em uma das classificações saÁ­mos com o carro mais bem acertado para chuva, e não conseguimos a pole, mas tenho que dar os parabéns ao Andreas por ter acertado tão bem nosso carro para a corrida”, acrescentou.


A prova desta manhã começou com Alceu Feldmann (parceiro de Daniel Landi) e Fabio Ebrahim se aproveitando da maior potência e torque do Viper para fazer boa largada e superar Walter Salles antes mesmo da primeira curva. Apesar de mais rápido que os adversários, Salles teve dificuldades em ultrapassar em virtude das caracterÁ­sticas dos carros – após a última equalização os Ford GT perderam desempenho nas retas, enquanto os Dodge Viper continuam sendo, reconhecidamente, fortes nesse tipo de trecho em qualquer circuito. Salles entrou no box para a troca obrigatória de pilotos sem conseguir superar Ebrahim – e distante 18s do lÁ­der Mattheis.


“O fim de semana começou mal, e quero pedir desculpas Á  equipe pelo acidente desta manhã, além de reconhecer o ótimo trabalho feito por ela para recolocar nosso carro na prova”, disse Ricardo Rosset, que bateu no warm up na saÁ­da da Curva 1. O toque na barreira de pneus provocou a quebra da barra de direção, além de danificar diversas peças ao redor do carro, e obrigou a equipe GT Racing a trabalhar rápido para recolocar o Ford GT na pista. “Como não tivemos muito tempo para fazer o alinhamento do carro ele ficou um pouco dianteiro, mas essa colocação não foi ruim. Perdemos a liderança do campeonato, mas estamos vivos”, acrescentou Rosset.


A segunda metade da corrida foi marcada pela boa disputa entre Leonardo Burti, Cláudio Ricci e Daniel Landi pela quarta posição. Landi perdeu a chance de lutar pelo quarto lugar ao cumprir uma punição imposta a seu parceiro, Alceu Feldmann, por um toque em Walter Derani ocorrido ainda no inÁ­cio da prova.


A terceira posição na primeira corrida deste domingo deixou Fabio e Wagner Ebrahim isolados na terceira posição do campeonato. Eles chegaram a Santa Cruz do Sul em situação curiosa, uma vez que estavam empatados em pontos com Alceu Feldmann e com a dupla Bonifácio/Hoffmann. Os irmãos paranaenses somam, agora, 48 pontos no campeonato, uma desvantagem de 24 em relação aos lÁ­deres Negrão e Mattheis.


Além de superar as dificuldades impostas pelas caracterÁ­sticas desfavoráveis do carro em relação Á  pista, eles venceram um drama pessoal para a conquista de mais esse pódio – classificado por eles próprios como inesperado. “Perdemos nossa mãe no último sábado, e para nós foi um pouco difÁ­cil estar aqui”, disse Wagner. “Chegamos a Santa Cruz apenas para marcar pontos, e esse pódio foi uma surpresa. Tivemos um bom duelo com o Ford GT do Walter e do Ricardo, e foi preciso manter 100% da concentração para não errar. Por isso esse segundo lugar tem sabor de vitória para nós. Acho que esse resultado teve a presença dela”, encerrou Wagner, referindo-se Á  mãe e pedindo para manter-se em silêncio respeitoso logo a seguir.


A 12ª etapa do TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil tem largada marcada para as 15h23 deste domingo. O resultado completo da corrida desta manhã em Santa Cruz do Sul foi o seguinte:


 


1º) A.Mattheis/X.Negrão (FG, RJ/SP), 43 voltas em 1:00:42.539 (média de 150.01 km/h)
2º) W.Ebrahim/F.Ebrahim (VC, PR/PR), a 38.404
3º) W.Salles/R.Rosset (FG, RJ/SP), a 38.848
4º) C.Ricci/R.Derani (F4, RS/SP), a 1:16.274
5º) E.Nascimentos/L.Burti (VC, RJ/SP), a 1:21.097
6º) C.Urnhani/A.Khodair (F4, SP/SP), a 1 volta
7º) A.Feldmann/D.Landi (VC, PR/SP), a 1 volta
8º) W.Derani/G.Losacco (F4, SP/SP), a 2 voltas
9º) W.Fittipaldi/A.Hermann (P9, SP/SP), a 2 voltas
10º) R.Cattalini/Jorge Neto (F4, PR/SP), a 19 voltas
11º) C.Rosa/S.Lucio (F4, RS/SP), a 29 voltas
12º) R.Matias/M.Stumpf (VC, RS/RS), a 32 voltas


 


LEGENDA


FG – Ford GT V8


P9 – Porsche 997 GT3 Cup S Boxer


VC – Dodge Viper Competition Coupé V10


LG – Lamborghini Gallardo V10


F4 – Ferrari F430 V8