GT3 Brasil: Itaipava GT Brasil apresenta grid renovado e reforçado para a temporada 2010

Pouco menos de trinta dias antes do inÁ­cio do campeonato, aumentam as confirmações para as categorias Itaipava GTBR3 e Itaipava GTBR4.

Ainda falta um mês para a abertura da temporada, marcada para os dias 20 e 21 de março, mas o número de inscritos para o Itaipava GT Brasil já é bastante expressivo. São vinte e cinco carros confirmados, podendo ultrapassar a marca dos trinta logo na primeira etapa. As confirmações antecipadas permitem vislumbrar grid reforçado para o próximo campeonato, com a chegada de novos pilotos, retorno de alguns nomes conhecidos, atualização dos carros que estavam por aqui e vinda de novos modelos.
A lista inicial prevê na pista os modelos Ferrari 430 GT3, Porsche 911 GT3 S, Ford GT, Lamborghini Gallardo LP560, Dodge Viper Competition Coupe e Maserati Trofeo. Relação que pode ganhar outros carros e mesmo outras marcas ao longo de 2010. A categoria dos carros dos sonhos também começa a formar uma lista de pilotos de altÁ­ssimo nÁ­vel, que tem entre as novidades o retorno da dupla bicampeã nos dois primeiros anos do campeonato, em 2007 e 2008, Xandy Negrão e Andreas Mattheis.
Será a primeira vez na história que o Itaipava GT Brasil terá duas duplas campeãs se enfrentando na pista: os vencedores do ano passado, Rafael Derani e Claudio Ricci, também estão confirmados para 2010, pilotando a mesma Ferrari 430 GT3 da temporada anterior. O modelo será representado ainda por Walter Derani – que acerta os últimos detalhes para anunciar com quem dividirá a pilotagem neste campeonato -, Marcelo Hahn e Fernando Poeta, para ficar apenas nos nomes já oficializados.
O carro detém o tÁ­tulo mais recente, mas enfrentará concorrentes de peso no ano que entra, como a Lamborghini Gallardo LP560, sensação desde que venceu no primeiro fim de semana de corrida que disputou no mundo, na última etapa de 2009. O feito veio pelas mãos de Claudio Dahruj e Rafael Daniel, que seguem com o modelo para 2010. O companheiro de equipe da dupla, Bruno Garfinkel, gostou do que viu e também vai pilotar uma, que deve chegar nas semanas que antecedem a primeira etapa.
Entre os adeptos da Lamborghini Gallardo LP560 está o atual campeão do Itaipava Trofeo Maserati, Cleber Faria. No mesmo fim de semana em que conquistou o tÁ­tulo da categoria, no ano passado, ele participou da última rodada dupla da anteriormente chamada GT3 Brasil, como forma de preparação para 2010. Neste ano, fará o campeonato completo com o carro que também foi escolhido por Vanue Faria para sua primeira temporada no Itaipava GT Brasil. A prova de que a escolha foi acertada está na própria lista de pilotos.
Além deles, o modelo será pilotado também pelo tricampeão da Stock Car, Chico Serra. Marcos Gomes, igualmente da Stock Car, é outro que deve fazer a temporada ao volante do carro. E Francisco Longo já garantiu presença trocando a marca Ferrari pela Lamborghini. Há uma série de confirmações também com o Dodge Viper Competition Coupe, que será mais uma vez o carro utilizado por Matheus Stumpf, piloto que venceu uma etapa do campeonato em 2009. Por enquanto, há outros dois modelos no grid.
Um será pilotado por Pedro Queirolo, que no ano passado disputou o tÁ­tulo do Itaipava Trofeo Maserati, e o outro pela dupla Marcello Sant’Anna e Leonardo Vital. Esses dois carros já entraram na pista em 2010 durante testes particulares realizados na semana passada em Interlagos. O campeonato terá ainda o Porsche 911 GT3 S, que está confirmado pelas mãos do piloto Antonio Hermann e de mais uma dupla. Com um mês de antecedência, são os carros que começam a dar cara ao grid da Itaipava GTBR3.
Na nova categoria Itaipava GTBR4, que larga no mesmo grid com os modelos Maserati Trofeo, as confirmações continuam chegando. Uma das novidades é a participação da dupla Cristiano Federico e Leonardo Medrado, que chegam da Copa Vicar. Henrique Assunção e Carlos Kray, Alexandre Morsa, Renan Guerra, João Carlos Gonçalves, Carlos Burza, Marçal Mello, Sergio e Roberto Laganá são outros nomes já assegurados para o próximo campeonato. Quase tudo pronto para a quarta, e provavelmente a melhor, temporada da história do Itaipava GT Brasil.