GT3 Brasil: Negrão completa sábado perfeito em Curitiba

Depois da pole de seu companheiro Mattheis para a 5ª etapa, piloto paulista crava o melhor tempo para a corrida complementar do fim de semana.

O carioca Andréas Mattheis marcou a pole para a quinta etapa e, uma hora depois, seu parceiro Xandy Negrão ratificou o domÁ­nio da equipe fazendo um tempo praticamente um segundo mais baixo, que também coloca o paulista na posição de honra na largada da sexta etapa do Brasil GT3 Championship. As duas corridas estão agendadas para este domingo, com inÁ­cio Á s 10h30 e Á s 14h00, respectivamente. 


Com os pilotos de maior graduação na pista para a formação do grid da sexta etapa, a expectativa era de que os tempos fossem ainda mais baixos. Além disso, a temperatura mais amena garantiu maior aderência dos pneus e mais potência aos motores, favorecendo a queda das marcas registradas na rodada dupla anterior, também disputada em Curitiba, no inÁ­cio de setembro. 


O duelo que prendeu a atenção foi entre os dois Lamborghini Gallardo. Ao volante, o lÁ­der do campeonato, Alceu Feldmann, e Xandy Negrão, vice-lider da competição. Xandy surpreendeu, marcando 1min18s652, praticamente um segundo mais rápido que a pole assinalada havia poucos instantes por seu companheiro Andréas Mattheis na primeira classificação, com 1min19s647. 


No entanto, não houve tanta folga. Feldmann marcou 1min18s790, ficando a apenas 0s138 da pole position. “Eles (Xandy e Mattheis) fazem o segundo trecho da pista mais rápido que nós. Em todo o resto do traçado, nós somos mais velozes. Temos que achar o acerto para melhorar no segundo setor, já que hoje usamos todas as cartas que tÁ­nhamos na manga”, consolou-se o lÁ­der do campeonato. 


Xandy demonstrou otimismo com o Gallardo, substituto a partir desta rodada dupla do Dodge Viper Coupé, com o qual disputou quatro provas. “Não tem folga. Está bastante complicada essa briga entre os dois Lamborghini. Não dá para soltar foguete, já que eles (Boni/Feldmann) conhecem melhor o carro do que a gente e creio que as condições da pista foram bastante favoráveis para que todo mundo virasse tão baixo”, explicou. 


O terceiro lugar foi conquistado por Cláudio Ricci, parceiro de Walter Derani no Ferrari F430. Com um modelo similar, Luiz Otávio Paternostro garantiu o quarto lugar, confirmando a boa fase após o terceiro posto no grid marcado pelo parceiro Renato Cattalini para a quinta etapa. A dupla experimentou ficou feliz com o rendimento, e agradeceu ao novo chefe de equipe, Rosinei Campos, o Meinha, que também comanda a equipe Eurofarma-RC na Stock Car V8, campeã no ano passado. 


“Estamos mais concentrados e adaptados ao carro, e com isso conseguimos explorar melhor o seu potencial do F430”, disse Pater. “Mexemos em algumas coisas, mas ainda é pouco em virtude do conhecimento que estamos adquirindo do carro”, afirmou Meinha. “A experiência do Meinha está nos ajudando muito neste final de semana. Melhoramos muito em relação Á s duas últimas corridas, e não foi só no tempo de volta, é no ritmo em geral”, analisou Paternostro.