GT3 Brasil: No ano de estréia, equipe Full Time faz dobradinha em São Paulo

Melhor dupla do final de semana, Lico Kaesemodel e Alceu Feldmann conquistam a segunda vitória para o Dodge Viper Competition V10 na temporada. Irmãos Fabio e Wagner Ebrahim cruzaram a linha de chegada na segunda posição.

Um dos times de maior sucesso no automobilismo nacional nos últimos anos, a equipe Full Time Sports conquistou neste domingo, em Interlagos, sua primeira vitória no TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil. Lico Kaesemodel (parceiro de Alceu Feldmann) assumiu a liderança da prova a nove voltas do final, após um toque entre os lÁ­deres Andreas Mattheis (parceiro de Xandy Negrão) e Walter Salles (Ricardo Rosset), e levou o Dodge Viper Competition V10 ao alto do pódio pela segunda vez na temporada. Um resultado, aliás, duplamente comemorado, já que o time comandado pelo engenheiro MaurÁ­cio Ferreira conquistou a dobradinha na prova paulista com os irmãos Fabio e Wagner Ebrahim. No sábado, a dupla Feldmann-Kaesemodel conquistou também o segundo lugar na vitória de Ingo Hoffmann-Paulo Bonifácio (Lamborghini Gallardo V10), e acabaram se consagrando como a melhor parceria da rodada dupla deste final de semana.

Ganhador da primeira corrida do ano com um Lamborghini Gallardo V10, Alceu voltou ao pódio em sua primeira participação pela Full Time, e na estréia com o Viper V10. “Agradeço a Deus por abençoar nossa equipe com essa dobradinha”, frisou o paranaense. “Venci a primeira corrida em uma situação atÁ­pica, em que levamos vantagem por não trocar pneus em condições de chuva, e vejo a vitória de hoje com mais consistência, e mais chance de continuidade. Ainda estamos atrás do Ford GT, mas estou muito feliz”, declarou Feldmann.

Essa foi a primeira rodada dupla do ano em que os Ford GT V8 não faturaram pelo menos uma das provas do fim de semana. E neste domingo, por apenas nove voltas a corrida não terminou com nova dobradinha do modelo norte-americano. Na disputa pela liderança, Mattheis chegou a ser ultrapassado por Salles na segunda perna do Esse do Senna, mas atingiu a lateral do adversário e acabou punido pela direção de prova com um drive-through. Salles abandonou a corrida no incidente, enquanto Mattheis pÁ´de continuar para terminar na quinta posição.

Para os irmãos Ebrahim, o resultado foi conquistado com muita dificuldade, em especial pelo problemas enfrentados no sábado – a dupla bateu na primeira tomada de tempos e, devido ao curto intervalo entre os dois treinos para definição dos grids, os Ebrahim também não participaram do segundo treino. Por isso, os irmãos largaram em último neste domingo. “Foi uma corrida difÁ­cil e o maior desafio foi terminar com o carro inteiro. TÁ­nhamos um problema de superaquecimento e precisei controlar a temperatura, que oscilava entre 130ºC e 135ºC, o tempo todo. Em mais algumas voltas, talvez tivéssemos que recolher o carro para os boxes”, enfatizou Fabio Ebrahim.

A prova de São Paulo marcou, também, a volta do modelo Ferrari F430 V8 ao grupo dos três melhores supercarros em uma corrida – algo que não acontecia desde a rodada dupla de abertura da competição, em Curitiba. Foi também o melhor resultado da dupla Allam Khodair e Marcelo Hahn. A dupla, que mescla um ex-campeão da Fórmula Renault e destaque na Stock Car com um piloto praticamente estreante no automobilismo, começou a demonstrar evolução na rodada dupla deste final de semana.

“Quando começamos o Marcelo tinha um ano e meio de automobilismo, e esperávamos chegar ao pódio somente no final do ano”, apontou Khodair, que aproveitou a entrevista coletiva após a corrida para homenagear o engenheiro Alex Castilho, morto na última quarta-feira em um acidente automobilÁ­stico na rodovia que liga São Paulo a Curitiba. “Dedico esse pódio a ele, que era meu engenheiro e também do Alceu na  Stock Car. O resultado, certamente, tem valor de vitória para a gente”, encerrou Khodair. No sábado, a dupla Ingo Hoffmann-Paulo Bonifácio levou seu Lamborghini Gallardo V10 Á  vitória usando os dados de acerto elaborados por Castilho, que assumira recentemente a direção da equipe Martind Racing.

Após a rodada dupla de São Paulo, Xandy Negrão e Andreas Mattheis continuam na liderança da competição, mas a vantagem para Walter Salles e Ricardo Rosset continua nos mesmos seis pontos de quando a categoria chegou a Interlagos. Eles têm agora 50 pontos na tabela, contra 44 dos vice-lÁ­deres. Vencedores no sábado, Paulo Bonifácio e Ingo Hoffmann tiveram um pneu furado na 23ª volta, quando ocupavam a vice-liderança, e abandonaram pouco depois. Mesmo sem marcar pontos, eles seguem em terceiro no campeonato, com 34. A nona e décima etapas do TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil será disputada no dia sete de setembro, no Rio de Janeiro.