GT3 Brasil: Pela primeira vez Porsche fecha sexta-feira na frente em Interlagos

Valdeno Brito foi o mais rápido na segunda sessão do dia. Ford GT sente o peso dos quilos extras, mas garante segunda e terceira posições.

Depois de conquistar o primeiro pódio para a Porsche no Telefônica Speedy GT3 Brasil, o paraibano Valdeno Brito garantiu mais um resultado histórico para a montadora de Stuttgart no campeonato brasileiro.


 


Com o tempo de 1min36s224, o parceiro do paulista Antonio Hermann liderou o segundo treino livre realizado nesta sexta-feira no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e colocou a marca alemã à frente dos rivais pela primeira vez desde a estréia do torneio no Brasil.


 


A sétima e oitava etapas do GT3 Brasil serão disputadas neste fim de semana, com transmissão em VT pelo SporTV 2. A primeira corrida vai ao ar no sábado (12), às 17h00, e a segunda no domingo (13), às 14h30.


 


Valdeno fechou o dia à frente dos Ford GT V8, que curiosamente terminaram a sexta-feira empatados com o tempo de 1min36s618. O resultado, naturalmente, deixou o paraibano com boas expectativas para o treino de classificação deste sábado, que começa às 11h25.


 


“É sempre bom liderar um treino, e estamos bem para o treino de classificação”, declarou o piloto. “Mas ainda precisamos melhorar um pouco para a corrida, e vamos continuar trabalhando. O Porsche é um carro competitivo, e temos chance de terminar o fim de semana com um bom resultado”, declarou.


 


Embora tenham terminado o dia com o melhor tempo no combinado dos tempos da manhã e da tarde, Xandy Negrão e Andreas Mattheis fecharam a sexta-feira muito mais preocupados do que animados. Um sentimento compartilhado com a dupla Ricardo Rosset e Walter Salles.


 


Isso porque a dupla não ficou satisfeita com a nova determinação mundial da GT3, que prevê o acréscimo de mais 30 kg ao peso total do carro, que já havia recebido 110 kg de lastro antes da etapa de Brasília. Os bólidos da GT3 possuem configurações totalmente distintas, reunindo modelos com motor de oito litros contra outros de apenas quatro litros. Por isso, a medida faz parte do programa de ajuste dos vários tipos de carro que competem na categoria, visando equilibrar a competição.


 


“Começamos a ter problemas de freio por causa do peso”, declarou Mattheis. “Depois de poucas voltas tive que diminuir muito o ritmo, em cerca de 1s5, e mesmo assim tive dificuldade para parar o carro nas freadas mais fortes”, acrescentou.


 


A norma internacional também não agradou ao ex-piloto de Fórmula 1 Ricardo Rosset, que terminou o dia de trabalho dedicado à recuperação da liderança do campeonato perdida após a rodada dupla de Brasília.


 


“Na Europa os Ford GT também tiveram problemas de freio por causa do lastro, e em Interlagos, uma pista com freadas mais fortes do que em Brasília, esse problema ficou mais evidente. Mas a disputa entre os dois carros da marca está equilibrada, e nossa meta é brigar pela ponta para defender o campeonato”, encerrou.


 


A programação deste sábado do Telefônica Speedy GT3 Brasil prevê a realização de mais um treino livre, às 8h55, além de um treino de classificação, às 11h25, e da primeira corrida do fim de semana – com largada marcada para as 15h10. O resultado completo do segundo treino livre realizado nesta sexta-feira em São Paulo foi o seguinte:


 


1º) A.Hermann/V.Brito (P9, SP/PB), 1:36.224, média de 161.21 Km/h
2º) W.Salles/R.Rosset (FG, RJ/SP), 1:36.618
3º) A.Mattheis/X.Negrão (FG, RJ/SP), 1:36.618
4º) L.Kaesemodel/A.Feldmann (VC, PR/PR), 1:36.697
5º) A.Mazzochi/M.Stumpf (VC, RS/RS), 1:37.055
6º) C.Ricci/R.Derani (F4, RS/SP), 1:37.333
7º) E.Fittipaldi/W.Fittipaldi (P9, SP/SP), 1:37.358
8º) P.Bonifacio/I.Hoffmann (LG, SP/PR), 1:37.669
9º) R.Cattalini/Jorge Neto (F4, PR/SP), 1:37.955
10º) W.Ebrahim/F.Ebrahim (VC, PR/PR), 1:38.435
11º) C.Crespo/R.Moreno (F4, SP/DF), 1:38.985
12º) M.Hahn/A.Khodair (F4, SP/SP), 1:39.233
13º) A.Rodrigues/L.Burti (VC, RJ/SP), 1:39.996
14º) F.Casagrande/G.Negrão (VC, DF/SP), 1:41.608
15º) W.Derani/G.Losacco (F4, SP/SP), 49:12.517

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *