GT3 Brasil : Teste de equalização tem 8 modelos diferentes entre os 10 primeiros

Resultado indica que objetivo de equilibrar o desempenho dos supercarros já foi atingido. Equipes brasileiras enviaram epresentantes. Carro escolhido por Piquet fica em 9º.

O primeiro teste de equalização dos modelos da categoria GT3 de todo o mundo mostrou que se pode esperar uma temporada 2008 bastante competitiva. A constatação é do diretor-técnico do Brasil GT3 Championship, Ivo Sznelwar, que esteve presente aos ensaios realizados no final da semana passada, em Monza, Itália. “Entre os dez mais rápidos, tivemos oito modelos diferentes, o que mostra que o trabalho de equalização vem sendo excelente, já que a GT3 conta com carros de caracterÁ­sticas construtivas bastante distintas”, explicou Sznelwar. “As conclusões deste primeiro teste estão sendo analisadas pela FIA, que coordena o trabalho, e no próximo dia 31 de março, em Nogaro (França), teremos o segundo teste, quando serão fixados os parâmetros finais para a equalização. Mas a primeira conclusão é que teremos vários modelos bastante competitivos em 2008”, completa Sznelwar, engenheiro especializado em automobilismo de competição que trabalha para a SRO Latin America, empresa que organiza a GT3 no Brasil.


Ao todo, 25 exemplares de onde modelos diferentes participaram dos testes de equalização. O modelo mais veloz nos dois dias de ensaio em Monza foi o clássico e arrojado Porsche GT3 Cup S, novo modelo cujo desempenho é o parâmetro de equalização dos demais: “Ou seja, os engenheiros e técnicos da FIA procuram aproximar a velocidade dos outros supercarros com a do Porsche, de forma que ele seja a baliza do trabalho realizado em todos os modelos”, explica Ivo Sznelwar. O segundo lugar ficou com o belo e eficiente Corvette Z06R, vice-campeão europeu no torneio de pilotos e campeão entre as equipes. Outro modelo norte-americano inspirado na linhagem dos muscle cars, o Dodge Viper Competition Coupé cravou o terceiro melhor tempo, com o britânico Aston Martin DBRS9 (de linhas bastante ousadas, tanto que foi o modelo escolhido para estrelar o filme mais recente de James Bond) garantindo a quarta marca.


Nelson Piquet – Carro a ser utilizado pelo tricampeão em sua estréia na GT3, o belÁ­ssimo Ford GT ficou com a nona classificação com um modelo preparado pela equipe suÁ­ça Matech GT Racing. O que não quer dizer que esteja fora dos parâmetros de alto nÁ­vel de competitividade, já que o Ferrari (campeão europeu de pilotos e vice-campeão por equipes) cravou um até modesto décimo tempo. “Estes testes são indicativos, mas não definitivos”, explica Ivo Sznelwar. “Eles indicam a situação de equilÁ­brio no momento. Mas este panorama vai mudar, para melhor, pois agora mesmo a FIA está analisando tanto os tempos obtidos na pista quando os pacotes de desenvolvimento propostos por cada marca para a temporada 2008. Uma coisa é certa, pelo que vimos em Monza este ano promete muito”, conclui o diretor-técnico da GT3 brasileira.


Mais brasileiros – Além de Sznelwar, a presença nacional se deu em Monza também por representantes enviados pelas equipes. Entre eles estava a dupla de pilotos campeã de 2007, Andréas Mattheis e Xandy Negrão, da equipe Medley, que enviou também os técnicos Artur Fernandes, Sidney Corrêa e o francês Patrick Grandidier. O time baseado em Petrópolis (RJ) deve competir com um Ford GT. O piloto de Stock Car Wagner Ebrahim esteve nos testes com o engenheiro MaurÁ­cio Ferreira, da equipe Full Time, que terá a cargo dois Viper Competition. O piloto e chefe de equipe Leandro de Almeida, acompanhado de um engenheiro brasileiro, visitou Monza para observar o desempenho do Ford GT, já que o carro de Nelson Piquet estará sob seus cuidados. Outro observador foi o engenheiro alemão Dick Martin, encarregado do Lamborghini Gallardo da dupla Ingo Hoffmann/Paulo Bonifácio, uma das mais cotadas para 2008.


Confira os dez melhores em Monza:


1) Porsche GT3 Cup S (equipe Porspeed Competition, Bélgica), 1min53s066; 2) Corvette Z06R (Martini Callaway Racing, Alemanha), 1min53s067; 3) Dodge Viper Competition Coupé (La Torre Motorsport, Itália), 1min53s430; 4) Aston Martin DBRS9 (Hexis Racing, França), 1min53s530; 5) Aston Martin DBRS9 (Hexis Racing, França), 1min53s577; 6) Ascari KZ1R (Gravity Racing International, Bélgica), 1min53s687; 7) Corvette Z06R (MM-Racing, República Checa), 1min53s853; 8) Jaguar XKR (Apex Motorsport, Inglaterra), 1min53s878; 9) Ford GT (Matech GT Racing, SuÁ­ça), 1min53s944; 10) Ferrari F430 GT3 (Kessel Racing, SuÁ­ça), 1min53s972.