Categoria vai experimentar em BrasÁlia software que permite a troca de informações entre pilotos e direção de provas através de monitores LCD instalados nos painéis dos carros.
O TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil testará neste fim de semana mais uma novidade tecnológica que tem por objetivo aumentar a segurança dos pilotos em algumas das situações mais crÁticas de uma corrida. Quatro equipes da categoria usarão durante os treinos livres para a rodada dupla de BrasÁlia um inédito sistema bi-direcional de troca de informações. O dispositivo permite a comunicação entre pilotos e direção de prova através de uma combinação entre monitores tipo LCD (liquid crystal display, ou tela de cristal lÁquido), mostradores tipo LED (light emitting diode, ou diodo emissor de luz) e botões de emergência instalados nos painéis dos veÁculos.
Este sistema representa uma versão mais moderna daquele usado atualmente em diversas categorias do automobilismo mundial, entre elas a Stock Car. Além de permitir que a direção de provas distribua avisos gerais de segurança – como a entrada do safety car ou a existência de uma bandeira vermelha -, o software desenvolvido na Argentina possibilita o envio de instruções especÁficas para um único piloto. E, por ser equipado com o sistema de posicionamento GPS, permite o monitoramento da velocidade e da posição de cada um dos carros durante toda a volta.
“Uma das vantagens deste sistema é que, por ser bi-direcional, ele permite que o piloto entre em contato com a direção de provas em caso de acidente ou quebra. Esse recurso dará mais agilidade aos procedimentos de resgateâ€, avalia Ivo Sznelwar, Diretor Técnico do TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil. “Por ser equipado com GPS, o sistema também mostra a velocidade real dos carros em cada ponto do circuito, e isso ajudará a direção de prova a fiscalizar a conduta dos pilotos em procedimentos de largada e de pit stops, por exemploâ€, acrescentou Sznelwar.
O sistema bi-direcional de informações só é usado atualmente na categoria Turismo Carretera, uma das mais populares da Argentina. Como benefÁcio extra aos pilotos, ele traz ainda a possibilidade de controle dos tempos de volta, e da existência de situações de perigo em trechos especÁficos da pista. A comunicação, no entanto, é restrita a pilotos e direção de provas. “O regulamento da categoria continuará permitindo, apenas, o contato direto entre piloto e equipe via rádioâ€, ressalta Sznelwar.
Os treinos para a terceira etapa do TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil começam ás 11h00 desta sexta-feira. Quem quiser acompanhar de perto as emoções do evento tem duas opções. Os ingressos para arquibancadas descobertas custam apenas R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada), e dão direito a assistir Á s corridas do sábado e do domingo. Uma alternativa atraente é o ingresso Plus GT3. Por R$ 150, ele oferece estacionamento e permite a visitação aos boxes em horários programados. O Plus GT3 não possui versão de meia-entrada.