IMSA WeatherTech SportsCar Championship: Pipo Derani/Johannes Van Overbeek vencem em Laguna Seca

A dupla Pipo Derani/Johannes Van Overbeek (Nissan DPi/ Extreme Speed Motorsports) venceu no domingo (09/09) a penúltima etapa do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, disputada em Laguna Seca, nos EUA. As duplas, Jon Bennett/Colin Braun (ORECA/ LMP2/Core Autosport) e Dane Cameron/Juan Pablo Montoya (Acura DPi/Team Penske), completaram o pódio no geral, e na classe Prototype.

Derani assumiu o carro com apenas 22 minutos de prova (Van Overbeek alinhou no final do grid da Prototype depois de perder o classificatório, por estar doente). Na relargada, após a terceira bandeira amarela da prova, com 46 minutos de prova, Derani rodou, ao tentar uma ultrapassagem, com o Nissan DPi #22 caindo para a 14ª posição, mas com o carro não sofrendo muitos danos.

Derani foi então recuperando posições, com excelentes ultrapassagens, como a sobre Montoya. Com 2h05 de prova (de um total de 2h40m) Derani ocupava a segunda posição, quando o lÁ­der Harry Tincknell (Mazda DPi/ Mazda Team Joest) rodou, ao levar um toque quando colocava uma volta em cima de Gustavo Yacaman (ORECA LMP2/PR1 Mathiasen Motorsports). Yacaman não sofreu nenhuma punição da Direção de Prova.

O brasileiro assumiu a ponta, e rapidamente abriu uma confortável vantagem. Recebendo a bandeira quadriculada com 10s9 de vantagem sobre Braun.  Cameron/Montoya fecharam o pódio.

Jonathan Bomarito/Tincknell terminaran em quarto. O brasileiro Felipe Nasr (Cadillac DPi/ Action Express Racing), em dupla com o norte-americano Eric Curran foi o quinto.

O brasileiro Hélio Castroneves, em dupla com o norte-americano Ricky Taylor (Acura DPi/Team Penske) terminou na 15ª posição geral, e sétima na classe Prototype. Taylor ocupava segunda posição, quando quebrou a suspensão dianteira direta, depois de um toque com Braun nas voltas finais.

A dupla Filipe Albuquerque/João Barbosa (Cadillac DPi/ Action Express Racing) não largaram. Barbosa se envolveu em um múltiplo acidente antes da linha de largada.

Curran/Nasr lideram o campeonato com 254 pontos, quatro a mais do que Bennett/Brown.

Pela classe LMGTE vitória da dupla Alexander Sims/Connor De Phillippi (BMW M8 GTE/BMW Team RLL)

Pela classe GTD vitória da dupla Katherine Legge/Álvaro Parente (Acura NSX GT3/ Meyer Shank Racing w/ Curb-Agajanian).

O brasileiro Oswaldo Negri (Ferrari 488 GT3/Garage Italia), em dupla com o italiano Franchesco Piovanetti, terminou na 21 posição geral, e sexto na classe GTD.

A última etapa, Petit Le Mans em Road Atlanta, com dez horas de duração, acontece no dia 13 outubro.

Final:

1 – van Overbeek/Derani (Nissan DPi) – ESM – 103 voltas
2 – Bennett/Braun (ORECA LMP2) – Core – 10”900
3 – Cameron/Montoya (Acura DPi) – Penske – 13”396
4 – Bomarito/Tincknell (Mazda DPi) – Joest – 16”872
5 – Nasr/Curran (Cadillac DPi) – AXR – 30”034
6 – Goikhberg/Simpson (ORECA LMP2) – JDC-Miller – 40”775
7 – Trummer/Alon (ORECA LMP2) – JDC-Miller – 51”236
8 – Saavedra/Yacaman (ORECA LMP2) – PR1 – 1 volta
9 – Jarvis/Nunez (Mazda DPi) – Joest – 2
10 – Sims/De Phillippi (BMW M8 GTE) – RLL – 3
11 – Bamber/Vanthoor (Porsche 911 RSR) – Porsche – 3
12 – Magnussen/Garcia (Corvette C7.R) – Corvette – 3
13 – Krohn/Edwards (BMW M8 GTE) – RLL – 3
14 – Gavin/Milner (Corvette C7.R) – Corvette – 3
15 – Castroneves/Taylor (Acura DPi) – Penske – 4
16 – Legge/Parente (Acura NSX GT3) – Shank – 6
17 – Lindsey/Bergmeister (Porsche 911 GT3 R) – Park Place – 6
18 – Keating/Bleekemolen (Mercedes-AMG GT3) – Riley – 6
19 – Sellers/Snow (Lamborghini Huracan GT3) – Miller – 6
20 – Potter/Lally (Audi R8 LMS GT3) – Magnus – 7
21 – Piovanetti/Negri (Ferrari 488 GT3) – Garage Italia – 7
22 – Hawksworth/Heinemeier Hansson (Lexus RC F GT3) – 3GT – 7
23 – MacNeil/Jeannette (Ferrari 488 GT3) – Scuderia Corsa – 7
24 – Montecalvo/Bell (Ferrari 488 GT3) – Scuderia Corsa – 7
25 – Baumann/Marcelli (Lexus RC F GT3) – 3GT – 7
26 – Long/Nielsen (Porsche 911 GT3 R) – Wright – 7
27 – Sharp/Dalziel (Nissan DPi) – ESM – 13
28 – Briscoe/Westbrook (Ford GT) – Ganassi – 32
29 – Foley/Auberlen (BMW M6 GT3) – Turner – 62
30 – Van Der Zande/Taylor (Cadillac DPi) – Taylor – 85
31 – Marks/Aschenbach (Acura NSX GT3) – Shank – 97
32 – Hand/Mueller (Ford GT) – Ganassi – 101
33 – Pilet/Tandy (Porsche 911 RSR) – Porsche – 103

Não largou:
Albuquerque/Barbosa (Cadillac DPi) – AXR –