Indy 500: Indy muda sistema de pontuação das 500 Milhas de Indianápolis

Na última terça-feira, a Indy anunciou algumas mudanças de regulamento para a temporada 2018. A maior delas é em relação ao sistema de pontuação do treino classificatório para as 500 Milhas de Indianápolis. Anteriormente todos os 33 pilotos classificados ganhavam pontos, a partir de agora apenas os nove mais rápidos pontuarão.

O pole position receberá nove pontos e a pontuação vai caindo de forma inversamente proporcional até que o nono colocado receba um ponto. Até 2017, o pole-position recebia recebia 42 pontos e o segundo colocado anotava 40. A pontuação ia reduzindo de dois em dois até o 10º colocado, que recebia 24 pontos. O 11º recebia 23 pontos e, dali em diante, caÁ­a de um em um ponto até o 33º colocado no grid.

A ordem do treino classificatório para a Indy 500 também sofreu alterações e será feito em sorteio, enquanto os treinos em outros ovais terão ordem inversa Á quela que os pilotos ocupam na classificação do campeonato. Ou seja, alguém que não tenha pontos irá começar a classificação antes do resto do pelotão. Se mais de um carro não tiver pontos, um sorteio será feito para determinar a ordem deles.

A pontuação dobrada continua valendo em Indianápolis e Sonoma, no encerramento do campeonato. Além disso, a Indy aumentou a quantidade de jogos de pneus disponÁ­veis em cinco eventos: os fins de semana em Phoenix, Detroit, Texas, Toronto e Iowa. Outra mudança relacionada é que pilotos fora do top-10 na classificação do campeonato não terão mais um jogo extra de pneus disponÁ­vel para eles no primeiro treino livre dos fins de semana de corrida.

Fonte: Gazeta Esportiva