Indy: Classificados, os pilotos brasileiros retomam os treinos em Indy

Mario Moraes faz a volta mais rápida nos treinos de hoje com a velocidade média de 358,4538 km/h.

O dia começou nublado e com chuva fina, mas deu uma trégua nesta tarde de quinta-feira (14). Depois de três dias longe da pista, os pilotos puderam recomeçar os treinos livres com uma tarde ensolarada na cidade de Indianápolis.

O paulista Mario Moraes, da equipe KV, teve um ótimo dia. Mario ficou com a primeira posição nos treinos de hoje, com a volta mais rápida da pista e uma velocidade média de 358,4538 km/h, conseguindo o tempo de 40s4061 no famoso oval de 4 Km. Completando um total de 103 voltas, Moraes teve a primeira chance de checar o seu carro com o acerto de corrida, após ter classificado seu carro no último sábado. A equipe trabalhou com mais “downforce” (pressão aerodinâmica) para tentar achar um acerto ideal para a corrida.

O paulista, Helio Castroneves (Penske) foi o terceiro melhor no circuito oval de Indianápolis. O piloto que não treinou no último domingo devido a problemas com o seu carro, teve a sua primeira oportunidade de testar o carro com acerto de corrida, após a conquista da pole. Ele deu 93 voltas, conseguido atingir a velocidade de 357,9002 km/h e o tempo de 40s4685.

O piloto baiano Tony Kannan (Andretti-Green), que foi um dos primeiros a entrar na pista hoje. Sua equipe já vem trabalhando desde domingo com acerto para corrida e o piloto ficou bem satisfeito com o treino de hoje, pois eles puderam testar várias coisas. Kanaan deu 63 voltas com o seu carro e mais sete voltas no carro da companheira de equipe Danica Patrick. A sua velocidade ficou em 357,0875 km/h , com o tempo de 40s5607.

O brasiliense, Vitor Meira (A.J. Foyt), 11º na tabela dos tempos, conseguiu a velocidade de 354.7701 km/h e o tempo de 40s8256. Vitor completou um total de 66 voltas. Eles fizeram várias mudanças durante toda a tarde e no fim do dia eles conseguiram encontrar um acerto melhor no carro.

O mineiro, Raphael Matos (Luczo Dragon) ficou com a 13ª posição do dia, percorrendo 85 voltas no circuito. A equipe Luczo Dragon focou o dia no acerto de corrida e, como os outros pilotos já classificados, treinou com bastante pressão aerodinâmica. Com isso o carro perde velocidade, mas o objetivo da equipe é fazer as mudanças aos poucos para encontrar o acerto ideal para a corrida. O piloto conseguiu atingir a velocidade de 354.6720 km/h e o tempo de 40s8369.

Amanhã os treinos livres começam ao meio dia (13h, horário de BrasÁ­lia). No mesmo horário, Sábado (16), acontecem os testes classificatórios para preencher do 23º ao 33º lugares do gride de largada. No domingo, “Bump Day”, os pilotos ainda sem classificar têm a chance de tentar bater o tempo do último colocado e tomar a vaga. A 93ª prova das 500 Milhas de Indianápolis será no dia 24 de maio, no Autódromo de Indianápolis.

 Mario Moraes – “O dia hoje foi muito bom, a equipe está muito feliz, eles fizeram um ótimo trabalho. Esta semana, a gente espera que não chova e que tenhamos lindos dias que nem hoje. Vamos trabalhar focando no acerto para corrida, estamos andando com mais “downforce” (pressão aerodinâmica) e isso faz com que o carro ande mais devagar e está todo mundo procurando andar em tráfego para acertar o carro para a corrida.”

Helio Castroneves – “Hoje demos 93 voltas, pois é, tentamos recuperar o que nós não andamos no domingo, infelizmente. Como o dia hoje está muito bom com sol e está até meio quente, a gente quer aproveitar estes dias de tempo bom, caso tenha algum dia ruim, e aproveitar e tentar várias coisas no carro, mas foi muito bom. Eu conheci bastante o carro novamente, nós não estamos procurando ser os mais rápidos, nós estamos procurando ser o constante e eu estou muito contente com o carro. Estamos testando umas coisinhas. É que nem uma salada, estamos misturando tudo, para quando acabar esperamos que esteja muito boa.”

 Tony Kanaan -“Na verdade a gente está tentando acertar o carro para corrida, foi um dia bom, a gente andou bastante. Realmente foi um dia produtivo, temos que continuar trabalhando para tentar achar um acerto para a corrida. Já estou contente com o que a gente tem. Agora realmente é só tentar melhorar. Eu andei no carro da Danica, precisávamos comparar algumas coisas e eu acabei andando no carro dela. Já virou um hábito isso acontecer. Acho que foi bom para todo mundo e conseguimos saber a diferença que existe entre os dois carros e não era de velocidade era só um acerto que a gente precisava saber, foi bem produtivo, vamos mexer no carro até domingo e testar tudo o que pudermos testar.”

 Vitor Meira – “Hoje foi o primeiro dia que saÁ­mos para fazer o acerto de corrida. Primeiro colocamos pneu velho e não foi tão bom. Depois fizemos algumas mudanças e colocamos pneus novos e começamos a fazer simulação, da forma que era para fazer e a partir deste momento as coisas melhoraram bastante. Na última saÁ­da fizemos com pneus novos e realizamos 18 voltas, muito consistentes e muito boas. Foi muito bom o dia, mas vamos continuar mexendo no carro e trocar muitas coisas, temos que melhorar, mas eu acho que estamos próximos.”

 Raphael Matos “Estamos trabalhando o carro, aos poucos melhorando, o dia está bom para treinar. Estamos trabalhando com acerto de corrida e com bastante “downforce” (pressão aerodinâmica) no carro, estamos trabalhando no tráfego e amanhã o trabalho continua. Estamos mexendo aos poucos no carro, tivemos alguns problemas durante o dia, mas estamos solucionando tudo aos poucos. Acho que o trabalho continua durante esta semana toda, muita concentração para o carro de corrida, agora é outro tipo de trabalho que a gente faz.”