Indy Lights: Equipe e piloto brasileiros vão disputar Fórmula Indy Lights

Rodrigo Barbosa faz parceria com a ELFF Racing na categoria de acesso da Fórmula Indy.

O Brasil vai estar duplamente representado na temporada 2009 da Indy Lights. Depois de alcançarem sucesso na Fórmula Atlantic National, Rodrigo Barbosa e a equipe ELFF Racing resolveram continuar a parceria subindo para a categoria de acesso Á  Fórmula Indy. â€œÉ a realização de um sonho. Pretendo disputar a Fórmula Indy e as 500 Milhas de Indianápolis e o caminho natural é competir na Indy Lights”, indica o paulista de 20 anos, que foi campeão regional da Fórmula Atlantic nos Estados Unidos em 2007.

 

Nesta primeira temporada na Indy Lights, o objetivo de Rodrigo Barbosa é aproveitar todas as oportunidades na pista para aprender e ganhar experiência na categoria. “A expectativa é ter um ano de muito aprendizado, alcançar gradualmente bons resultados para no ano que vem buscarmos o tÁ­tulo”, explica o piloto. Tanto ele quanto a equipe fazem a estréia na competição. â€œÉ tudo novo para aprender. Nós não conhecemos o carro nem as pistas. E existem muitas equipes boas na categoria”, conta.

 

A ELFF Racing é uma equipe sediada no estado da Carolina do Norte, de propriedade do paulista Edson DeGobbi, há muitos anos radicado nos Estados Unidos. Depois de ter conquistado vários tÁ­tulos na Fórmula Atlantic, o engenheiro que já trabalhou na Fórmula Indy resolveu retornar Á  Indy Lights para chegar em pouco tempo na categoria máxima do automobilismo norte-americano com uma formação totalmente brasileira. “Nos dias de hoje, com crise ou sem, os Estados Unidos sem dúvida é uma opção alternativa, tanto financeira quanto cultural. O Brasil não faz só bons pilotos, como é representado por uma equipe brasileira a mais de vinte e dois anos”, explica DeGobbi, que já trabalhou em categorias como Champ Car, Indy Car, e Fórmula Atlantic – onde conquistou quatro tÁ­tulos nacionais. “O brasileiro tem que dar mais atenção a uma equipe brasileira, que tem a mesma tecnologia dos americanos, onde o equipamento é igual para todos”, afirma.

 

Rodrigo acredita que o entrosamento com a equipe será fundamental para ter um ano bastante proveitoso. “Foi muito bom ter assinado com uma equipe brasileira. Tanto eu como o time terá que aprender muito, então um vai ajudar bastante o outro”, conta. Neste processo de aprendizado, o brasileiro já sabe qual será o maior desafio. “A principal dificuldade no inÁ­cio vão ser os ovais. Ainda tenho que aprender a andar lado a lado, no vácuo e a 310 km/h o tempo inteiro. Mas após a primeira corrida acredito que estarei bem mais adaptado”, garante.

 

E para amenizar essa dificuldade, Barbosa está testando bastante. “Fizemos 250 milhas de testes em ovais, que foram muito proveitosos para mim e para a equipe. Fomos bem e já pudemos aprender bastante. Agora precisamos trabalhar no acerto do carro para as pistas mistas”, completa.

 

Ele está confiante em alcançar os objetivos traçados neste inÁ­cio de temporada. “Eu conheço o DeGobbi. Sei que temos bons mecânicos e um bom engenheiro. O time é pequeno, mas muito bom. Podemos conseguir bons resultados para a estrutura que temos”, acredita. “O Rodrigo é bom piloto, rápido, larga muito bem e é constante. Ele também aprende corretamente, escuta tudo o que conversamos e tenta outras alternativas até acertarmos o que queremos. Será sem dúvida no futuro um bom piloto para a Indy Car”, atesta DeGobbi.

 

Está terceira temporada do jovem piloto nos Estados Unidos. Além do tÁ­tulo regional da Fórmula Atlantic e o quinto lugar no National em 2007, Rodrigo treinou na Fórmula Atlantic e na Indy Lights no ano passado. Os próximos testes acontecem no dia 20 de março, no Barber Motorsport Park, em Birmingham, no estado norte-americano do Alabama.

 

A Indy Lights terá 15 etapas e começa no dia 04 de abril, em San Petersburg. Além de Rodrigo Barbosa, está confirmada a participação de Bia Figueiredo pelo segundo ano.

 

Confira o calendário da temporada 2009 da Indy Lights:

 

1ª etapa: 04/04 – San Petersburg (circuito de rua)

2ª etapa: 05/04 – San Petersburg (circuito de rua)

3ª etapa: 19/04 – Long Beach (circuito de rua)

4ª etapa: 26/04 – Kansas (circuito oval)

5ª etapa: 22/05 – Indianápolis (circuito oval)

6ª etapa: 31/05 – Milwaukee (circuito oval)

7ª etapa: 20/06 – Iowa (circuito oval)

8ª etapa: 04/07 – Watikins Glen (circuito misto)

9ª etapa: 11/07 – Toronto (circuito de rua)

10º etapa: 26/07 – Edmonton (circuito de rua)

11º etapa: 01/08 – Kentuck (circuito oval)

12ª etapa: 09/08 – Mid-Ohio (circuito misto)

13ª etapa: 23/08 – Sonoma (circuito misto)

14ª etapa: 29/08 – Chicago (circuito oval)

15ª etapa: 09/10 – Miami (circuito oval)