Indy Lights: Estreante vence prova de abertura

O francês Jean-Karl Vernay (Sam Schmidt Motorsports) venceu neste domingo (28/03), em são Petersburgo, nos EUA, a etapa de abertura da temporada. Foi a estreia de Vernay na categoria de acesso da IndyCar. O belga Jay Heylen (Team E) e o inglês Stefan Wilson (Bryan Herta Autosport) completaram o pódio.

Disputada com chuva, a prova nas ruas da cidade da Flórida, foi encerrada na 35ª, das 45 voltas programadas.

Os pilotos largaram com pneus slick, com o pole-position James Hinchcliffe ((Team Moore) sendo acertando logo na curva um pelo canadense Philip Major (Sam Schmidt Motorsports), que por fora, pulava da nona posição do grid para a segunda, mas sem conseguir brecar na curva. O colombiano Sebastian Saavedra (Bryan Herta Autosport), assumiu a liderança.

Na 5ª volta Saavedra rodou na curva quatro, deixando a ponta para Vernay. Na volta seguinte a prova foi paralisada em bandeira vermelha para os pilotos colocarem pneus de chuva.

Vernay controlou o restante da prova, com a única chance de Heylen tentar a ultrapassagem acontecendo na última relargada, na 29ª volta. A bandeira amarela havia sido provocada pelo toque de Saavedra no muro, três voltas antes.

Ášnico brasileiro na prova, Rodrigo Barbosa (PDM), terminou na 9ª posição, após chegar a ocupar o 7º posto. Dezesseis carros disputaram a prova.

“Foi quando eu tive que jogar o carro pra fora para não bater na traseira de outro carro. Foi uma pena ter perdido muito tempo pra retornar, pois o carro estava bom e muitas vezes eu era o segundo mais rápido”, disse Barbosa em seu segundo ano na categoria.Â

Vernay lidera o campeonato com 52 pontos, seguido por Heylen, com 40. Barbosa, com 22, é o 9º.

A segunda etapa será realizada dia 11 de abril, no circuito misto de Birmingham, nos Estados Unidos.

Final:

1º) JK Vernay (França); Sam Schmidt Motorsports
2º) Jan Heylen (Bélgica); Team E
3º) Stefan Wilson (Inglaterra); Bryan Herta Autosport
4º) Charlie Kimball (EUA); AFS Racing / Andretti Autosport
5º) Gustavo Yacaman (Colombia); Cape Motorsports with Wayne Taylor Racing
6º) Martin Plowman (Inglaterra); AFS Racing / Andretti Autosport
7º) James Winslow (Inglaterra); Sam Schmidt Motorsports
8º) Jonathan Summerton (EUA); Walker Racing
9º) Rodrigo Barbosa (Brasil); PDM Racing   
10º)Junior Strous (Holanda); HVM Racing