Indy Lights: Raphael Matos decide título neste domingo

Atual líder, Matos busca a coroação na categoria de acesso da Fórmula Indy.

Neste domingo (7), em Chicago, a Indy Lights, assim como a Fórmula Indy, definirá o campeão da temporada 2008. O brasileiro Raphael Matos é o líder do campeonato e disputa o “caneco” com o italiano Richard Antinucci, que tem 3 pontos a menos na pontuação geral. Por isso, a última etapa da categoria promete ser a mais emocionante entre as 16 provas no total.

Rafa Matos, da equipe Andretti Green Racing, faz o seu primeiro ano na categoria, mas detém um retrospecto respeitado. Foram três vitórias (St.Petersburg, Watkins Glen e Mid-ohio), 4 pole-positions e 5 pódios. Desde Sonoma, há duas semanas, quando assumiu a liderança da competição, o mineiro preferiu não pensar nas possibilidades da prova desse domingo. “Concentrei em minha preparação física essa semana e estou tentando pensar o menos possivel em cenários que possam acontecer durante a corrida. Temos de esperar as posições de largada se definirem para pensarmos nisso”, comentou.

Se não pensou em sua corrida, Rafa Matos se espelha nas conquistas de outros brasileiros como inspiração. “Lembro de assistir a corrida que o Kiki (Cristiano da Matta) foi campeão, assim como a do Tony (Kanaan) também na Indy Lights. E hoje sou eu que vou para a decisão, isso é muito gratificante”, destacou.

Embora os treinos livres só iniciem neste sábado (6), assim como o treino oficial que definirá a ordem de largada, Matos tem uma noção do que esperar no autódromo da terceira maior cidade dos Estados Unidos, pois treinou em Chicago na semana passada. “A expectativa é grande e estou muito animado, principalmente, depois do teste que fizemos aqui. O carro está bem acertado e acredito que teremos condições de brigar pela pole position, que será importante porque as chances de me envolver em acidentes são menores. Nos concentramos bastante em andar no tráfego para simularmos as situações de corrida”, explicou o brasileiro, atual campeão da Fórmula Atlantic, categoria preliminar da extinta Champ Car.

Apesar de ter uma pequena vantagem de 3 pontos, Matos vê o GP de Chicago como mais uma etapa da categoria de acesso à Fórmula Indy, lugar que almeja alcançar no futuro. “Vamos encarar esse final de semana como se fosse outro qualquer da temporada. Precisamos nos concentrar nos treinos, na classificação e só depois pensarmos na estratégia para o título”, concluiu.

O Brasil também terá a paulista Bia Figueiredo, vencedora de uma corrida desse ano, na briga em Chicago para manter a 3a colocação no campeonato.

Classificação Geral:

1. Raphael Matos 472
2. Richard Antinucci 469
3. Ana Beatriz 409
4. J.R. Hildebrand 401
5. Dillon Battistini 378

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *