IndyCar: Bruno Junqueira acredita em bom desempenho em Watkins Glen

Uma pista que guarda muito dos tempos românticos do automobilismo e que, entre os anos 60 e 80, consagrou pilotos como Graham Hill, Jim Clark, Jackie Stewart e Niki Lauda, além de ter sido o palco da primeira vitória de Emerson Fittipaldi no Mundial de F-1.

Localizado no estado de Nova York, o circuito de Watkins Glen é o palco do segundo desafio em circuito misto da temporada da Indy Racing League (IRL), a décima etapa do campeonato, com largada Á s 16h30 (de BrasÁ­lia) de domingo. Além de dar fim a uma seqüência de sete corridas em ovais, a prova tem tudo para marcar um bom desempenho dos times vindos da ChampCar, mais acostumados ao desafio de acertar os carros para este tipo de traçado. É justamente com essa expectativa que o mineiro Bruno Junqueira (Alcompac/Telemont), que já teve a chance de acelerar (e vencer) em circuitos como MÁ´naco e Spa-Francorchamps encara mais este desafio. Serão 60 voltas nos 5.470m que mesclam curvas rápidas, freadas fortes e exigem muito do câmbio e dos freios.

Bruno vem de sua melhor posição de largada na temporada – o nono lugar, em Richmond – que só não se repetiu na corrida devido a um acidente em que o piloto da Dale Coyne não teve qualquer culpa. “Grandes expectativas me acompanham nesse fim de semana, depois de ter tido o meu melhor desempenho classificatorio na etapa passada em Richmond. Volto, depois de um longo periodo, a um circuito misto, onde vou andar com um novo chassi, e bastante confiante de que possa ter uma grande performance. Watkins Glen é mais um pista nova para mim, mas sendo um circuito misto, tenho certeza que rapidamente pegarei a mão, e poderei ser bastante competitivo.”

Como é habitual nesse tipo de pista, a sexta-feira é marcada por duas sessões de treinos livres, em que as equipes procuram trabalhar em condições de corrida e encontrar as regulagens ideais para os Dallara Honda. No sábado, os 27 pilotos serão divididos em dois grupos para mais uma sessão livre, que antecede a qualificação, novamente dividida em três setores, nos quais os mais velozes avançam até a superpole.

Programação (horários de BrasÁ­lia)

Sexta (4)
11h15/12h45 Primeiro treino livre
16h30/17h30 Segundo treino livre

Sábado (5)
10h30/11h Terceiro treino livre (Grupo 1)
11h/11h30 Terceiro treino livre (Grupo 2)
14h30/16h Treino classificatório

Domingo (6)
11h30/12h Warmup
16h30 Corrida (60 voltas)