IndyCar: Bruno Junqueira volta Á  pista para o Carburation Day, último treino antes da largada para as 500 Milhas de Indianápolis

Está chegando a hora. E, enquanto o pelotão comandado por Emerson Fittipaldi, que numa homenagem pelas duas vitórias na prova conduzirá o Pace Car, não começa as voltas de aquecimento Á  espera da bandeira verde, os 33 pilotos que disputam a 92ª edição das 500 Milhas de Indianápolis terão hoje um aperitivo e tanto para a corrida de domingo. A sexta-feira é, na imensa tradição do circuito da capital de Indiana, o Carburation Day. Dia em que, nos primórdios, as equipes faziam os ajustes na carburação dos carros, para enfrentar os mais de 800 quilÁ´metros de prova. Hoje os motores são alimentados por modernos sistemas de injeção eletrÁ´nica, mas o nome se manteve. A partir do meio-dia (de BrasÁ­lia), os carros terão uma hora para fazer os últimos ajustes, em busca do acerto ideal.

E, a exemplo do que procurou fazer antes mesmo de confirmar sua classificação – largará em 15º, fechando a quinta fila, com a marca conquistada na segunda qualificação, o mineiro Bruno Junqueira (Brasil Telecomunicações/Telemont) espera aproveitar a ocasião para fazer os últimos testes, uma espécie de ajuste fino, capaz de deixar o Dallara Honda da equipe Dale Coyne pronto para as condições da largada.
Desde domingo, quando treinou pela última vez, Bruno enfrentou, com toda a disposição, uma maratona de eventos promocionais e de caridade, com direito a uma visita a Nova York, onde posou para fotos ao lado dos demais pilotos em Wall Street. Até a largada, ainda há a participação na parada dos pilotos, que movimenta o centro da cidade no sábado. O mineiro não esconde a ansiedade para voltar Á  pista, e começar a sentir o clima do dia da corrida.


“Conseguimos um bom acerto para a prova, andando no tráfego, com tanque cheio e pneus desgastados. Mas uma hora a mais é sempre útil para os últimos ajustes. Além disso, de volta ao carro, já nos sentimos no ambiente da corrida. O público começa a aumentar e vivemos a atmosfera da prova”, explica.