IndyLights: Bia Figueiredo larga em 4º e Raphael Matos em 5º em Indianápolis

O Brasil terá este ano sua maior representação em Indianápolis. Depois de sete brasileiros classificarem para a 92ª Prova das 500 Milhas, hoje dois pilotos garantiram vaga nas 100 Milhas da Firestone Freedom, a corrida preliminar que acontece amanhã. A prova é válida pela Indy Lights, que é a categoria de acesso a IRL. Bia Figueiredo, da equipe Healthy Choice/ Sam Schmidt, larga na 4ª posição, e Raphael Matos, da Andretti Green, vem logo atrás, em 5º. O inglês Dillon Battistini, da Panther, será o pole position, e o australiano James Davison, Sam Schmidt, o 2º no grid.

A paulistana Bia Figueiredo se emocionou com sua primeira experiência no autódromo de Indianápolis. Na sessão de treinos pela manhã, ela reclamou que o vento atrapalhou um pouco, mas ficou satisfeita com as voltas de classificação. Ela fez a volta mais rápida em 47s8814, com a média de velocidade de 187.875 m/h.


“Indy é uma pista maravilhosa, histórica. Para mim está sendo impressionate estar aqui, eu tÁ´ realizando um sonho. Eu acho que eu ainda preciso aprender muito sobre corridas em ovais, aprender andar no vácuo, é tudo isso eu preciso aprender ainda, mas eu espero que a gente consiga largar na frente e eu possa ter aÁ­ uma corrida mais tranquila, brigando ali  pela ponta”, afirmou.


O mineiro Raphael Mattos tentou aproveitar os treinos para tirar a máxima velocidade do carro, mas segundo ele só na segunda sessão teve êxito.  Na volta classificatória, Raphael  virou em 48s0434 e a velocidade média de 187.849 m/h.


“Acho que foi uma boa sessão de qualificação.  Melhoramos o carro, mas eu acho que preciso um pouquinho mais (velocidade), mas  pra corrida história é diferente. Eu acho que a gente tem um carro que pode terminar no podium. Vamos tentar economizar pneu o máximo que der, no inÁ­cio e no meio da corrida, pra no final ter um equipamento que dê pra brigar”,  declarou.


A programação de amanhã terá os últimos treinos livres das 500 Milhas de Indianápolis de 11h Á s 12h e as 12h30, a prova das 100 Milhas da Firestone Freedom (Indy Lights).