IndyCar: Calendário da temporada 2011 tem duas novidades

Estréia do circuito de rua de Baltimore e volta do oval curto de New Hampshire integram calendário do ano que vem.

A temporada 2010 da Fórmula Indy está chegando a sua metade, no próximo domingo teremos em Watkins Glen a 9ª etapa da temporada de 17 corridas previstas. Mas, a direção da categoria está de olho também no calendário do próximo ano.

Neste domingo (27), durante a realização da prova de New Hampshire da Nascar Sprint Cup, campeonato norte-americano de stock-car, a Fórmula Indy anunciou que voltará a competir no oval de uma milha localizado em Loudon, uma pequena cidade com pouco menos de cinco mil habitantes em que a principal atração do local é o autódromo de New Hampshire Motor Speedway. O evento será realizado entre os dias 30 e 31 de julho do ano que vem. Para a promoção do evento, o atual campeão da Fórmula Indy, o escocês Dario Franchitti, fez uma exibição para o público presente em New Hampshire na tarde de ontem.

A pista de New Hampshire já recebeu corridas da Fórmula Indy durante a década de 90. Entre 1992 e 1995, a CART realizou provas neste oval curto de Loudon. Entre os anos de 1996 e 1998, a Indy Racing League disputou três corridas na pista que voltará ao cenário da categoria depois de treze anos. O Brasil tem uma vitória neste circuito com André Ribeiro em 1995 e uma pole-position com Marco Greco no ano de 1997.

Outra novidade para 2011, é a chegada da pista de rua de Baltimore, localizado no estado de Maryland, uma das principais cidades da região nordeste dos Estados Unidos com mais de 600 mil habitantes. A pista ficará na área central da cidade e os organizadores esperam receber cerca um público próximo de 100 mil pessoas durante os dias do evento e que a categoria movimente 70 milhões de dólares na região. A corrida de Baltimore está marcada para os dias 5 a 7 de julho, uma semana após a realização do GP de New Hampshire.

A corrida brasileira da Fórmula Indy mais uma vez será realizada em São Paulo, no circuito de rua do Anhembi, mas a novidade para o ano que vem é a mudança de data. A corrida está programada para acontecer no dia 1 de maio, com isso, a organização da corrida espera ter mais tempo para preparar a pista em relação ao curto espaço que teve neste ano devido ao carnaval, já que a passarela do samba é o principal ponto do circuito montado no parque do Anhembi.

A direção da Fórmula Indy não informou quantas corridas espera fechar o calendário da temporada do ano que vem, desde 2007, a categoria vem realizando 17 provas válidas pelo campeonato. As 500 milhas de Indianápolis do ano que vem, principal atração da categoria, será realizada no dia 29 de maio.