F1: Sebastian Vettel vence GP da Europa

O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) venceu neste domingo (27/06), o GP da Europa, em Valência, na Espanha, 9ª etapa da temporada. Foi a segunda vitoria de Vettel no ano e sexta na categoria. As McLaren dos ingleses Lewis Hamilton e Jenson Button completaram o pódio.

Pole-position Vettel manteve a ponta na largada, com seu parceiro de equipe, o australiano Mark Webber, saindo em segundo e pelo lado sujo da pista, sendo ultrapassado por Hamilton e pelas Ferrari do espanhol Fernando Alonso e Felipe Massa. Na primeira curva Hamilton e Vettel chegaram a tocar rodas, com a asa dianteira da McLaren sofrendo um leve dano, com ambos mantendo as posições.

A final da primeira volta Vettel liderava seguido por Hamilton, Alonso, Massa, o polonês Robert Kubica (Renault) o inglês Jenson Buton (McLaren), a dupla da Williams, o alemão Nico Hulkenberg e o brasileiro Rubens Barrichello, com Webber na 9ª posição.   Â

Com a corrida comprometida Webber entrou nos boxes logo ao final da 7ª volta, perdendo alguns segundos na troca do pneu dianteiro esquerdo. O australiano voltou atrás da Lotus do finlandês Heikki Kovalainen. Três voltas depois, com um carro sabiamente muito mais veloz, Webber tentou passar Kovalainen, que defendendo a posição (não estando errado, mas sabendo da diferença de carros) antecipou a freada para evitar a ultrapassagem, com o Red Bull entrando em alta velocidade na traseira do Lotus.

Webber voou pelos ares, aterrissando de cabeça para baixo, indo acertar a barreira de pneus, já com as rodas para cima.  Com o carro destruÁ­do, mas com a célula de sobrevivência intacta, o piloto saiu ileso do cockpit.

Com o Safety-Car acionado a maioria dos pilotos, da 5ª posição para trás entraram nos pits, com os quatro primeiros colocados já tendo que completado uma volta inteira. Vettel já tinha passado pela saÁ­da dos pits quando o carro de segurança entrou na pista, com Hamilton acelerando para também passar antes do SC. A manobra iria render mais tarde um drive-through para Hamilton.

Vettel e Hamilton retornaram a pista em 1º e 2º, Alonso caindo para 10º e Massa, que teve que esperar o pit stop do espanhol, para 17º. A Sauber decidiu manter na pista Kamui Kobayashi, que havia largado com pneus duros, com o japonês assumindo a 3ª posição.

Na 14ª volta a prova recomeçou. Vettel manteve a posição, seguido por Hamilton e Kobayashi, que segurava o restante do pelotão. Numa pista de rua sem pontos de ultrapassagem, a prova seguiu sem emoções, com Hamilton cumprindo a punição na 25ª volta. Com uma tranquila vantagem sobre Kobayashi Hamilton manteve a 2ª posição.

Hamilton começou a diminuir a diferença para Vettel, porém perdeu tampo atrás do brasileiro Bruno Senna (Hispania) e o alemão Timo Glock (Virgin), que disputavam as últimas posições. Os dois acabariam se tocando depois, quando Senna abriu para a passagem de Kobayashi. O sobrinho de Ayrton Senna, com o bico do carro quebrado, teve que ir aos boxes.

Na 50ª volta Hulkenberg encostou o seu Williams fora da pista, abandonando. O novato, que vinha na 10ª posição, ficou furioso com o abandono, chegando a chutar os pneus da cerca de proteção.

Faltando quatro voltas para o final Kobayashi entrou nos boxes, para como manda o regulamento, colocar pneus moles. Button passou para a 3ª posição, seguido por Barrichello, Kubica e o alemão Adrian Sutil (Force India) um dos grandes beneficiados pelo Safety-Car.

As voltas finais viram um pouco de emoção, com a disputa pelo 7ª lugar, entre Buemi, que se defendia dos ataques de Alonso e Kobayashi, que vinha com pneus novos. Na volta final o japonês mergulhou, ultrapassando Alonso, conquistando depois na última curva, a 7ª posição de Buemi. O espanhol Pedro de la Rosa (Sauber), completou a zona de pontuação.

Com o anúncio de que nove pilotos (Button, as duas Williams, as duas Force India, as duas Renault, de La Rosa e Buemi) estavam sob investigação, após a prova, o resultado oficial estava pendente.

Algumas horas depois a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou a punição.  Os nove pilotos tiveram cinco segundos acrescidos ao tempo final, por não terem andado abaixo da velocidade limite quando o Safety Car entrou na pista.

As sete primeiras posições foram mantidas: Vettel, Hamilton, Button, Barrichello, Kubica, Sutil e Kobayashi. Alonso e Buemi tiveram as posições invertidas, com de La Rosa perdendo a 10ª posição para o alemão Nico Rosberg (Mercedes), que havia chegado em 12º, atrás de Petrov. Glock, por não respeitar as bandeiras azuis, foi punido com 20 segundos.

Massa passou da 14ª para a 11ª posição. O brasileiro Lucas di Grassi (Virgin) foi o 17º, com Senna em 20º. A Lotus, que completava 500 GPs ( 491 como a lendária Lotus de Colin Chapman entre 1958 e 1994) teve o italiano Jarno Trulli na 21ª posição.

Hamilton lidera o campeonato com 127 pontos, seis a mais do que Button. Vettel, em 3º, soma 115, seguido por Webber com 103. Massa é o 8º com 67, com Barrichello, com 19, na 11ª posição.

Nos construtores a McLaren tem 248 pontos, 30 a mais do que a Red Bull. Em 3º a Ferrari soma 163.

Final:

1° Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): 57 voltas
2° Lewis Hamilton (ING/McLaren): a 5s
3° Jenson Button (ING/McLaren): a 12s6*
4° Rubens Barrichello (BRA/Williams): a 25s6*
5° Robert Kubica (POL/Renault): a 27s1*
6° Adrian Sutil (ALE/Force India): a 30s1*
7° Kamui Kobayashi (JAP/Sauber): a 30s9
8° Fernando Alonso (ESP/Ferrari): a 32s8
9° Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso): a 36s2*
10° Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a 44s3
11° Pedro de la Rosa (ESP/Sauber): a 47s4*
12° Vitaly Petrov (RUS/Renault): a 48s2*
13° Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 46s6
14° Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso): a 48s2
15° Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 48s8
16° Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India): a 50s8
17° Lucas Di Grassi (BRA/Virgin): a uma volta
18° Timo Glock (ALE/Virgin): a duas voltas
19° Karun Chandhok (IND/Hispania): a duas voltas
20° Bruno Senna (BRA/Hispania): a duas voltas
21° Jarno Trulli (ITA/Lotus): a quatro voltas

* Acréscimo de cinco segundos ao tempo final

Abandonaram
Nico Hulkenberg (ALE/Williams): volta 50
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus): volta 9
Mark Webber (AUS/Red Bull): volta 9