IndyCar: Em Napa Valley”, Tony Kanaan confia no preparo fÁ­sico e bom retrospecto

Desgaste fÁ­sico e economia de pneus podem fazer a diferença na etapa da Fórmula Indy.

Neste domingo (23) acontece o GP de Sonoma, na Califórnia, na bela região onde são produzidos os tradicionais e famosos vinhos californianos, nomeada de “Napa Valley.”. Pelo nome sugestivo, o brasileiro Tony Kanaan sempre brincou estar “em casa”. E não é apenas brincadeira não, pois o piloto da Andretti Green Racing já disputou quatro corridas no autódromo cercado de subidas e descidas em alta e média velocidade e finalizou duas delas no pódio, sendo a mais relevante a de 2005, quando foi ao lugar mais alto. Ano passado, Kanaan voltou a comemorar com champanhe – também produzidos na região – ao concluir na terceira colocação e ambos troféus da prova são destaques de sua sala no escritório em Miami, bem diferente do habitual, e como não poderia ser diferente, com garrafa de vinho de enfeite. A classificação na prova californiana passa Á  ser fundamental para aqueles que almejam brigar pela vitória e, embalado pelo trabalho na sede da AGR nos últimos dias, Kanaan se candidata a uma vaga.

“Sonoma é uma pista muito técnica, cheia de variações de subidas e descidas, curvas cegas e um grande desafio para nós pilotos e para os engenheiros também. Vale muito a experiência na questão de poupar esforço, pois é uma prova extremamente desgastante fisicamente, a mais forte do ano, além se ser bem difÁ­cil de ultrapassar. Como tivemos uma semana inteira livre, pude fazer uma programação de treinos fÁ­sico especÁ­ficos para Sonoma, além de trabalhar com meu pessoal em Indianápolis. No entanto, é uma pista que gosto muito de correr e me divirto muito porque parece que estamos em uma montanha russa. Fui o primeiro a vencer quando a pista entrou no calendário da Indy e ainda fiz 11 flexões no pódio (rs). Espero voltar a sentir o gosto do champanhe californiano”, explicou o baiano, que tem 13 vitórias e 10 pole-positions no currÁ­culo desde 2003.

Na Califórnia, a Andretti Green terá um quinto carro. O francês Franck Montagny se junta a Kanaan, Danica Patrick, Marco Andretti e Hideki Mutoh. “Eu trabalhei com ele em uma prova da ALMS (American Le Mans Series) e nós ganhamos a corrida. Ele é um ótimo piloto e vai nos ajudar”, destacou o brasileiro.

Aos cinco integrantes da AGR e os seus adversários, a Fórmula Indy programou que eles poderão usar nesse domingo o “push to pass” por 15 vezes com duração de 15 segundos cada, o que resulta num acumulo de até 20 cavalos de potência no motor e facilita uma ultrapassagem. A novidade iniciou nesse ano no GP de Kentucky e foi aprovado por todos. Vale ressaltar que é preciso um intervalo de 10 segundos para voltar a usa-lo novamente. Sobre os pneus, a Firestone disponibilizou seis jogos de pneus preto – composto duro – e três com faixa vermelha – mole – para cada. Será a primeira vez que os pneus moles serão usados em Sonoma tendo mais aderência e possibilitando voltas mais rápidas. Os times são obrigados a usar cada um dos tipos por pelo menos duas voltas em bandeira verde. Como só foi programado um treino livre antes da classificação no sábado (22), a estratégia e economia podem fazer a diferença. No último GP, em Mid Ohio, Ryan Briscoe, da Penske, conquistou a pole-position por ter sido o único que tinha dois jogos de pneus vermelhos no Q3.

O GP de Sonoma, que encerra as disputas em circuitos mistos da temporada 2009, acontece Á s 18h45 (horário de BrasÁ­lia) e terá transmissão ao vivo para o Brasil pela Band.Â