O australiano Ryan Briscoe, da Penske, venceu neste domingo (1º/06), o GP de Milwaukee, 6º etapa da temporada. Foi a sua primeira vitória na categoria. O neozelandês Scott Dixon, da Ganassi, foi o 2º, seguido pelo brasileiro Tony Kanaan, da Andretti-Green.
Logo na primeira volta aconteceu a primeira bandeira amarela, devido a detritos na pista. O espanhol Oriol ServiÁ , da KV, levou um toque, ficou lento na pista, caindo para a última posição. O pole-position, o norte-americano Marco Andretti, da Andretti-Green, manteve a ponta, seguido pelo compatriota Graham Rahal, da Newman-Haas-Lanigan e Dixon.
Na relargada, na 10º volta, Dixon passou Rahal, começando a pressionar Andretti. Apenas trinta voltas depois o neozelandês conseguiu superar o filho de Michael Andretti. Com problemas no carro, Andretti começou a perder posições, caindo para a 8º posição na 57º volta.
Novamente por detritos na pista a bandeira amarela foi acionada na 64º volta. Depois das paradas nos boxes, Dixon liderava, seguido por Castroneves e Rahal. Com a bandeira verde Dixon abriu vantagem para Castroneves. O piloto da Penske começou aos poucos a diminuir a diferença, grudando em Dixon na 110º volta.
Rahal bateu na curva 4, na 130º volta, provocando a terceira amarela. Dixon manteve a liderança, seguido por Castroneves e Briscoe, no recomeço da prova, na 140º volta.
Na 161º volta Briscoe assumiu a segunda posição, ao superar Castroneves. Cinco voltas depois, foi a vez do inglês Dan Wheldon, da Ganassi, ganhar a posição do brasileiro.
Dixon liderava com Briscoe diminuindo a desvantagem volta a volta, até o australiano ultrapassar o lÁder da temporada, na 176º volta.
Com a prova em bandeira verde, Briscoe parou nos boxes na 194º volta, devolvendo a liderança para Dixon. Nove voltas depois o neozelandês fez a sua parada. Briscoe era lÁder, com Dixon em 2º, seguido por Wheldon, Kannan e Castroneves.
Muito pressionado por Dixon, Briscoe contou com a sorte, faltando três voltas para o termino da prova. Andretti forçou para cima de Ed Carpenter, da Vision. Os dois norte-americanos rodaram, levantando muito fumaça e bloqueando a pista. Sem visão, o brasileiro Vitor Meira, da Panther, acertou o carro de Andretti, decolando na pista. O japonês Hideki Mutoh, da Andretti-Green, tocou de leve no muro, ao tentar desviar. Ninguém se feriu nos toques.
A bandeira amarela voltou Á pista, com a prova terminando assim. Briscoe, que largou na 11º posição, deu a Penske a sua primeira vitória desde o GP do Texas no ano passado. Depois de liderar 147 voltas, Dixon foi o 2º, apenas 0s0487 atrás, com Kannan na 3º posição.
Wheldon foi o 4º, seguido por Castroneves e ServiÁ , que fez uma grande prova depois de cair para último na primeira volta.
Bernoldi, da Conquest, terminou em 16º. Depois de largar em 8º, o brasileiro adotou uma estratégia de parar logo no começo da prova, perdendo muitas posições. Bruno Junqueira, da Dale-Coyne, foi o 18º. Meira, mesmo batendo, foi classificado na 22º posição. Logo a seguir terminaram Mario Moraes, da Dale-Coyne e Jaime Câmara, da Conquest.
Dixon lidera o campeonato com 234 pontos. Castroneves é o vice-lÁder, somando 206. Wheldon é o 3º com 185. O 4º é Kannan, com 174.
A próxima etapa acontece na noite do próximo sábado, no Texas.
Final:
1. Ryan Briscoe Team Penske 225 voltas
2. Scott Dixon Chip Ganassi Racing a 0.0487
3. Tony Kanaan Andretti Green Racing a 1.8413
4. Dan Wheldon Chip Ganassi Racing a 2.9314
5. Helio Castroneves Team Penske a 4.6704
6. Oriol Servia KV Racing Technology a 14.2217
7. Justin Wilson Newman/Haas/Lanigan Racing a 1 volta
8. EJ Viso HVM Racing a 1 volta
9. Danica Patrick Andretti Green Racing a 1 volta
10. Buddy Rice Dreyer & Reinbold Racing a 1 volta
11. Townsend Bell Dreyer & Reinbold Racing a 1 volta
12. Hideki Mutoh Andretti Green Racing a 1 volta
13. Darren Manning AJ Foyt Enterprises a 2 voltas
14. Will Power KV Racing Technology a 2 voltas
15. Ryan Hunter-Reay Rahal Letterman Racing a 2 voltas
16. Enrique Bernoldi Conquest Racing a 3 voltas
17. A.J. Foyt IV Vision Racing a 3 voltas
18. Bruno Junqueira Dale Coyne Racing a 3 voltas
19. John Andretti Roth Racing a 3 voltas
20. Ed Carpenter Vision Racing a 4 voltas
21. Marco Andretti Andretti Green Racing a 4 voltas
22. Vitor Meira Panther Racing a 5 voltas
23. Mario Moraes Dale Coyne Racing 218 voltas
24. Jaime Camara Conquest Racing 218 voltas
25. Graham Rahal Newman/Haas/Lanigan Racing 129 voltas
26. Mario Dominguez Pacific Coast Motorsports 107 voltas