IndyCar: Helio Castroneves e Tony Kanaan completam 15 anos de automobilismo nos EUA

Desde a chegada às competições norte-americanas, eles somaram um título na Fórmula Indy, três vitórias nas 500 milhas de Indianápolis e testes na Fórmula 1

Foi em março de 1996, há exatamente quinze anos, que Helio Castroneves e Tony Kanaan começaram a parte mais importante de suas carreiras, chegando do automobilismo europeu para correr nos Estados Unidos. Sonhavam alto, sonhavam com o título da Fórmula Indy, conquistado por Tony Kanaan em 2004, e sonhavam com vitórias nas 500 milhas de Indianápolis, alcançadas por Helio Castroneves em 2001, 2002 e 2009. Até o sonho que deixaram adormecido, a chance de pilotar um carro de Fórmula 1, acabou se realizando com sessões de testes para Helio Castroneves em 2002 e Tony Kanaan em 2005.

Os dois pilotos brasileiros, rivais de alto nível desde os primeiros passos no esporte a motor, disputam a partir deste domingo (27) mais uma temporada da IZOD Indy Car Series, que começa no circuito de rua de St. Petersburg, na Flórida, unidos pelo patrocínio brasileiro da cerveja Itaipava e TNT Energy Drink. “Estou muito contente por ter iniciado esta conversa entre a equipe e o Grupo Petrópolis para que a Itaipava e TNT Energy Drink fossem os primeiros patrocinadores brasileiros na Penske, o que sem dúvida é uma grande oportunidade para todos”, afirma Helio Castroneves.

“Sempre vi o enorme apoio que o Grupo Petrópolis dá ao automobilismo brasileiro e fico muito feliz de ver que agora faço parte deste time”, acrescenta o piloto, que venceu três vezes e ficou em quarto lugar no campeonato, além de conquistar a pole position para as 500 milhas de Indianápolis em 2010. Tony Kanaan teve longos meses de negociação antes de ser anunciado oficialmente como piloto da KV Racing Technology-Lotus, na última segunda-feira (21). No time, ele terá como chefe de equipe o experiente Jimmy Vasser, norte-americano campeão da Fórmula Indy em 1996.

“Primeiro eu gostaria de agradecer. Fazia muito tempo que eu não precisava batalhar por patrocínio, mas esta voltou a ser a minha realidade no fim do ano passado e o Grupo Petrópolis foi a primeira empresa que me recebeu de braços abertos, todos acreditaram e é muito legal fazer parte deste grupo. Tem tudo para ser um ano bom, de transição, mas estou muito contente”, revela Tony Kanaan. No ano passado, ele chegou a vencer uma etapa e terminou o campeonato na sexta posição.

O calendário da Fórmula Indy em 2011
27 de março, St. Petersburg, EUA
10 de abril, Alabama, EUA
17 de abril, Long Beach, EUA
1º de maio, Itaipava São Paulo Indy 300 Nestle, Brasil
29 de maio, Indianápolis, EUA
12 de junho, Texas, EUA
19 de junho, Milwaukee, EUA
26 de junho, Iowa, EUA
10 de julho, Toronto, Canadá
24 de julho, Edmonton, Canadá
7 de agosto, Mid-Ohio, EUA
14 de agosto, New Hampshire, EUA
28 de agosto, Sonoma, EUA
4 de setembro, Baltimore, EUA
18 de setembro, Motegi, Japão
2 de outubro, Kentucky, EUA
16 de outubro, Las Vegas, EUA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *