IndyCar: Helio Castroneves vence no Barber Motorsports Park

O brasileiro Helio Castroneves (Penske) venceu neste domingo (11/04), no circuito misto do Barber Motorsports Park, no Alabama, nos EUA, a 3ª etapa da temporada. A dupla da Ganassi, o neozelandês Scott Dixon e o escocês Dario Franchitti completaram o pódio.

Com a dificuldade dos pilotos em ultrapassar na ondulada pista do Alabama, a estratégia de pit stops se tornou a principal atração da prova.

Quando o japonês Takuma Sato (KV Racing) teve problemas em seu carro, na 11ª volta, acionando a primeira bandeira amarela da prova, a maioria dos lideres, incluindo o australiano Will Power (Penske) e o inglês Mike Conway (Dreyer & Reinbold) e o brasileiro Tony Kanaan (Andretti Autosport), entraram para o primeiro, de uma estratégia de três pit stops.

Castroneves, o norte-americano Marco Andretti (Andretti Autosport) e a dupla da Ganassi não entraram nos pits, alongando ao máximo a permanência na pista, e economizando combustível para apenas duas paradas nos boxes.

Na relargada Castroneves era o líder, contudo logo na curva cinco Andretti ultrapassou o brasileiro pela primeira posição. Andretti mantinha a frente, seguido por Castroneves, Dixon e Franchitti, que economizavam mais combustível do que o piloto da Andretti Autosport.

Faltando 34 voltas para o final Andretti entrou para o seu segundo e último pit stop. O piloto retornou à pista a frente de Castroneves, mas sabendo que precisaria de uma bandeira amarela para conquistar a vitória.

Para economizar combustível Andretti se posicionou atrás do retardatário norte-americano Graham Rahal (Sara Fisher Racing) passando a se defender de Castroneves volta a volta e permitindo a aproximação de Dixon. Porém faltando oito voltas para o final teve que entrar nos boxes para um terceiro pit stop, caindo para quinto, atrás de Castroneves, Dixon, Franchitti e Power. Para azar de Marco três voltas depois a suíça Simona de Silvestro (HVM) rodou na curva cinco, proporcionando a segunda bandeira amarela.

Nas duas voltas finais Castroneves controlou as investidas de Dixon, vencendo pela 17ª vez na categoria. Dixon, em 2º, ficou frustrado devido à punição que levou logo no começo da corrida. A direção de prova julgou que o neozelandês ultrapassou Andretti e Castroneves antes da linha de partida, ordenado o piloto que devolvesse as posições, o que lhe custou a vitória.

Power foi o 4º, seguido por Andretti e o australiano Ryan Briscoe (Penske).

Entre os demais cinco brasileiros na prova, Kannan foi o 8º, Mario Moraes (KV Racing), 13º, Raphael Matos (deFerran/Luczo Dragon), 14º , Vitor Meira (A.J.Foyt) 18º e Mario Romancini (Conquest) o 22º. Todos os 25 pilotos que largaram chegaram ao final.

Power lidera o campeonato com 136 pontos. Castroneves é o vice-líder com 104, seguido por Franchitti, com 94.

A próxima etapa do campeonato da Fórmula Indy será no domingo que vem em Long Beach, a terceira corrida em pista de rua neste ano.

Final:

1. Helio Castroneves Team Penske 90 voltas    
2. Scott Dixon Chip Ganassi Racing 90      
3. Dario Franchitti Chip Ganassi Racing 90      
4. Will Power Team Penske  90      
5. Marco Andretti Andretti Autosport 90      
6. Ryan Briscoe Team Penske 90      
7. Justin Wilson Dreyer & Reinbold Racing 90      
8. Tony Kanaan Andretti Autosport 90      
9. Mike Conway Dreyer & Reinbold Racing 90      
10. Alex Tagliani FAZZT Race Team 90      
11. Dan Wheldon Panther Racing 90      
12. Ryan Hunter-Reay Andretti Autosport 90      
13. Mario Moraes KV Racing Technology 90      
14. Raphael Matos de Ferran Luczo Dragon Racing 89      
15. Hideki Mutoh Newman/Haas/Lanigan Racing 89      
16. E.J. Viso KV Racing Technology 89      
17. Graham Rahal Sarah Fisher Racing 89      
18. Vitor Meira A.J. Foyt Enterprises   89      
19. Danica Patrick  Andretti Autosport  89      
20. Bertrand Baguette Conquest Racing 89      
21. Simona De Silvestro Team Stargate Worlds/HVM 89      
22. Mario Romancini Conquest Racing 89      
23. Alex Lloyd Dale Coyne Racing 89      
24. Milka Duno Dale Coyne Racing 86      
25. Takuma Sato KV Racing Technology 68

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *