LMS: Novo Audi R15 vence em Paul Ricard

Com o novo Audi R15 plus, o trio Rinaldo Capello/Tom Kristensen/Allan McNish (Audi Sport Team Joest), venceu neste domingo (11/04), Á s 8 Horas de Paul Ricard, na França, etapa de abertura da Le Mans Series. O trio Adrian Fernandez/Harold Primat/Stefan Mücke (Aston Martin Racing/ Lola Aston Martin) terminou em 2º, com o trio Andrea Belichi/Jean-Christophe Boullion/Guy Smith (Rebellion Racing/ Lola B10/60 Coupé-Rebellion) completando o pódio.

O italiano “Dindo” Capello recebeu a bandeirada de chegada com cinco voltas de vantagem sobre o mexicano Adrian Fernandez, que sofreu com dois furos de pneus, no começo e no final da prova. Apesar dos contratempos, que não influenciou na vitória tranquila da Audi, o Aston Martin terminou em 2º, com mais de um minuto de vantagem sobre Lola B10/60 da Rebellion Racing.

O trio Olivier Panis/Nicolas Lapierre/Stéphane Sarrazin (Team Oreca Matmut/ Peugeot 908 HDi FAP) que largou na pole-position, terminou em 4º. No começo da prova o trio perdeu oito voltas nos boxes, devido a um problema no carro.

O trio Soheil Ayari/Didier Andre/LoÁ¯c Duval (Team Oreca Matmut/ Oreca 01-AIM) chegou em 5º, seguido pelo trio Pierre Ragues/Franck Mailleux/Vanina Ickx (Signature Plus/ Lola Aston Martin). Os seis primeiros carros pertencem a Classe LMP1.

O Campeão Mundial de F-1 de 1992, o ingles Nigel Mansell (Beechdean Mansell/ Ginetta-Zytek 90S) em trio com os filhos Leo e Greg, foi o 8º na Classe LMP1 e 14º no geral.

Pela Classe LMP2 vitória, e sétima posição geral, do trio Nick Leventis/Danny Watts/Jonny Kane (Strakka Racing/ HPD ARX-01).

O brasileiro Thomas Erdos (RML/ Lola HPD Coupé) terminou em 3º na classe LMP2, e 9º no geral. Ele dividiu a condução com os ingleses Mike Newton/Andy Wallace.

Pela nova Classe FLM vitória do trio Damien Toulemonde/David Zollinger/Ross Zampatti (Applewood Seven/ Formula Le Mans-Oreca 09). No geral foram 15º.

A dupla Marc Lieb/Richard Lietz (Team Felbermayr Proton/ Porsche 997 GT3 RSR) venceu na Classe LMGT2, sendo 18º no geral.

O trio Giancarlo Fisichella/Toni Vilander/Jean Alesi (AF Corse/ Ferrari F430 GT) chegou em 3º na Classe LMGT2. O segundo carro da AF Corse, que largou na pole-position com o brasileiro Jaime Melo e o italiano Gianmaria Bruni, abandonou 152º volta, com o semieixo quebrado. Antes, na segunda hora de prova a dupla teve um pneu furado.

O único carro da Classe LMGT1, do trio Gabriele Gardel/Patrice Groueslard/Julien Canal (Larbre Competition/ Saleen S7-R), chegou na 24ª posição.

A próxima etapa acontece no dia 9 de maio, os Mil QuilÁ´metros de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Final:

1º) Rinaldo Capello/Tom Kristensen/Allan McNish (ITA/DIN/ESC) Audi Sport Team Joest, Audi R15 TDI, classe LM P1, 266 voltas em 8h00min36s415
2º) Adrian Fernandez/Harold Primat/Stefan Mücke (MEX/FRA/ALE) Aston Martin Racing, Lola Aston Martin, classe LM P1, a 5 voltas
3º) Andrea Belichi/Jean-Christophe Boullion/Guy Smith (ITA/FRA/ING) Rebellion Racing, Lola B10/60 Coupé-Rebellion, classe LM P1, a 5 voltas
4º) Olivier Panis/Nicolas Lapierre/Stéphane Sarrazin (FRA/FRA/FRA) Team Oreca Matmut, Peugeot 908 HDi FAP, classe LM P1, a 8 voltas
5º) Soheil Ayari/Didier Andre/LoÁ¯c Duval (FRA/FRA/FRA) Team Oreca Matmut, Oreca 01-AIM, classe LM P1, a 8 voltas
6º) Pierre Ragues/Franck Mailleux/Vanina Ickx (FRA/FRA/BEL) Signature Plus, Lola Aston Martin, classe LM P1, a 10 voltas
7º) Nick Leventis/Danny Watts/Jonny Kane (ING/ING/ING) Strakka Racing, HPD ARX-01, classe LM P2, a 16 voltas
8º) Richard Hein/Guillaume Moreau (MON/FRA) Oak Racing, Pescarolo-Judd, classe LM P2, a 16 voltas
9º) Thomas Erdos/Mike Newton/Andy Wallace (BRA/ING/ING) RML, Lola HPD Coupé, classe LM P2, a 17 voltas
10º) Mattieu Lahaye/Jacques Nicolet (FRA/FRA) Oak Racing, Pescarolo-Judd, classe LM P2, a 17 voltas
11º) Nicolas Prost/Neel Jani (FRA/SUI) Rebellion Racing, Lola B10/60 Coupé-Rebellion, classe LM P1, a 18 voltas
12º) Karim Ojjeh/Tim Greaves/Thor-Christian Ebbesvik (SAU/ING/NOR) Team Bruichladdich, Ginetta-Zytek 09 S, classe LM P2, a 18 voltas
13º) Ferdinando Geri/Andrea Piccini/Giacomo Piccini (ITA/ITA/ITA) Racing Box, Lola B09 Coupé-Judd, classe LM P2, a 20 voltas
14º) Nigel Mansell/Leo Mansell/Greg Mansell (ING/ING/ING) Beechdean Mansell, Ginetta-Zytek 90S, classe LM P1, a 23 voltas
15º) Damien Toulemonde/David Zollinger/Ross Zampatti (FRA/FRA/AUS) Applewood Seven, Formula Le Mans-Oreca 09, classe LM P2, a 29 voltas
16º) Mathias Beche/Christophe Pillon/Vincent Capillaire (FRA/SUI/FRA) Hope Polevision Racing, Formula Le Mans, classe LM P2, a 29 voltas
17º) Andrea Barlesi/Alessandro Cicognani/Gary Chalandon (BEL/ITA/FRA) Dams, Formula Le Mans Oreca 09, classe LM P2, a 31 voltas
18º) Marc Lieb/Richard Lietz (ALE/AUT) Team Felbermayr Proton, Porsche 997 GT3 RSR, classe GT2, a 33 voltas
19º) Steve Zacchia/Luca Moro/Wolfgang Kaufmann (SUI/FRA/ALE) Hope Polevision Racing, Formula Le Mans, classe LM P2, a 35 voltas
20º) Martin Ragginger/Christian Ried/Patrick Long (AUT/ALE/EUA) Team Felbermayr Proton, Porsche 997 GT3 RSR, classe GT2, a 35 voltas
21º) Giancarlo Fisichella/Toni Vilander/Jean Alesi (ITA/FIN/FRA) AF Corse, Ferrari F430 GT, classe GT2, a 35 voltas
22º) Pierre Ehret/Phil Quaife/Pierre Kaffer (ALE/ING/ALE) CRS Racing, Ferrari F430 GT, classe GT2, a 35 voltas
23º) Luis Peres Companc/Matias Russo (ARG/ARG) AF Corse, Ferrari F430 GT, classe GT2, a 35 voltas
24º) Gabriele Gardel/Patrice Groueslard/Julien Canal (SUI/FRA/FRA) Larbre Competition, Saleen S7-R, classe GT1, a 37 voltas
25º) JÁ¶rg Müller/Dirk Werner (ALE/ALE) BMW Team Schnitzer, BMW M3, classe GT2, a 41 voltas
26º) Julien Schell/Jean-Christophe Metz/Frederic da Rocha (FRA/SUI/POR) Pegasus Racing, Courage-Oreca LC75-AER, classe LM P2, a 47 voltas
27º) Raymond Narac/Patrick Pilet (FRA/FRA) IMSA Performance Matmut, Porsche 997 GT3 RSR, classe GT2, a 47 voltas
28º) Peter Dumberck/Tom Coronel/Jeroen Bleekemolen (ALE/HOL/HOL) Spyker Squadron, Spyker C8 Laviolette GT2-R, classe GT2, a 51 voltas
29º) Jean de Pourtales/Hideki Noda/Jonathan Kennard (FRA/JAP/FRA) KSM, Lola B08/47, classe LM P2, a 78 voltas
 
NÁƒO COMPLETARAM
Dominik Farnbacher/Allan Simonsen (ALE/AUS) Hankook Team Farnbacher, Ferrari F430 GT, classe GT2, a 62 voltas
Dean Stirling/Luke Hines/Edoardo Piscopo (ING/FRA/FRA) Dams, Formula Le Mans Oreca 09, classe LM P2, a 63 voltas
Peter Kuteman/Maurice Basso/John Hartshorne (ING/SUI/ING) JMB Racing, Formula Le Mans Oreca 09, classe LM P2, a 63 voltas
Miguel Amaral/Oliver Pla/Warren Hughes (POR/FRA/ING) Quifel-ASM Team, Ginetta-Zytek 09 S, classe LM P2, a 66 voltas
Dominik Kraihamer/Nicolas de Crem/Bernard Delhez (AUT/BEL/BEL) Boutsen Energy Racing, Formula Le Mans Oreca 09, classe LM P2, a 71 voltas
Philippe Salini/Stéphane Salini/Tristan Gommendy (FRA/FRA/FRA) WR/Salini, WR-Zytek, classe LM P2, a 98 voltas
Jaime Melo/Gianmaria Bruni (BRA/ITA) AF Corse, Ferrari F430 GT, classe GT2, a 114 voltas
Andrew Kirkaldy/Tim Mullen (ESC/ING) CRS Racing, Ferrari F430 GT, classe GT2, a 143 voltas
Marco Cioci/Piergiuseppe Perazzini/Luca Pirri (ITA/ITA/ITA) Racing Box, Lola B09 Coupé-Judd, classe LM P2, a 150 voltas
Michel Frey/Ralph Miechtry/Tyler Dueck (SUI/SUI/CAN) Race Performance, Radical SR9-Judd, classe LM P2, a 200 voltas
Robert Bell/Darren Turner (ING/ING) JMW Motorsport, Aston Martin V8 Vantage, classe GT2, a 201 voltas
Marco Holzer/Richard Westbrook (ALE/ING) Prospeed Competition, Porsche 997 GT3 RSR, classe GT2, a 212 voltas