Peça mais barata do carro da Champ Car impediu que amazonense conseguisse uma boa posição no grid de largada.
Um imã do tamanho de uma bateria de relógio de pulso, e que provavelmente seja uma das peças mais baratas de um Champ Car, impediu que o brasileiro Antonio Pizzonia (Rocketsports Racing) conseguisse no sábado uma boa posição no grid de largada para o GP de Long Beach, última prova da história da categoria, que será disputada neste domingo (20/4), na Califórnia (EUA), a partir das 17 horas (horário de BrasÁlia). “Carro de corrida é assim, de vez em quando nos prega alguma surpresa, nem sempre agradávelâ€, desabafou o amazonense, que vai largar da sétima fila, amargando apenas a 14ª posição no grid. A pole position ficou com o inglês Justin Wilson (Newman/Haas/Lanigan Racing), com o tempo de 1min06s902.
No inÁcio da segunda sessão classificatória Antonio Pizzonia saiu com o seu primeiro jogo de pneus macios novos, mas duas interrupções da prática com bandeira vermelha destruÁram suas chances de alcançar uma boa marca. Faltando sete minutos para o encerramento do treino, a Rocketsports Racing mandou o brasileiro para o circuito de rua com o segundo jogo de pneus, para fazer a sua última tentativa. Porém, neste momento o volante do monoposto, que é um verdadeiro computador, apresentou um problema eletrÁ´nico que reduzia as marchas sozinho.
“O carro ficou maluco. Quando a carga no acelerador era de menos de 20%, ele mandava uma informação errada e o câmbio selecionava as marchas para baixoâ€, explicou o piloto que vai disputar a temporada 2008 da Copa Nextel Stock Car pela K-med Racing. “Depois a equipe verificou que o que causou isto foi um imã, do tamanho de uma moedinha de cinco centavos de real, e que talvez custe isto. Mas foi capaz de estragar nosso plano de largar entre os dez primeirosâ€. Pizzonia ficou com a marca de 1min08s463.
Entre os outros brasileiros, o melhor foi Enrique Bernoldi (Conquest Racing), que vai largar em oitavo com 1min07s682. Bruno Junqueira (Dale Coyne Racing) foi o 11º com 1min07s786, Mário Moraes (Dale Coyne Racing) ficou com o 17º posto com 1min09s729, e o veterano Roberto Moreno (Minardi/HVM) no 19º lugar com 1min14s348.