IndyCar: Lotus será mais uma fornecedora de motores para a Fórmula Indy

Categoria já conta com três fabricantes de motores para 2012.

Em menos de uma semana a Fórmula Indy anunciou duas novas fabricantes de motores a partir da temporada 2012. Após a Chevrolet anunciar na última sexta-feira (12) a entrada na categoria, hoje foi a vez da Lotus divulgar a sua chegada na Indy.

Com sua sede em Norfolk, na Inglaterra, a Lotus tem uma rica história no automobilismo mundial. Na Fórmula Indy o nome Lotus teve maior importância no ano de 1965 quando venceu as 500 milhas de Indianápolis com Jim Clark. Neste ano de 2010, a empresa Lotus foi patrocinadora e parceira técnica da equipe KV Racing Technology.

“A Lotus é única no mundo automotivo, nenhuma empresa de carros foi mais bem sucedida em uma variedade tão grande de categorias esportivas. Le Mans, Rally, Protótipos, Fórmula 1 e Fórmula Indy. Este ano, juntamos a equipe KV Racing na Indy e vamos aumentar significamente nossa participação para o próximo ano. No entanto, em 2012 as equipes da IndyCar terão a oportunidade de escolher o motor e kit aerodinâmico fabricado pela Lotus”, disse Dany Bahar, presidente de operações da Lotus.

“Lotus é um nome conhecido nas corridas, com uma longa associação aos maiores nomes do automobilismo. Estamos honrados pela escolha da Lotus em ser uma das fabricantes de motores”, comentou Randy Bernard, presidente da Fórmula Indy.

Com a chegada da Lotus, a Fórmula Indy passa a ter uma fabricante de motor européia (Lotus), uma fabricante asiática (Honda) e uma fornecedora norte-americana (Chevrolet).

Os motores da Fórmula Indy para a temporada 2012 serão turbos V6 de 2.4 litros com aproximadamente 700 HP de potência. Para o ano que vem a Honda continua como única fabricante e o motor será o atual, aspirado. O combustível utilizado será o etanol brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *