IndyCar: Mário Moraes fecha o último treino na terceira colocação
Os pilotos estão prontos, os carros e as equipes também. Após quase um mês de trabalhos, Mário Moraes e a KV Racing Technology estão preparados para a disputa das 500 milhas de Indianápolis, no domingo (24 de maio), no Indianapolis Motor Speedway em Indiana, EUA. O brasileiro garantiu sua posição no grid no Pole Day, o primeiro dia da classificação, e largará em sétimo.
Então, o acerto do carro para a corrida virou o foco de Moraes e sua equipe. E os treinos da semana passada, entre 14 e 17 de maio, serviram para avaliar diversos ajustes no carro número 5, e acrescentar experiência ao jovem piloto, de 20 anos. O desempenho de Moraes foi surpreendente, andando sempre entre os cinco primeiros.
“Logo em meu segundo ano em Indianápolis, consegui garantir a vaga no “Pole Day”, na sétima colocação, o que foi muito bom. Durante a semana passada, trabalhamos bastante no acerto para a corrida e andamos sempre entre os cinco primeiros. Temos um bom carro de corrida. No entanto, são 500 milhas, ou seja, uma prova muito longa”, afirmou Moraes. “A equipe KV Racing fez um grande trabalho o mês todo, nós temos um carro muito bom e sólido para a corrida. Eu acho que nós temos uma boa chance de terminar no top-10 e ainda mesmo ser capaz de lutar pela vitória. Eu preciso estar focado e ser paciente em toda a corrida, nós não podemos vencê-la na primeira volta”, concluiu.
Nessa sexta-feira (22), foi realizado o último treino antes da corrida de 500 milhas. Assim como nos treinos anteriores, Mário andou muito bem, e passou grande parte do treino em segundo. Ao final de uma hora, o piloto foi superado apenas pelo brasileiro Hélio Castroneves, e pelo australiano Will Power, ambos da Penske. Castroneves, aliás, é o pole-position da 93ª edição da lendária prova. O “Carburation Day” ainda conta com campeonato de pit-stop, shows, sessão de autógrafos, entrevistas e ações com patrocinadores. Além da corrida de 100 milhas da categoria de base, Indy Light, vencida por Wade Cunningham. No sábado (23), acontece a tradicional Parada Oficial da prova, onde todos os 33 pilotos do grid desfilam em carros conversíveis pelo centro de Indianápolis, levando milhares de fãs a loucura.
A evolução de Mário no circuito de Indiana é latente. Essa será a segunda participação de Moraes no superspeedway oval de 2,5 milhas. Ano passado, em sua estréia no IMS, ele correu pela equipe Dale Coyne Racing. Largou em 28º e terminou a corrida em 18º. As 500 milhas de Indianápolis é apenas a 12ª vez de Moraes em ovais, sendo a melhor colocação um 10º lugar em Nashville, em 2008. Mesmo ano de sua melhor posição final na categoria, um sétimo lugar no circuito misto de Watkins Glen. A corrida é válida pela quarta etapa da Fórmula Indy. O paulista está em 19º no campeonato, com 43 pontos. A Band transmite a prova neste domingo (24) para todo o Brasil a partir das 14h (horário de Brasília).