IndyCar: Pista de Mid-Ohio acentua exigência de preparo físico, diz Meira

A temporada 2010 da Fórmula Indy terá sequência neste domingo (8). A 12ª das 17 etapas vai confrontar os 27 pilotos no circuito misto de quase quatro quilômetros de Mid-Ohio, na cidade de Lexington. “É uma pista como muitas das europeias onde eu comecei a pilotar monopostos na década de 90”, relembra Vitor Meira, que atua na Fórmula Indy defendendo a equipe A.J. Foyt Racing. “Todo mundo gosta de correr nessa pista”, revela o piloto brasileiro.

Meira vê o circuito de Lexington como especial. “Tem subidas e descidas, é uma pista boa para ultrapassagens, onde há um pouco de tudo. O carro precisa ser bom em todos os trechos. O asfalto não tem ondulações e a aderência é muito boa, então você pode ser agressivo em todas as curvas”, resume. “Isso significa que você pode frear depois do que pensa, mas precisa ter confiança que vai fazer isso. E faz, porque o nível de aderência permite essa tentativa”.

O desgaste físico e um ponto para o qual Meira chama atenção. “Estamos falando de um dos circuitos que mais exigem preparo físico no calendário da Indy. A aderência é acentuada e isso também faz com que a direção fique mais pesada, isso exige que o piloto esteja muito bem descansado antes da corrida”, aponta. “Eu costumo aliviar o ritmo de exercícios de quarta-feira em diante na semana da corrida. Você também tem de estar bem alimentado e bem hidratado”.

O brasileiro disputou duas corridas em Mid-Ohio. Em 2007, em um fim de semana de complicações, largou em 18º e abandonou depois de 54 voltas, depois de enfrentar problemas mecânicos com o carro da Panther. Em 2008, já correndo pela A.J. Foyt Racing, foi 11º no grid e ficou em sexto na corrida, em que a equipe saiu-se bem na mudança da condição de pista, de molhada para seca. Meira não correu em 2009 – recuperava-se de um acidente sofrido em Indianápolis.

A A.J. Foyt Racing mantém um histórico de bons resultados na pista de Mid-Ohio. Em 2007, o inglês Darren Manning largou em oitavo, teve de fazer um pit stop para reabastecimento a 10 voltas do final e terminou em sexto. No ano seguinte, Manning largou em 21º e terminou em oitavo. Na prova de 2009, o norte-americano Ryan Hunter-Reay, substituindo Meira, foi sétimo no grid e assegurou o melhor resultado da equipe em corridas no ano – terminou em quarto.

PROGRAMAÇÃO
A programação da etapa da Indy em Mid-Ohio será aberta na sexta-feira (6), com um treino livre de 60 minutos a partir das 17h. No sábado (7) haverá mais um treino livre, a partir das 10h, e a sessão classificatória, marcada para 13h35. A corrida de domingo, com 85 voltas, terá largada às 16h – todos os horários são referentes a Brasília, situada uma hora à frente de Lexington no fuso horário. O canal por assinatura Bandsports transmitirá a prova ao vivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *