IndyCar: Público aprova realização da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé

Pesquisa de satisfação aponta que a corrida desse ano agradou ainda mais os espectadores do que a primeira edição em 2010

Durante os quatro dias de preparação, treinos e a prova da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, o Observatório do Turismo – núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo – realizou um levantamento com o público. Os resultados foram melhores que no ano passado, quando ocorreu a primeira edição da corrida na capital paulista. Itens como Segurança que, em 2010, obteve aprovação de 35,2% dos espectadores com avaliação “boa”, alcançaram 70,9% de classificação “excelente” em 2011. Outros pontos bem avaliados foram o circuito, segurança e circulação interna (ver abaixo).

Por tratar-se de um circuito de rua, montado em uma região da cidade, a distribuição dos estacionamentos foi o único ponto de avaliação negativa na pesquisa. Nesta questão, as autoridades recomendavam e insistiam que o torcedor se utilizasse do transporte público: a SPTrans criou três linhas especiais com destino ao Circuito Anhembi, saindo das regiões de Santana, Barra Funda e Aeroporto de Congonhas, enquanto várias outras linhas regulares tiveram sua frota reforçada para atender a demanda e duas outras com o itinerário alterado. Além disso, historicamente, por sua localização e configuração, circuitos de rua não oferecem locais privilegiados de estacionamento em qualquer parte do mundo.

Para Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo – empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo e também responsável por administrar o Anhembi Parque e o Autódromo de Interlagos -, o sucesso na realização da Fórmula Indy é resultado da experiência de São Paulo em receber grandes eventos. “Uma cidade acostumada em receber atrações de grande porte tem know-how para prestar serviços como segurança, transporte, acomodação e alimentação. Isso foi muito bem representado nos resultados positivos do ano passado e mostra que, no próximo ano, alcançaremos a excelência”, diz.

Segundo ele, São Paulo é a cidade na América Latina que mais tem condições de sediar eventos. “Não é a toa que somos líderes nesse segmento. Os eventos são fonte de atração de turistas, geram emprego e renda e movimentam a economia da cidade. É claro que existem coisas a aperfeiçoar, mas a demanda vai gerar uma melhoria, inclusive, na infraestrutura da cidade. Precisamos ser tolerantes e trabalhar juntos para São Paulo continuar crescendo em vários aspectos”, completou Carvalho.

São Paulo é a única cidade a receber as duas maiores categorias de monopostos do automobilismo mundial.

Quesitos avaliados (maiores avaliações):

Local de Venda de Ingressos – 72,2% (Excelente)
Circuito – 81,25% (Excelente)
Conforto – 36,51% (Excelente)
Banheiros – 32,80% (Excelente)
Limpeza – 46,90% (Excelente)
Sinalização Interna – 68,80% (Excelente)
Sinalização Externa – 60,32% (Excelente)
Estacionamentos na Região – 37,50% (Ruim)
Alimentação e Bebidas – 33,33% (Excelente)
Serviço de Taxi – 72,73% (Excelente)
Serviço de Segurança – 70,97% (Excelente)
Acesso Interno – 58,73% (Excelente)
Acesso Externo – 52,38% (Excelente)
Circulação Interna – 70,30% (Excelente)
Circulação Externa – 53,97% (Excelente)
Visibilidade da Arquibancada – 42,19% (Excelente)
Compras – 35,56% (Muito Bom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *