IndyCar: Ryan Hunter-Reay vence em Iowa

O norte-americano Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport) venceu na noite de sábado (23/06), o GP de Iowa, 9ª etapa da temporada. Foi a segunda vitória consecutiva de Hunter-Reay. O norte-americano Marco Andretti completou a dobradinha da Andretti Autosport. O brasileiro Tony Kanaan (KV Racing) foi o 3º.



Devido a chuva, a largada da prova foi adiada em quarenta minutos.  Com problemas no cambio, o canadense Alex Tagliani (BHA) ficou parado na pista, ainda nas voltas de apresentação. Antes de a bandeira verde ser agitada, a turbina do motor do escocês Dario Franchitti (Ganassi), pole-position, estourou, com o tetra-campeão abandonando.  A bandeira amarela foi agitada.

A prova recomeçou na 9ª volta, com o brasileiro Helio Castroneves (Penske), que com a saída de Franchitti “herdou” a pole, mantendo a ponta. O brasileiro passou então a segurar o canadense James Hinchcliffe (Andretti Autosport), até a 51ª volta, quando o canadense conseguiu a ultrapassagem.

Na 68ª volta, o líder do campeonato, o australiano Will Power (Penske) e o venezuelano Ernesto Viso (KV Racing) se enroscaram provocando a segunda bandeira amarela.  Com os pilotos entrando nos pits, para torça de pneus e reabastecimento, o brasileiro Rubens Barrichello (KV Racing) liderou a 71ª volta e o britânico James Jakes (Dale Coyne) a seguinte.

Castroneves saiu dos boxes a frente de Hinchcliffe, reassumindo a ponta na 73ª volta. Dez voltas depois a bandeira verde foi agitada. O norte-americano J.R.Hildebrand (Panther) acertou o muro da curva um, na 98ª volta, acionando a 3ª amarela. Castroneves manteve a ponta na relargada, na 110ª volta.

Castroneves liderou até a 155ª volta, quando Hunter-Reay assumiu pela primeira vez a liderança, por duas voltas. O neozelandês Scott Dixon (Ganassi) assumiu a ponta, até a 176ª volta. O australiano Ryan Briscoe (Penske) liderou as duas voltas seguintes.

Na 179ª volta, o norte-americano Josef Newgarden (Sarah Fisher Hartman Racing) tentou ultrapassar Briscoe, por fora, acertando a lateral do rival, que foi para o muro. Quarta bandeira amarela.

Dixon reassumiu a ponta, a ponta na 183ª volta. Andretti liderou as duas anteriores. Na 194ª volta aconteceu a relargada, com Dixon em primeiro. Três voltas depois Hinchcliffe acertou o muro da curva quatro, acionando outra amarela. Dixon manteve a posição no recomeço, na 203ª volta.

Perdendo aderência nos pneus, Dixon foi superado por Hunter-Reay na 237ª volta. Pouco depois, Andretti e Kanaan também superaram Dixon.

Faltando duas voltas para o final a inglesa Katherine Legge (Dragon), bateu na curva dois. Em bandeira amarela, Hunter-Reay venceu seguido por Andretti e Kanaan (que punido alinhou na19ª posição).

Dixon foi o 4º, seguido pelo francês Simon Pagenaud (Schmidt Hamilton), último no grid, e Castroneves.

Barrichello, os norte-americanos Ed Carpenter (Ed Carpenter Racing) e Graham Rahal (Ganassi) e o inglês Justin Wilson (Dale Coyne) fecharam os dez primeiros.

Castroneves liderou o maior número de voltas: 133. Dixon liderou 76, Hinchcliffe 19, Hunter-Reay 15, Andretti três, Briscoe duas, Barrichello e Jakes uma cada.

Carpenter fez a melhor volta da prova: 17s7343 (181.479 mph) na 213ª volta.

Mesmo com o abandono, Power manteve a liderança do campeonato, com 286 pontos, apenas três de vantagem sobre Hunter-Reay, novo vice-líder.  Dixon é o 3º com 231, seguido Castroneves com 261. Kanaan, com 235 é o 7º. Barrichello é o 15º com 164.

A próxima etapa acontece em Toronto, no Canadá, no dia 08 de julho.


Final:


1º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet) 250 voltas
2º. Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet) 250 voltas
3º. Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet) 250 voltas
4º. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda) 250 voltas
5º. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda) 250 voltas
6º. Hélio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet) 250 voltas
7º. Rubens Barrichello (BRA/KV-Chevrolet) 250 voltas

8º. Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet) 250 voltas
9º. Graham Rahal (EUA/Chip Ganassi-Honda) 250 voltas
10º. Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda) a 1 volta
11º. Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda) a 2 voltas
12º. Takuma Sato (JAP/Rahal Letterman-Honda) a 3 voltas
13º. James Jakes (ING/Dale Coyne-Honda) a 5 voltas
14º. Simona de Silvestro (SUI/HVM-Lotus) a 6 voltas
15º. Katherine Legge (ING/Dragon-Chevrolet), abandonou
16º. Alex Tagliani (CAN/BHA-Honda), abandonou
17º. James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet), abandonou
18º. Ryan Briscoe (AUS/Penske-Chevrolet), abandonou
19º. Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda), abandonou
20º. Mike Conway (ING/A. J. Foyt-Honda), abandonou
21º. Oriol Servià (ESP/Dreyer & Reinbold-Chevrolet), abandonou
22º. J. R. Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet), abandonou
23º. Will Power (AUS/Penske-Chevrolet), abandonou
24º. Ernesto Viso (VEN/KV-Chevrolet), abandonou
25º. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda), abandonou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *