IndyCar: Tony Kanaan vai ao pódio em Detroit e assume a 3a posição no campeonato

Brasileiro ultrapassa Dan Wheldon na classificação do campeonato.

Na penúltima etapa do ano da Fórmula Indy, o brasileiro Tony Kanaan conquistou a 3a colocação no GP de Detroit, disputado neste domingo (31), e assumiu a mesma posição na pontuação geral do certame. O piloto da Andretti Green Racing largou na 8a posição e fez uma bela prova ao ganhar cinco posições e finalizar apenas atrás do compatriota Hélio Castroneves e do inglês Justin Wilson, vencedor da corrida. Na última prova em circuito misto da temporada, Kanaan conquistou o seu quarto pódio em seis corridas disputadas com curvas para direita e esquerda, sendo o único que finalizou todas entre os 10 primeiros.


“ Depois de largar na oitava colocação, fiquei bem feliz por terminar a corrida no pódio, ainda mais, nesse circuito travado”, destacou Tony. “Minha equipe trabalhou muito bem durante todo o final de semana, especialmente, na corrida, com ótimos pit stops que me fizeram ganhar algumas posições nas paradas. Tivemos que economizar combustÁ­vel no final, além de enfrentarmos um problema na telemetria quando restavam 10 voltas. Então, ir ao pódio em duas semanas consecutivas é uma grande marca para nós. Realmente, estou contente”, descreveu o brasileiro, que finalizou na mesma 3a colocação na semana passada, em Sonoma.


O resultado obtido pelo campeão da categoria de 2004 nas ruas de Belle Isle o levou para a 3a colocação na classificação geral da competição, ultrapassando em 17 pontos o inglês Dan Wheldon, que abandonou a prova em Detroit. “ Estamos na briga pelo terceiro lugar no campeonato com o Dan, mas ainda não acabou. Está sendo uma decisão empolgante, não só pelo primeiro e segundo, como também pelo terceiro e quarto”, comentou Kanaan. Scott Dixon, lÁ­der do campeonato, finalizou na 5a colocação e foi beneficiado pela ordem da direção de prova para Castroneves ceder a primeira posição para Wilson, alegando que o brasileiro o bloqueou durante uma tentativa de ultrapassagem. Agora, a diferença entre Dixon e Castroneves é de 30 pontos, restando apenas o GP de Chicago, no próximo domingo (7), para acabar a temporada.