IndyCar: Will Power vence em Long Beach

O australiano Will Power (Penske) venceu neste domingo (15/04), o GP de Long Beach, nos EUA, 3ª etapa da temporada. Foi a segunda vitória consecutiva de Power. O francês Simon Pagenaud (Schmidt) e o canadense James Hinchcliffe (Andretti) completaram o pódio.

Power, um dos 14 punidos com dez posições no grid (o que o fez alinhar em 12º) assumiu a liderança, pela primeira definitiva vez, faltando 14 voltas para o final.  O australiano já havia parado nos boxes pela última vez e economizava combustível, quando o então líder Pagenaud fez a sua parada.

O francês retornou em 4º, atrás do brasileiro Rubens Barrichello (KV Racing), que ainda não tinha feito seu último pit, e do japonês Takuma Sato (Rahal), que já economizava combustível.
     
Rapidamente Pagenaud superou os dois ex-pilotos de F-1, e faltando onze voltas para o final tinha sete segundos de desvantagem sobre Power.  Com o trafego intenso de retardatários, Power começou a perder terreno, com Pagenaud, muito mais rápido, colando na traseira do neozelandês nas últimas voltas. Power conseguiu conter o rival, recebendo a bandeirada com 0s8 de vantagem. 

Sato levou um toque do norte-americano Ryan Hunter-Reay (Andretti) na volta final, perdendo a vaga no pódio. Hunter-reay acabou levando uma punição de 30 segundos, com Hinchcliffe ficando com a última vaga no pódio.

Depois de dois abandonos consecutivos, o brasileiro Tony Kanna (KV Racing) terminou em 4º, seguido pelo norte-americano JR Hildebrand (Panther) e Hunter-Reay. O australiano Ryan Briscoe (Penske) foi o 7º, com Sato em 8º.

Na última curva o brasileiro Helio Castroneves (Penske), na disputa pela 7ª posição, tocou em Barrichello, com ambos ficando atravessados na pista, que acabou bloqueada.

Barrichello ainda conseguiu terminar em 9º, seguido pelo britânico Justin Wilson (Dale Coyne), que liderou boa parte da prova, até ser superado por Pagenaud. Castroneves foi punido com 30 segundos devido o acidente, caindo de 10º para 13º.

Pole-position o escocês Dario Franchitti (Ganassi) terminou apenas na 15ª posição. Segundo no grid, o norte-americano Josef Newgarden (Fisher Hartman)  abandonou logo na primeira curva, ao tentar ultrapassar Franchitti.

Na 23ª volta, o norte-americano Marco Andretti (Andretti) se envolveu em um toque com o compatriota Graham Rahal (Ganassi). Andretti voou com seu Dallara DW 12-Chevrolet, acertando com força o muro de proteção. Rahal também abandonou.

Foram três bandeiras amarelas, por 12 voltas. Sete pilotos lideraram: Pagenaud 29, Sato 16,     Wilson 15, Power 15, Briscoe 5, Franchitti 4 e Hunter-Reay 4.

Power assumiu a liderança do campeonato com 127 pontos. Castroneves caiu para 2º com 104, quatro a mais do que Pagenaud.

A próxima etapa, a SP Indy 300 acontece no último final de semana do mês de abril, dia 29.

Final:

1º. Will Power (AUS/Penske-Chevrolet), 85 voltas
2º. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda), a 0s8675
3º. James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet), a 13s2719
4º. Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet), a 18s1951
5º. J. R. Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet), a 22s9947
6º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet), a 42s5631
7º. Ryan Briscoe (AUS/Penske-Chevrolet), a 1min40s1271
8º. Takuma Sato (JAP/Rahal Letterman-Honda), a 1 volta
9º. Rubens Barrichello (BRA/KV-Chevrolet), a 1 volta
10º. Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda), a 1 volta
11º. James Jakes (ING/Dale Coyne-Honda), a 1 volta
12º. Ernesto Viso (VEN/KV-Chevrolet), a 1 volta
13º. Hélio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet), a 1 volta
14º. Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet), a 2 voltas
15º. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda), a 3 voltas
16º. Oriol Servià (ESP/Dreyer & Reinbold-Lotus), a 3 voltas
17º. Sébastien Bourdais (FRA/Dragon-Lotus), a 3 voltas
18º. Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda), a 5 voltas
19º. Katherine Legge (ING/Dragon-Lotus), a 5 voltas

Abandonaram:

Simona de Silvestro (SUI/HVM-Lotus), abandonou na volta 74
Alex Tagliani (CAN/BHA-Lotus), na 46
Mike Conway (ING/A. J. Foyt-Honda), na 41
Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda), na 27
Graham Rahal (EUA/Chip Ganassi-Honda), na 23
Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet), na 23
Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda), na volta 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *