IndyCar:Tony Kanaan faz primeiro treino em Indianápolis

Nesta terça-feira (6) começam os treinos livres no tradicional Indianápolis Motor Speedway.

A Fórmula Indy inicia nesta terça-feira (6) os treinos livres preparatórios para o “Pole Day”, dia que definirá o pole-position das 500 Milhas de Indianápolis. O baiano Tony Kanaan, que fará a sua SÉTIMA participação na histórica prova disputada no Indianápolis Motor Speedway, largou as SEIS vezes entre os cinco primeiros colocados. Como melhores resultados, em 2005, o baiano conquistou a pole-position e no ano passado, saiu na 2ª colocação. A partir de sábado (10), Kanaan e outros 39 pilotos tentarão se garantir nas 33 vagas que formam o grid da 92ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, uma das corridas mais tradicionais do mundo.  Além do “Pole Day”, que definirá a 1ª até 11ª posição, no domingo (11), serão mais dez carros garantidos, da 12ª a 22ª colocação. No final de semana seguinte, entre os dias 17 e 18 de maio, serão definidos as últimas dez posições.


 


Nessa semana, de hoje até sexta-feira (9), acontecem treinos diários com seis horas de duração por dia. Tony Kanaan comentou sobre voltar ao superspeedway de 2,5 milhas. “Antes das 500 milhas, temos um mês inteiro de trabalho, mas é muito bom voltar a sentir esse clima aqui”, comentou o baiano, que desembarcou no estado de Indiana na sexta-feira passada, dia 2, e só volta para Miami, cidade onde mora, depois do dia 27 de maio. “Essa semana vamos focar nosso acerto para o Pole Day. Temos um planejamento de item por item que temos de passar na pista, além de cuidarmos dos nossos jogos de pneus. Também vamos sentir como está o tempo, pois definitivamente isso é uma coisa que influência muito, tanto na classificação, como na corrida. Então, eu sei que estarei bem ocupado nos próximos dias”, comentou Kanaan, campeão da categoria em 2004.


 


Na classificação, os pilotos terão uma ordem estabelecida por sorteio para entrar na pista, mas podem retornar outras vezes. No entanto, quando optarem por uma nova tentativa, automaticamente será descartada a marca anterior, independente se for melhor do que a nova soma. Em cada tomada, os pilotos terão duas voltas de aquecimento e quatro voltas cronometradas. A soma dos quatro giros que determinará a sua posição no grid.


 


Em Indianápolis, também haverá uma mudança técnica, pois os chassis Dallara voltam a ter o câmbio manual seqüencial, que era utilizado por todos até o ano passado. Nessa temporada, com exceção das 500 Milhas, os carros são equipados com o câmbio borboleta ou paddle shift. Além disso, a expectativa é muito grande porque será a primeira 500 Milhas de Indianápolis após a reunificação com a Champ Car. O pole-position garante um cheque de U$ 100.000 nesse sábado.


 


Confira a programação:


 


De terça-feira (6) à sexta-feira (9)


 


Treino livre – 13h às 19h (horário de Brasília)


 


Sábado (10) – POLE DAY


 


13h às 19h


 


Domingo (11) – 2ª classificação


 


13h às 19h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *