IndyLights: Raphael Matos estréia em Indianápolis nesta sexta-feira

Brasileiro liderou os treinos coletivos da Indy Lights no Indianápolis Motor Speedway.

Raphael Matos busca nesta sexta-feira (23) a sua primeira vitória em um circuito oval na Indy Lights 2008. O brasileiro, que já venceu nessa temporada no circuito misto de St.Petersburg, almeja ter um bom desempenho na prova que será preliminar das 500 Milhas de Indianápolis, e conseqüentemente observado por “todos da Fórmula Indy”. A corrida que tem o nome oficial de “Freedom 100” é uma das principais atrações do “Caburation Day”, quando também haverá o último treino preparatório para as 500 Milhas, além da competição de pit-stop entre as equipes da Fórmula Indy. Será a primeira disputa de Rafa Matos no mítico Indianápolis Motor Speedway.


 


“É uma grande expectativa, pois sentimos todo o clima de Indianápolis. Sem dúvida, é a prova mais esperada do ano”, comentou o mineiro, que foi o mais rápido no treino coletivo que a Indy Lights fez em Indianápolis no mês passado. “Fizemos um ótimo treino e vai ajudar bastante, pois temos que trabalhar bastante no “set up”, tanto para classificação, como de corrida, até porque aqui em Indianápolis eles são bem distintos. Vamos priorizar o acerto da prova desde o início dos treinos, pois ter um carro acertado para andar no tráfego é crucial aqui”, destacou o atual campeão da Fórmula Atlantic, categoria de acesso da extinta Champ Car, que se reunificou com a Fórmula Indy neste ano. 


 


O brasileiro também comentou como está o clima na equipe Andretti Green Racing. “Estão todos muito confiantes e certos de que temos potencial para vencermos a prova. No entanto, temos de contar com a sorte também para não se envolver em qualquer acidente, além da temperatura que é determinante, por isso vamos usar ao máximo o treino para acharmos um acerto ideal. Não acredito que na sexta-feira o tempo esteja muito quente, mas temos de estar preparados para qualquer situação. Quanto mais quente, mais o carro sai de frente”, detalhou o mineiro, detentor de duas pole-positions nessa temporada.


 


Um fato levantado por Rafa Matos se refere à importância de obter uma boa posição de largada. “Embora Indianápolis seja um superspeedway, como não andamos muito lado a lado, e sim, em fila indiana, quem larga na pole ou na primeira fila leva uma boa vantagem. É difícil ultrapassar aqui! Mas no treino coletivo nós conseguimos ótimas informações para termos um carro rápido e equilibrado na classificação. Vamos ver se corresponde logo nos primeiros treinos”.


 


Embora seja a sua primeira corrida em Indianápolis, Rafa Matos disse estar 100% adaptado e à vontade aos ovais, mesmo tendo no seu retrospecto apenas as etapas de Homestead e Kansas desse ano. “Na verdade, só corri mesmo no Kansas, pois em Miami o carro estava muito ruim e briguei com ele a corrida inteira. Mas estou muito seguro e confiante no tráfego. Estou preparado para conseguir minha primeira vitória em circuito oval”, concluiu Matos.


 


Em Indianápolis, a Indy Lights terá um grid com 27 carros no grid. Além do mineiro Rafa Matos, o Brasil será representado pela paulista Bia Figueiredo, da equipe Sam Schmidt. Os treinos livres e a classificação oficial acontecem nesta quinta-feira (22). A largada na sexta-feira (23) será às 13h30 (horário de Brasília)


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *