Informações: Decreto da Prefeitura de Cascavel inicia processo para municipalizar autódromo

Prefeito assina decreto impedindo venda da área onde está localizado o circuito e manifesta intenção de uma desapropriação amigável.


Durante encontro com desportistas e dirigentes na manhã desta quinta-feira (16), na sala de reuniões do Paço Municipal, o prefeito de Cascavel, Lísias Tomé, anunciou a decisão de assinar o decreto que torna de utilidade pública a área de 39,6 alqueires às margens da BR 277, onde está localizado o Autódromo Internacional. A medida representa um fomento considerável aos esforços pela sobrevivência do esporte a motor na cidade.

O objetivo da medida adotada por Lísias é claro: impedir a venda do autódromo. Os proprietários já anunciaram a disponibilidade em negociar o imóvel por um preço mínimo de R$ 2,5 milhões. Com o decreto, assinado no mesmo dia, torna-se impedida a venda da área, como pretendiam os acionistas do consórcio que detém suas cotas. O artifício também confere ao Município um prazo de dois anos para estudar e viabilizar uma proposta de compra do autódromo.

“O autódromo faz parte da história e da cultura de Cascavel. Como não temos dinheiro no momento para comprá-lo, esta foi a saída que encontramos para não deixar que ele perca sua função”, observou, citando o risco de destruição da estrutura ali existente para sujeição do imóvel à especulação imobiliária. “A Prefeitura quer, no futuro, adquirir o autódromo e transformá-lo de fato num bem público. O primeiro passo foi impedir a sua venda”, acrescentou.

O secretário do Esporte e Lazer, Pedro Litron, definiu a decisão como “uma vitória do município”. “É um processo que eu acompanho desde o início, afinal de contas também sou piloto e faço parte do automobilismo. O prefeito está disposto manter vivo o esporte na cidade, o primeiro passo foi dado. Mas foi só o primeiro. A luta só estará vencida quando o autódromo estiver revitalizado e em condições de receber as grandes categorias nacionais”, declarou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *