Informações: Nós temos ídolos, sim!

Museu Tributo a Um Campeão resgata trajetória do maior piloto de Fórmula Um de todos os tempos.

Um povo sem memória, é um povo sem história. O jargão pode ser batido, mas pode muito bem ilustrar a importância de se preservar tudo o que acrescentou a nossa história, seja ela cultural, de lutas políticas, de grandes obras arquitetônicas, e sim, a memória do esporte. É pensando dessa forma que foi sendo criado ao longo de mais de 20 anos, e recentemente inaugurado, o museu Tributo a Um Campeão, em homenagem ao melhor piloto de Fórmula Um de todos os tempos, Ayrton Senna da Silva. A exposição tem visitação gratuita, e está localizada no litoral de Santa Catarina, num dos melhores eixos de turismo do Brasil.

Foi Camboriú que abrigou essa valorosa coleção, hoje composta por mais de 1.500 itens, entre capacetes, chaveiros, miniaturas de carros de corrida, macacão, relógios, cartões telefônicos, livros, revistas, artigos, estatuetas, mais de 500 quadros, bonés, camisetas, CDs, Dvds, selos, enfim, não deixando a desejar para nenhum colecionador do piloto. A diferença no Tributo a Um Campeão, é que o museu não abriga apenas peças colecionadas, mas peças históricas, que contam a trajetória de Senna, o começo de carreira, as primeiras vitórias, a conquista de três campeonatos mundiais e de milhões de fãs espalhados pelos cinco continentes do mundo.

O idealizador da mostra é o professor de Educação Física Altair Kadiz dos Santos, que começou a juntar peças como qualquer outro torcedor das pistas, mas se tornou um dos maiores admiradores de Senna, não só da carreira, mas do exemplo de vida, dos ideais, de sua motivação por nunca aceitar derrotas, sua disciplina, concentração, e, mais que tudo, sua humildade sempre presente.

Altair adquiriu alguns itens, outros ganhou, inclusive da própria mãe do piloto, Neyde Senna, da qual herdou um importante objeto que hoje não tem valor comercial, uma estatueta de bronze com mais de cinco quilos. Tudo o que possui e que hoje divide com os fãs nesse acervo de forma pública, tem o respaldo da família Senna, e o apoio necessário e valoroso do Instituto Ayrton Senna. O Museu já foi manchete de programas nacionais, como o Esporte Espetacular da Rede Globo, e teve lugar garantido em grandes jornais impressos, na internet e também via radiodifusão. É atualmente um ponto turístico referencial para Camboriú. Mas, além das fronteiras locais, o acervo hoje é um importante marco da história automobilística para a região litoral catarinense, para o Estado, e também para o País. Vale a pena visitar.

O quê? MUSEU TRIBUTO A UM CAMPEÃO
Onde? Alameda Kadiz, 111, bairro Taboleiro, Camboriú – SC
          Anexo ao Complexo Esportivo Kadiz
Como chegar? Pela BR-101, vindo de Curitiba, 90 km depois de Joinville, ou vindo do Rio Grande do Sul, 70 km depois de Florianópolis. Pela BR-470, vindo de Blumenau, a uma distância de 60 km rumo ao litoral do estado.
Funcionamento? Diariamente das 18 às 24 horas – Sábados e domingos das 16 às 22 horas.
Informações? (47) 3363-7700 – site www.kadiz.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *