Intercontinental GT Challenge: Trio da Earl Bamber Motorsport vence a 12 Horas de Bathurst

O trio formado pelo australiano Matt Campbell, o norueguês Dennis Olsen e o alemão Dirk Werner, no Porsche 911 GT3 R #912 da Earl Bamber Motorsport, venceu neste domingo (03/02) a 17ª edição da Liqui Moly Bathurst 12 Hour, disputada no Circuito de Mount Panorama, na Austrália, etapa de abertura do Intercontinental GT Challenge.

Faltando 30 minutos para o final, o último Safety-Car da prova foi acionado, após o KTM X-Bow #50 guiado por Tim Macrow para na Conrod Straigh.

Na relargada, com 22 minutos para o final Jake Dennis (R-Motorsport/Aston Martin Vantage) liderava, seguido por Raffaele Marciello (Mercedes-AMG Team MANN FILTER GruppeM Racing/Mercedes-AMG GT3) e Campbell.
Campbell superou Marciello, que tinha problemas de desgaste nos pneus após a optar em não trocar os pneus no último pit stop, na Hell Corner. Na sequência Campbell colou na traseira do Aston Martin, assumindo a ponta com uma ultrapassagem na Forrests Elbow.

Campbell completou 312 voltas, recebendo a bandeira quadriculada com 3s4 de vantagem sobre Dennis. Marciello/Maximilian Buhk/Maxmilian Gotz completaram o pódio no geral, e na classe APP (GT3 Pro).

A vitória do Porsche #912 chegou a ficar em suspenso, devido um toque entre Campbell e Chaz Mostert (BMW Team Schnitzer/BMW M6 GT3) pouco antes do último SC. Mas os comissários não aplicaram nenhuma punção e confirmaram a vitória da Earl Bamber Motorsport.

O trio Jamie Whincup/Craig Lowndes/Shane van Gisbergen (Mercedes-AMG STM – Team Vodafone/Mercedes-AMG GT3), terminou em quarto, apenas 0.2042 atrás da Mercedes-AMG GT3 #999.

Mostert/Augusto Farfus/Martin Tomczyk chegaram em quinto. Na metade da prova o trio assumiu a liderança, mas foi prejudicado pela sequência de SC e mudanças de estratégias das outras equipes. Farfus foi o único brasileiro na prova.
O trio Vincent Abril/ Andy Soucek/ Maxime Soulet (Bentley Team M-Sport/ Bentley Continental GT3) completou os seis primeiros.

Pela classe APA ((GT3 Pro-Am) vitória do trio Paul Dalla Lana/ Pedro Lamy/ Mathias Lauda (Spirit of Race/ Ferrari 488 GT3). No geral chegaram em nono lugar.

Pela classe B (GT3 Cup Cars) vitória do trio Stephen Grove/ Brenton Grove/Ben Barker (Grove Racing/ Porsche 991 GT3 Cup), 16º no geral.

Pela classe I (Invitational) vitória do trio Adam Hargraves/Daniel Jilesen/ Steve Owen (T2 Racing by Liajen Motorsport /MARC Ford Mustang II), 17º no geral.

Pela classe C (GT4) vitória do quarteto Justin McMillan/ Dean Lillie/ Glen Wood/ Elliott Barbour (M Motorsport/ KTM X-Bow GT4), 20º no geral.

A próxima etapa do Intercontinental GT Challenge, a Oito Horas da Califórnia, em Laguna Seca, nos EUA, acontece no dia 30 de março.

Final:

1 – Werner/Olsen/Campbell (Porsche 911) – EBM – 312 voltas
2 – Dennis/Vaxiviere/Kirchhoefer (Aston Martin Vantage) – R-Motorsport – 312
3 – Buhk/Marciello/Goetz (Mercedes AMG GT3) – GruppeM – 312
4 – Lowndes/Whincup/van Gisbergen (Mercedes AMG GT GT3) – Triple8 – 312
5 – Farfus/Mostert/Tomczyk (BMW M6) – Schnitzer – 312
6 – Soucek/Soulet/Abril (Bentley Continental) – Msport – 312
7 – Imperatori/Jarvis/Liberati (Nissan GTR) – KCMG – 312
8 – Kane/Gounon/Pepper (Bentley Continental) – Msport – 311
9 – Dalla Lana/Lamy/Lauda (Ferrari 488) – Spirit of Race – 310
10 – Hazelwood/Lago/Russell (Audi R8) – ADS – 308
11 – Cini/Holdsworth/Fiore (Audi R8) – MPC – 307
12 – Deitz/Westwood/McConville/D’Alberto (Lamborghini Huracan) – Wall – 307
13 – Griffith/Buurman/Nielsen (Mercedes AMG GT3) – Black Falcon – 306
14 – Mies/Haase/Winkelhock (Audi R8) – Audi – 304
15 – Chiyo/Matsuda/Burdon (Nissan GTR) – KCMG – 301
16 – Grove/Grove/Barker (Porsche 911) – Grove Group – 299
17 – Hargraves/Jilesen/Owen (Marc Mustang) – Localsearch – 282
18 – Foster/Slade/Percat (Ferrari 488) – HubAuto – 279
19 – van der Drift/Tresidder/Bao/Hamprecht (Porsche 911) – Carrera Asia – 279
20 – McMillan/Wood/Lillie/Barbour (KTM X-Bow) – M Motorsport – 278
21 – Jorgensen/Strom/McLeod (BMW M4) – JET – 277
22 – Schumacher/Vernon/Love (Ginetta G55) – Ginetta – 266
23 – Walls/Luff/Watson (McLaren 650s) – Objective – 260
24 – Crampton/Harrison/Macrow/Wood (KTM X-Bow) – Vantage – 262
25 – Dumas/Muller/Jaminet (Porsche 911) – EBM – 234
26 – Habul/Baumann/Jaeger/Koutsoumidis (Mercedes AMG GT3) – SunEnergy1 – 204
27 – Parsons/Winslow/Beche (KTM X-Bow) – Exedra – 196
28 – Kassulke/Morris/Tracy/de Pasquale (Marc Mustang) – MARC – 189
29 – Engel/Stolz/Paffett (Mercedes AMG GT3) – Craft Bamboo – 185
30 – van der Linde/Tander/Vervisch (Audi R8) – Audi – 181
31 – Manolios/Porter/Capelli/Canto (Lamborghini Huracan) – HM – 178
32 – Kamelger/Baenziger/Leemhuis/Parry (Aston Martin Vantage) – R-Motorsport – 168
33 – Shahin/Reynolds/Youlden (Mercedes AMG GT3) – TheBend – 156
34 – Busk/Taunton/O’Keeffe (Marc Mustang) – AJC – 136
35 – Stutterd/Fillmore/Muscat (Porsche 911) – TFB – 134
36 – Morral/BakkerD/Evans (Marc Mustang) – SEKTOR – 44
37 – Calvert-Jones/Evans (Porsche 911) – ICE Break – 37
38 – Krognes/Catsburg (BMW M6) – Walkenhorst – 28

Resultados completos:

https://dpq6glm99k454.cloudfront.net/wp-content/uploads/2019/02/03193951/MOUN_03022019_0545_Race_R12_12H_RES_O_1.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *