International GT Open: Brasileiros dominam etapa de Hungaroring

Os brasileiros dominaram a quarta etapa da temporada, disputada no Circuito de Hungaroring, na Hungria. Daniel Serra, em dupla com o italiano Marco Cioci (Ferrari 488/Luzich Racing) venceu a primeira prova, com a dupla Allan Khodair/Marcelo Hahn (Mercedes AMG-GT3/Drivex School) sendo os vencedores da segunda etapa.

No sábado (07/07) Serra/Cioci alinharam na pole, e venceram a primeira prova da etapa (sendo também os vencedores na classe Pro). A dupla Valentin Pierburg/Tom Onslow-Cole (Mercedes AMG GT3/SPS Automotive Performance) terminou em segundo (vencedores na classe Pro-Am), seguida pela dupla Giuseppe Crestani/Miguel Ramos (Lamborghini Huracan/Daiko Lazarus Racing).

A dupla Riccardo Agostini/Rik Breukers (Lamborghini Huracan/Imperiale Racing) terminou em quarto, seguido pela dupla Mikkel Mac Jensen/Ale Pier Guidi (Ferrari 488/Luzich Racing). A dupla Andrea Bertolini/Daniele Di Amato (Ferrari 488/RS Racing) chegou em sexto lugar.

Hahn/Khodair terminaram em 10º no geral, e quinto na classe Pro-Am. Os brasileiros Cacá Bueno e Ricardo Baptista (Mercedes AMG GT/Drivex School) chegaram em 17º no geral (10º na Pro-Am).

O brasileiro Giulio Borlenghi, em dupla com o polonês Andrzej Lewandowski (Lamborghini Huracan/VSR) foi o 19º (quarto na classe Am).

A dupla Alexander Hrachowina/Martin Konrad (Mercedes AMG /HTP) venceu na classe Am.

Os outros brasileiros na prova, Fernando Rees, em dupla com o italiano Damiano Fioravanti (Lamborghini Huracan/Ombra Racing), e Thiago Marques/Márcio Basso (BMW M6/ BMW Team Teo MartÁ­n) abandonaram.

No domingo (08/07) Khodair/Hahn alinharam na pole, e venceram a segunda prova (vencendo também pela classe Pro-Am) Agostini/Breukers terminaram em segundo (vencedores na classe Pro), seguidos pela dupla Edoardo Liberati/Kang Ling (Lamborghini Huracan/VSR).

“Estamos muito felizes com esta conquista e com este feito inédito. Corro com o Marcelo há dez anos, conquistamos um tÁ­tulo sul-americano de GT, mas, para mim, esta foi a nossa maior vitória. Consegui sair na pole com uma volta muito rápida no treino classificatório, o que foi fundamental. Depois, na corrida, larguei bem, abri vantagem, e o Marcelo assumiu o carro na segunda metade da prova com uma tocada simplesmente perfeita. Temos que comemorar este feito que, com certeza, serve de combustÁ­vel para seguirmos ainda mais fortes para brigar pelo tÁ­tulo deste ano”, avaliou Khodair.

“Quando o Allam marcou a pole, comemoramos muito porque sabÁ­amos que ela seria essencial na construção da nossa vitória. Mas não na categoria geral, e sim na PROAM. A vitória na geral foi algo que se construiu durante a prova, quando eu entrei no carro e consegui imprimir um ritmo muito forte, segurando a vantagem sobre os demais carros e mantendo a ponta sem sofrer nenhuma ameaça. Meu objetivo era virar rápido, sem errar e consegui levar isso até o final. Sem dúvidas uma das maiores conquistas da minha carreira”, finalizou Marcelo Hahn.

 

Rees/Fioravanti terminaram em quarto (terceiro na Pro). As duplas, Giovanni Venturini/Jeroen Mul (Lamborghini Huracan/Imperiale Racing) e Fran Rueda/Andrés Saravia (BMW M6/Teo Martin) fecharam os seis melhores.

Serra/Cioci terminaram em 11º (sexto na Pro). Bueno/Baptista foram 15º (oitavo na Pro-Am).

Borlenghi/Andrzej Lewandowski terminaram em 17º, sendo os vencedores na classe Am. Marque/Basso abandonaram.

No geral, Mac lidera o campeonato com 72 pontos, seguido por Saravia/rueda com 62 pontos. Pier Guidi é o terceiro com 56. Fioravanti/Rees ocupam a nona posição com 37. Hahn é o 12º com 26. Khodair soma 21, em 15º. Nicolas Costa, também com 21, é o 17º. Serra, com 15 pontos, ocupa a 19º posição. Allan Hellmeister, com cinco, é o 23º.

Pela Pro-Am Ramos/Crestani lideram com 51 pontos. Hahn é o terceiro com 45, seguido por Khodair com 33.

Sábado 7 julho 2018, prova 1:

1 – Cioci/Serra (Ferrari 488) – Luzich – 39 voltas
2 – Pierburg/Onslow-Cole (Mercedes AMG GT3) – SPS – 3″917
3 – Crestani/Ramos (Lamborghini Huracan) – Lazarus – 4″590
4 – Agostini/Breukers (Lamborghini Huracan) – Imperiale – 5″037
5 – Pier Guidi/Mac (Ferrari 488) – Luzich – 5″640
6 – Bertolini/Di Amato (Ferrari 488) – RS – 8″378
7 – Hook/Parrow (Ferrari 488) – Rinaldi – 22″532
8 – Rueda/Saravia (BMW M6) – Teo Martin – 24″192
9 – Salikhov/Perel (Ferrari 488) – Rinaldi – 24″536
10 – Hahn/Khodair (Mercedes AMG-GT3) – Drivex – 25″509
11 – Ellis/Wilkinson (Audi R8) – Optimum – 27″081
12 – Sowery/Cipriani (Lamborghini Huracan) – Lazarus – 28″626
13 – Jedinski/Lisowski (Audi R8) – Olimp – 31″546
14 – West/Rugolo (Ferrari 488) – Luzich – 34″588
15 – Hrachwina/Konrad (Mercedes AMG GT3) – HTP – 40″459
16 – Konopka/Calko (Lamborghini Huracan) – VSR – 1’07″831
17 – Bueno/Baptista (Mercedes AMG GT) – Drivex – 1’19″463
18 – Coimbra/Silva (Mercedes AMG GT3) – 1’39″589
19 – Borlenghi/Lewandowski (Lamborghini Huracan) – VSR – 1’45″883
20 – Jedinski (Audi R8) – Olimp – 4 voltas

Domingo 8 julho 2018, prova 2:

1 – Hahn/Khodair (Mercedes AMG-GT3) – Drivex – 32 voltas
2 – Agostini/Breukers (Lamborghini Huracan) – Imperiale – 1″792
3 – Liberati/Ling (Lamborghini Huracan) – Sospiri – 5″181
4 – Rees/Fioravanti (Lamborghini Huracan) – Ombra – 7″048
5 – Venturini/Mul (Lamborghini Huracan) – Imperiale – 11″204
6 – Rueda/Saravia (BMW M6) – Teo Martin – 23″082
7 – West/Rugolo (Ferrari 488) – Luzich – 30″167
8 – Liang/Giammaria (Lamborghini Huracan) – Imperiale – 33″555
9 – Jedinski/Lisowski (Audi R8) – Olimp – 33″842
10 – Ellis/Wilkinson (Audi R8) – Optimum – 39″254
11 – Cioci/Serra (Ferrari 488) – Luzich – 40″277
12 – Bertolini/Di Amato (Ferrari 488) – RS – 40″682
13 – Crestani/Ramos (Lamborghini Huracan) – Lazarus – 43″008
14 – Salikhov (Ferrari 488) – Rinaldi – 43″994
15 – Bueno/Baptista (Mercedes AMG GT) – Drivex – 46″835
16 – Hook/Parrow (Ferrari 488) – Rinaldi – 49″028
17 – Borlenghi/Lewandowski (Lamborghini Huracan) – VSR – 55″118
18 – Coimbra/Silva (Mercedes AMG GT3) – 57″947
19 – Pier Guidi/Mac (Ferrari 488) – Luzich – 58″302
20 – Hrachwina/Konrad (Mercedes AMG GT3) – HTP – 1’00″166
21 – Pier Guidi/Mac (Ferrari 488) – Luzich – 8 voltas

Campeonato:

1. Mac 72; 2. Saravia-Rueda 62; 3. Pier Guidi 56; 4. Venturini-Mul 48; 5. Di Amato 46; 6. Agostini-Breukers, 42.