IRC: Brasileiro termina em sexto primeiro dia do Rally de Curitiba

Feliz com o resultado, piloto acredita que poderia ter sido ainda melhor em sua estreia na etapa brasileira do IRC.

O piloto baiano Daniel Oliveira, da equipe GDK/Stohl Racing, fechou na sexta posição o primeiro dia de competições do Rally Internacional de Curitiba, que está sendo disputado neste fim de semana (5 e 6 de março), na região metropolitana da capital paranaense. Válida como a segunda das 12 etapas da temporada de 2010 do Intercontinental Rally Challenge (IRC), ou Desafio Internacional de Rali, a prova curitibana, disputada em estradas terra, reúne pilotos e navegadores vindos também da Grã-Bretanha, Finlândia, República Checa e Portugal.

Primeiro jovem talento brasileiro a voltar sua carreira no automobilismo para as categorias de rali internacionais, Daniel Oliveira, de 24 anos, nunca havia participado da prova curitibana. Por isso, o primeiro dia do rali serviu como um grande aprendizado para o piloto, que disputa o IRC ao volante de um Peugeot 207 da categoria S2000, com cerca de 300 cavalos de potência e tração nas quatro rodas, preparado pela equipe suÁ­ça Stohl Racing.

“Estou feliz por terminar o rali nesta sexta posição, mas podia ter sido melhor. O dia começou tranqüilo, nas primeiras especiais, mas depois cometemos alguns erros que nos custaram alguns segundos a mais”, revelou o piloto da GDK/Stohl Racing, referindo-se também ao seu dupla, o navegador francês Dennis Giraudet. “Além disso, tenho que aprimorar meu aproveitamento durante as sessões de reconhecimento de pista”, admitiu. “Fora isso, o carro se comportou muito bem, e a pista, que na primeira especial ainda tinha barro, secou e esteve rápida do começo ao fim”, elogiou.

Para este sábado (6), segundo e último dia do Rally de Curitiba, Daniel Oliveira prevê um dia não muito fácil. “Acho que as especiais de amanhã serão mais difÁ­ceis do que as de hoje, pois há trechos de alta velocidade, onde chegamos a até 180 km/h, mas muito estreitos, e curvas bem travadas, o que exigirá muita concentração e trabalho dos pilotos”, finalizou.

O Rally Internacional de Curitiba também abre os calendários de 2010 do rali brasileiro e sulamericano, e por isso conta com mais 43 carros participantes, incluindo equipes da Argentina, Uruguai e BolÁ­via.

A programação neste sábado prevê a disputa de outras sete especiais, em locais diferentes das de hoje, com inÁ­cio Á s 8:30 da manhã, e mais o Super Prime, última sessão cronometrada da prova. Disputado em um circuito construÁ­do especialmente para o evento, com 3.100 metros de extensão e capacidade para 15 mil expectadores, próximo ao autódromo internacional de Curitiba, o Super Prime terá inÁ­cio Á s 14:20 hs.

Resultado da prova, ao final do primeiro dia:

1º) Kriss Meek/Paul Nagle (GB) – 49min17s20
2º) Guy Wilks/Philip Pugh (GB) – 49min49s90
3º) Jan Kopecky/Petr Stary (RCH) – 50min17s30
4º) Juho Hanninen/Mikko Markkula (FIN) – 50min59s90
5º) Bruno Magalhães /Carlos Magalhães (POR) – 51min25s10
6º) Daniel Oliveira/Dennis Giraudet (BRA/FRA) – 55min15s90
7º) Eduardo Scheer/Geferson Pavinatto (BRA) – 56min33s3
8º) Eduardo Peredo/Claudio Bustos (BOL) – 56min36s7
9º) Roberto Theodoro/Nani Waschemburger (BRA) – 59min01s3
10º) Marcos Tokarski/Laércio Reginatto (BRA) – 1h54min3