IRL: Tony Kanaan vence a 5ª corrida do ano

Baiano faturou no circuito misto de Detroit neste domingo.

 


Com uma estratégia ousada e contando com a competência na pista, Tony Kanaan conquistou neste domingo (2) o GP de Detroit, penúltima etapa da Fórmula Indy. Com o triunfo, o brasileiro se tornou o maior vencedor do ano ao somar cinco vitórias – também Motegi, Milwaukee, Michigan e Kentucky. Além disso, o baiano viu sua diferença despencar de 62 para 39 pontos em relação Á  liderança da competição, e mantendo as chances do bicampeonato. Os seus maiores adversários pelo tÁ­tulo, Dario Franchitti e Scott Dixon, se envolveram num acidente na penúltima volta. Franchitti retomou a ponta da tabela com apenas três pontos de vantagem para o neozelandês.


 


“Eu avisei ontem que a estratégia seria crucial nessa corrida, e foi por isso vencemos hoje. Minha equipe fez um excelente trabalho nos pits e consegui manter nossa tática na pista. Foi uma grande corrida e estou muito feliz”, disse o brasileiro. “Muitos duvidaram de que a gente ia brigar pelo tÁ­tulo na última prova, mas estamos aÁ­. Lógico, ainda é difÁ­cil, mas ser o maior vencedor do ano e levar a disputa para Chicago é um grande feito para a nossa equipe”, enfatizou o campeão da categoria em 2004.


 


O baiano da Andretti Green largou na quarta posição, ultrapassou Dixon, da Ganassi, na largada e se manteve entre os lÁ­deres. Na penúltima visita aos boxes, ganhou a posição de Franchitti, seu companheiro de equipe, e contou com uma estratégia para economizar combustÁ­vel. A jogada deu certo e Kanaan soube manter a dianteira e cruzar a linha de chegada sob bandeira amarela, devido o acidente entre Dixon e Franchitti. Na corrida de número 80 na carreira do brasileiro na Fórmula Indy, Tony atinge a sua 12ª vitória desde a sua estréia em 2003. Companheira de Kanaan, a norte-americana Danica Patrick completou a dobradinha da AGR na segunda posição. O inglês Dan Wheldon, da Chip Ganassi, fechou o pódio na terceira colocação.


 


O resultado nas bonitas ruas de Belle Isle mantém as chances de tÁ­tulo do piloto do carro número 11, pois ainda estão em disputa os 53 pontos da última etapa da Fórmula Indy, que decidirá o campeão 2007, no próximo domingo (9), no oval de 1,5 milha de Chicago.