IRL: Tony Kanaan vence o GP do Japão

O brasileiro Tony Kanaan, da Andretti-Green, venceu neste sábado (21/04), o GP do Japão, em Motegi, terceira etapa da temporada. Foi a 8º vitória do piloto na categoria. O inglês Dan Wheldon, da Ganassi, chegou em 2º, com o escocês Dario Franchitti, da Andretti-Green, completando o pódio.

Logo na largada o japonês Kosuke Matsuura, da Aguri-Panther, decepcionou a torcida, ao bater no muro. A bandeira amarela foi acionada. A relargada aconteceu na 9º volta, com o pole-position Helio Castroneves, da Penske, mantendo a ponta da prova.


Depois de uma nova bandeira amarela, o inglês Dan Whledon, da Ganassi, ultrapassou Castroneves, assumindo a liderança na 43º volta. Pouco depois Kanaan também passou Helio. Vitor Meira, da Panther, termina o seu péssimo fim de semana abandoando na 50º volta.


Sem paralisações devido a bandeiras amarelas a corrida seguiu num ritmo forte, com os pilotos tendo que parar nos pits para reabastecimento e troca de pneus em bandeira verde. Na 135º volta o norte-americano Marco Andretti da Andretti-Green, perdeu o controle de seu carro na curva 4, batendo no muro. Com isso a bandeira amarela foi acionada. Wheldon e Kanaan tinham acabado de fazerem suas paradas nos boxes. Sam Hornish Jr, Catroneves, Franchitti e Soctt dixon aproveitaram a paralisação para encherem o tanque se seus carros.


A relargada veio faltando 51 voltas para o final. Wheldon e Kanaan mantiveram o forte ritmo, abrindo oito segundos de vantagem para os adversários. Quem encheu o tanque durante a bandeira amarela começou a rodar com a mistura mais pobre de combustível, pensando em não parar mais. Mas erraram na estratégia e na 185º volta, de 200 no total, os pilotos começaram a fazer um splash and go nos boxes.


A Andretti-Green foi mais rápida do que a Ganassi na parada e colocou Kanaan a frente de Wheldon. O baiano segurou o inglês e venceu com 0s4828 de vantagem. Franchitti fechou o pódio. Castroneves terminou na 7º posição.


A próxima etapa acontece no dia 29 de Abril em Kansas.


Wheldon assumiu a liderança o campeonato, com 118 pontos. Kanaan, o vice-líder, tem 115.

Confira o final do GP do Japão:

1- Tony Kanaan – Andretti Green
2- Dan Wheldon – Chip Ganassi
3- Dario Franchitti – Andretti Green
4- Scott Dixon – Chip Ganassi
5- Sam Hornish Jr – Penske
6- Scott Sharp – Rahal-Letterman
7- Helio Castroneves – Penske
8- Jeff Simmons – Rahal-Letterman
9- Tomas Scheckter – Vision
10- Buddy Rice – Dreyer & Reybold
11- Danica Patrick – Andretti Green
12-Darren Manning – AJ Foyt
13- A.J. Foyt IV – Vision
14- Sarah Fisher – Dreyer & Reybold
15- Ed Carpenter – Vision
16- Marco Andretti – Andretti Green
17- Vitor Meira – Panther
18- Kosuke Matsuura – Panther

Classificação Geral:

1- Dan Wheldon – 118 pontos
2- Tony Kanaan – 115
3- Scott Dixon – 112
4- Helio Castroneves – 101




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *